Foi escaldante do início ao fim a mais recente edição do dérbi minhoto. O Sporting de Braga averbou, este domingo, a sua primeira derrota na edição deste ano da I Liga, saindo derrotado da receção ao rival Vitória SC, por 2-0, em jogo da quinta jornada da I Liga.
A primeira parte contou com muito equilíbrio de parte a parte, mas Nélson Oliveira deixou um aviso com uma bola ao poste nos primeiros minutos. Ao soar do apito para o intervalo, os vimaranenses pediram a expulsão de Arrey-Mbi, mas Luís Godinho não entendeu dessa forma.
Os grandes níveis de emoção estavam reservados para a etapa complementar. Ainda nem dez minutos tinham decorrido quando João Mendes apareceu na cara de Matheus Magalhães para desviar um passe açucarado de Nélson Oliveira para o fundo das redes (52').
Pouco tempo depois, aos 56 minutos, o Sporting de Braga ficou reduzido a dez unidades por conta de um erro infantil de Arrey-Mbi. O central deu uma cabeçada a Nélson Oliveira e foi tomar banho mais cedo.
Seguiu-se nova explosão de alegria para os adeptos vitorianos. Tiago Silva tirou um pontapé de canto bem medido e Tomás Ribeiro, que tinha entrado ao intervalo para o lugar de Villanueva, atirou certeiro para o 2-0 aos 59 minutos. Ação imediata a este golo, adeptos dos bracarenses atiraram garrafas desde a bancada que atingira a cabeça de Bruno Gaspar.
Com mais um jogador em campo, o Vitória SC controlou as incidências da partida e alcançou a sua primeira vitória em casa do Sporting de Braga desde janeiro de 2017. Na altura, o conjunto que era orientado por Jorge Simão venceu por 2-1.
Feitas as contas, o Vitória SC soma a sua quarta vitória na I Liga esta temporada, subindo ao terceiro lugar com 12 pontos, os mesmos que o segundo classificado FC Porto, e salta para a frente de Famalicão e Benfica. O Sporting de Braga é sétimo com oito pontos.