Boxe de Cabo Verde tem, pela primeira vez, uma mulher presidente

O boxe de Cabo Verde tem, pela primeira vez, uma mulher como presidente de uma associação: Hermem Freire, 34 anos, foi eleita este mês para dirigir a Associação Regional de Santiago Sul, ilha da capital do país.

Notícia

© Lusa

Lusa
15/09/2024 08:08 ‧ 15/09/2024 por Lusa

Desporto

Boxe

muito importante para o desporto em Cabo Verde, mas também para outras mulheres assumirem cargos de liderança, seja em associações ou empresas. Acho que é um marco", referiu, em entrevista à Lusa, no meio do recinto de treino do Liceu Domingos Ramos, Praia, rodeada de cerca de quarenta praticantes.

 

A maioria são praticantes homens, mas há meia-dúzia de mulheres, de punho em riste, entre quem aproveita o anoitecer para treinar -- seja como forma de exercício ou para preparar competição.

O pugilista David Pina assegurou, há um mês, a primeira medalha de sempre de Cabo Verde em Jogos Olímpicos, ao conquistar a bronze em -51 quilos e o feito está a inspirar outros atletas.

É o caso de Vanessa Monteiro, 25 anos, lutadora que saltita no recinto enquanto desfere golpes sonoros contra um saco de treino, a um ritmo constante, preparando-se para o campeonato nacional feminino. 

"O David e a Nancy são referências e acho que hoje temos mais pessoas e mais mulheres no pugilismo, graças a eles", refere à Lusa, acrescentando o destaque a Nancy Moreira, pugilista cabo-verdiana que se sagrou Campeã Africana de Boxe, em 2023.

Neste contexto em que o pugilismo está em alta, no arquipélago, ficou ainda mais satisfeita quando soube da eleição de Hermem Freire.

"Acho que faz a diferença" ter uma mulher presidente da associação: "sempre correm mais que os homens" para alcançar metas em comum, refere, numa alusão às diferenças de género, que persistem.

É mais um incentivo para Vanessa alcançar o seu sonho, chegar aos Jogos Olímpicos: "estou a preparar-me muito para daqui a quatro anos".

A nova presidente mistura-se entre os mais novos em treinos de aquecimento e está cheia de otimismo.

"Espero que, com a minha liderança, haja mais mulheres, não só no boxe 'fitness', mas também para participarem em competições femininas. Há necessidade de ter mais mulheres: a única em competições internacionais é a Nancy. E quando se reformar", pergunta.

Hermem Freire é consultora de educação financeira e, desde cedo, adotou o boxe como o seu desporto, apesar de só por uma vez ter subido a um ringue, numa competição local.

"A partir do momento em que levei um soco e vi estrelas, soube que não era para mim. Foi a minha primeira e última luta. Para mim, é melhor estar nos bastidores, a apoiar o boxe", que pratica todos os dias, como parte do seu "estilo de vida saudável".

Um modelo que quer difundir, num mandato de dois anos, que promete ser centrado nos atletas e nos clubes, para relançar as atividades da associação regional de Santiago Sul.

"Comecei a falar com treinadores que incentivaram a minha candidatura. A minha vontade é transformar o boxe, que sempre foi um desporto muito querido aqui na cidade da Praia. Mas, nos últimos anos, caiu, houve um retrocesso", descreve.

Com a medalha olímpica conquistada este ano, estão criadas condições para "uma comunicação massiva" à volta de tudo o que se faz relacionado com a modalidade.

"Vou investir muito na comunicação" e em atrair apoios para atletas, diz.

Na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, há vários clubes de boxe repletos, à semelhança do recinto do Liceu Domingos Ramos -- Hermem treina aqui às segundas, mas assumiu um compromisso para treinar noutros clubes no resto da semana, incluindo no Safende Boxe, bairro onde começou a praticar a modalidade.

O número real de clubes e praticantes é uma incógnita.

"O mais urgente é trabalhar na gestão. Temos treinadores que preparam campeões", como David Pina, "mas os clubes não estão organizados. Temos de começar a criar registos, bases de dados e processos, dos iniciados até aos profissionais", descreveu.

"A vantagem é a competência dela", não o facto de ser mulher, porque deve haver igualdade de género, diz Flávio Furtado, antigo presidente da federação e pugilista que representou Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de 2004.

Hoje treina alguns dos atletas no mesmo recinto.

Adilson Varela, treinador de Hermem, diz que a forma "como conhece a modalidade, há vários anos", lhe permite planear um mandato repleto de atividade.

A primeira presidente mulher no boxe de Cabo Verde promete reservar parte do seu tempo "para estar os com treinadores e atletas, nos clubes, saber das suas dores e daquilo que precisam".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas