Uma decisão semelhante à que havia já sido tomada pela congénere do Porto.
Em comunicado, a direção a Associação de Futebol de Viseu justifica a decisão "pela necessidade de salvaguarda da saúde e segurança de todos os intervenientes nas partidas", e também da "verdade e equidade desportiva", lembrando que há várias equipas impossibilitadas de treinar devido aos incêndios, e em muitos concelhos do distrito há instalações desportivas encerradas.
Lembra ainda a recomendação da Direção Geral de Saúde de que "a inalação de fumos" e "o calor podem provocar danos nas vias respiratórias".
As competições deverão ser retomadas no fim de semana de 27, 28 e 29 de setembro, e em todos os jogos será respeitado um minuto de silêncio.
Quanto aos jogos agora adiados, "em breve" serão comunicadas as novas datas para a realização das partidas.
Já a associação de Aveiro lembra que os incêndios que assolam o distrito causam impactos que desaconselham a prática de atividades físicas.
"Atendendo aos incêndios que assolam o distrito de Aveiro, com elevado impacto na qualidade do ar, que não aconselha as atividades físicas ao ar livre e com efeitos nocivos na saúde dos atletas e demais agentes desportivos, foi deliberado suspender todas as competições seniores e da formação que se encontram calendarizadas para o próximo fim de semana", refere em comunicado.