O FC Porto recebe, este domingo, o Farense em jogo da 5.ª jornada da I Liga. Após a derrota na visita ao rival Sporting, em Alvalade, e já depois de uma pausa para os compromissos das seleções, os comandados de Vítor Bruno tentam retomar o caminho das vitórias em casa perante um Farense em total queda.
O conjunto algarvio não soma qualquer ponto ao cabo das quatro primeiras jornadas e precisa, por isso, urgentemente de pontuar, até porque já é dono e senhor do último lugar da tabela classificativa.
Ainda assim, Vítor Bruno garantiu não esperar qualquer tipo de facilidades por parte da equipa orientada por José Mota e pede foco máximo aos jogadores.
Nuno Almeida é o árbitro nomeado para ajuizar a partida no Estádio do Dragão, agendada para as 15h30, e terá como assistentes Hugo Ribeiro e Luís Viegas, sendo Fá Sanha o quarto árbitro. O VAR será Bruno Costa, assistido por Jorge Fernandes.
Poderá acompanhar, mais logo, no Desporto ao Minuto, todas as incidências da partida entre FC Porto e Farense.
Treinadores em discurso direto
Vítor Bruno
Jogo às 15h30: "O horário do jogo parece-me muito apelativo. Recordo-me dos meus tempos de infância e de acompanhar a Académica, indo pela mão de quem me levava. O estádio estava cheio... Aqui é um contexto diferente. Acho que o futebol deve ser um meio unificador e catalisador de um sentimento familiar forte. A vitória tem obrigatoriamente de acontecer".
Reagir à derrota de Alvalade: "Após uma derrota, a nossa vontade é atacar o próximo jogo de forma imediata. Nós implementamos uma regra aqui dentro: não entramos em agonia por mais de 24 horas. Acredito muito na energia e sinergias criadas. Só através dessa energia. As primeiras 24 horas foram duras, foram agonizantes, isso não se perdeu, está sempre cá guardado, nós não esquecemos. Mas estamos totalmente vinculados ao trabalho diário. A agonia pelo resultado de Alvalade durou 24 horas, depois fizemos mira ao trabalho para preparar o Farense, como alvo o que é o nosso jogar. Essa foi a grande preocupação".
José Mota
Ciclo negativo: "Sabemos que estamos numa onda negativa, mas também percebemos e temos de ter consciência de que temos de evoluir, temos de melhorar, temos de ganhar jogos e tudo faremos para que tal aconteça. Portanto, é uma onda negativa que todas as equipas passam. [...] Todas as equipas durante o campeonato têm ondas negativas, têm fases menos boas. Nós estamos a passar a nossa fase [negativa], queremos é ultrapassá-la rapidamente. Temos consciência e temos capacidade para a ultrapassar".
Receita para derrotar o FC Porto: "Teremos as nossas fases de jogo, que queremos que sejam positivas. Também tem de ser um jogo de grande concentração em todos os aspetos, ao nível das bolas paradas, e se fizermos tudo isso, com certeza que enervamos o adversário, que também pela sua juventude com certeza vai ter alguns problemas. Se não conseguirmos retirar a bola de zonas de grande pressão do FC Porto, se jogarmos demasiado de pé para pé, vamos ter muitas dificuldades".
Últimos resultados
FC Porto: DVVVV
Farense: DDDD
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde , Zé Pedro, Wenderson Galeno, Vasco Sousa, Alan Varela, Pepê, Nico González, Iván Jaime, Danny Namaso
Farense: Ricardo Velho, Pastor, Artur Jorge, Lucas Áfrico, Rivaldo Morais, Ângelo Neto, Cláudio Falcão, Elves Baldé, Rafael Barbosa, Álex Millán , Tomané
Ausentes
FC Porto: Marcano e Fábio Vieira (lesionados); Zaidu (em dúvida)
Farense: Karique (lesionado)