Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Hoje
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Hoje
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

"Se Renato Sanches não tiver lesões, atingirá patamares altos no Benfica"

O treinador Renato Paiva concedeu uma entrevista ao Desporto ao Minuto e analisou o empréstimo do médio ao Benfica. Ainda sobre o futebol português, deixou rasgados elogios ao trabalho desenvolvido pelo Sporting nos últimos anos.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
10/09/2024 07:56 ‧ 10/09/2024 por Filipe Carmo

Desporto

Exclusivo

Renato Sanches vive uma nova fase da carreira em Portugal, na sua segunda passagem pelo Benfica, o clube onde realizou toda a sua formação e onde aprendeu, de facto, a jogar futebol.

 

Um dos treinadores que o médio encontrou no Centro de Treino e Formação dos encarnados foi Renato Paiva, treinador que, em entrevista ao Desporto ao Minuto, admitiu que o médio, sem as lesões que o têm 'assombrado' no passado recente, ainda pode continuar a sonhar com o topo do futebol europeu.

Nesta conversa, o timoneiro do Toluca comentou o atual panorama do futebol português, estando este muito diferente agora do que na altura em que Renato Paiva deixou os escalões de formação do Benfica para treinar o Independiente del Valle, no Equador.

Se não tiver lesões, o Renato é um jogador extraordinário.

De que forma viu o regresso do Renato Sanches ao Benfica? Acha que este empréstimo é o passo certo para a sua carreira?

O Renato tem tido uma carreira marcada por lesões, por altos e baixos, e às vezes é preciso ir para um sítio que se calhar não é tão exigente para poder jogar e depois voltar a relançar a carreira dele. 

Conhecendo-o como conhece, é um jogador que ainda pode brilhar novamente ao serviço do Benfica e que ainda pode ambicionar voos maiores?

Se não tiver lesões, o Renato é um jogador extraordinário. Agora é preciso é que ele não tenha lesões, porque essas é que têm sido o grande problema da história recente dele. Se ele não tiver lesões, aí, obviamente vai atingir patamares altos, porque tem características e qualidades muito boas. Agora, se tiver lesões, já vai ser outro cenário.

Notícias ao Minuto Renato Sanches foi emprestado pelo PSG ao Benfica até ao final da temporada© SL Benfica  

O Renato cruzou-se com vários jogadores nos escalões de formação do Benfica e muitos deles estão hoje a dar cartas em vários clubes grandes da Europa, com outros tantos a tornarem-se peças-chave no Benfica. Como é que isso o faz sentir-se?

O que eu digo sempre em relação aos treinadores de formação é que os títulos são estes, não é ganhar campeonatos sub-15, nem sub-17, apesar de termos ganhado uns quantos. [risos]. Os títulos são estes, ter trabalhado com jogadores que, hoje, estão na alta roda do futebol mundial. Isso é, para mim, o grande motivo de orgulho. Eu considero que os jogadores são sempre o mais importante, eles são os grandes responsáveis por aquilo que conseguem conquistar. Olho com grande orgulho para o facto de alguns estarem na seleção, estarem nesses grandes clubes. Esse é que é o grande objetivo do treinador de formação, para além de dizer que o grande objetivo é que eles cheguem à primeira equipa do clube onde fazem essa formação.

De que forma é que o Renato tem visto as recentes alterações no panorama do futebol português e, mais concretamente, o facto de o Sporting ser uma equipa muito mais capaz de discutir o campeonato do que quando deixou Portugal para treinar na América do Sul?

O caso do Sporting não me surpreende, porque está inserido num projeto, um projeto altamente estruturado. E quando eu digo isto, não estou a dizer que os outros 'grandes' não sejam, mas estou a falar do Sporting.

Quanto mais tempo estiver o Rúben Amorim no seu lugar, mais forte a equipa vai estarRúben Amorim é o principal responsável por estes resultados?

O Sporting do Rúben Amorim é uma equipa de autor, tem a impressão digital do treinador. O Amorim chegou, foi campeão, depois teve dois anos sem ser e, aí, era fácil despedi-lo. Ficou em quarto lugar, era tão fácil mandar embora o Rúben, só que as pessoas estão lá dentro, sabem o dia a dia, trabalham com ele, veem a sua competência, veem a sua qualidade, veem a energia dos jogadores a desenvolverem-se e sabem que não se pode ganhar sempre, nem o Guardiola ganha sempre. Isto demonstra uma filosofia, um método, uma forma de analisar os processos entre treinador e clube, clube e treinador.

O Sporting é mais forte se mantiver Rúben Amorim durante muito tempo?

A estabilidade ajuda muito um clube e o Sporting ficará, sem dúvida cada vez mais forte. Quanto mais tempo estiver o Rúben Amorim no seu lugar, mais forte a equipa vai estar. Depois, vai à Liga dos Campeões, gera dinheiro, dinheiro traz mais dinheiro, vai-se olhando para a academia, vai-se fazendo vendas... Isto é aquilo a que me refiro quando falo do processo correto, que em várias coisas vai crescendo e vai dando os seus resultados. 

E em relação ao FC Porto, o que tem a dizer?

O FC Porto teve eleições. Mudam-se as cabeças, mudam-se as vontades.

No Benfica tivemos, recentemente, o despedimento do Roger Schmidt. Era uma decisão inevitável?

São decisões da direção. A direção será sempre soberana nos clubes. Se a direção entendeu que era a melhor decisão, pois então terá de encontrar outro rumo. Certamente não estavam satisfeitos com os resultados, acho que isso é óbvio.

Leia Também: Do "Brasil violento" ao regresso a Portugal. Renato Paiva em entrevista

Leia Também: "Foi fácil trazer Paulinho. Sabíamos que estava insatisfeito no Sporting"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Polícia espanhola troca Metropolitano pelo Bernabéu e instala a polémica

Espanha

Polícia espanhola troca Metropolitano pelo Bernabéu e instala a polémica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas