Meteorologia

  • 24 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 24º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Benfica transforma Bessa em 'banho turco' e já mora no pódio

Akturkoglou e Kokçu mostraram-se determinantes para mais um triunfo encarnado, desta feita, perante o Boavista.

Benfica transforma Bessa em 'banho turco' e já mora no pódio
Notícias ao Minuto

23/09/24 22:09 ‧ Há 2 Horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Três jogos, três vitórias. Bruno Lage deu, ao início da noite desta segunda-feira, continuidade a um arranque de percurso que se tem revelado ‘imaculado’, neste regresso ao Benfica, desta feita, ao visitar e derrotar o Boavista, por 0-3, no encontro de encerramento da sexta jornada do campeonato nacional.

 

Um resultado que, aliado à derrota do Vitória SC (perante o FC Porto, por 0-3) e ao empate concedido pelo Famalicão (sem golos, na visita ao Moreirense) permitiu aos encarnados ascenderem ao pódio da tabela, atrás dos eternos rivais, Sporting e FC Porto, primeiro e segundo classificados, respetivamente.

'Banho turco' afugentou a pantera

Foi um Benfica visivelmente mais solto aquele que se apresentou no Bessa, sem a pressão de um passado mais recente, de tal maneira que nem o facto de a primeira oportunidade de golo ter pertencido ao Boavista (mais concretamente, a Salvador Agra, na sequência de um contra-ataque) pareceu fazê-lo ‘tremer’.

Os encarnados responderam a este sobressalto de seguida, Ángel di María lançou Kerem Akturkoglu, que, no entanto, não conseguiu bater Tomé Sousa. No entanto, o internacional turco não se deixou abater, e, aos 11 minutos, ‘tirou da cartola’ um fantástico lance individual e assistiu Vangelis Pavlidis, que só teve de encostar para desfazer o nulo.

Já aos 31 minutos, e após algumas ‘tímidas’ investidas axadrezadas, foi a vez de Orkun Kokçu fazer das suas, com um remate do ‘meio da rua’, ficando, ainda, a sensação de que o jovem Tomé Sousa, de apenas 17 anos de idade, podia ter feito algo mais para desviar a bola do caminho da baliza.

Entrar... e 'matar'

No arranque do segundo tempo, o domínio do Benfica adensou-se, e as oportunidades surgiram em catadupa, só a falta de eficácia, juntamente com algumas boas intervenções de Tomé Sousa (que negou o golo a Tomás Araújo e Nicolás Otamendi no espaço de segundos) foram impedindo o avolumar do resultado.

Uma circunstância que foi fazendo com que o Boavista acreditasse que ainda seria possível marcar, pelo menos, um golo que reabrisse a discussão pelo resultado. Os homens de Cristiano Bacci ainda conseguiram provocar alguns ‘tremeliques’ aos adversários, mas, já nos descontos, Arthur Cabral, saído do banco de suplentes, 'matou' o jogo.

Feitas as contas, com este triunfo, o Benfica passa a somar 13 pontos, o que lhe permite ascender à terceira posição da I Liga, a cinco do líder, o Sporting, e a dois do ‘vice’, o FC Porto. O Boavista, por seu lado, é 15.º classificado, imediatamente acima da ‘linha de água’, com cinco pontos ao cabo de seis jornadas.

Momento do jogo: O Boavista deu o primeiro sinal de aviso, aos três minutos, na sequência de um contra-ataque conduzido por Salvador Agra. Ainda assim, o Benfica não se deixou amedrontar, e colocou-se na frente do marcador, apenas oito minutos depois, à ‘boleia’ da criatividade de Kerem Akturkoglu, que assistiu Vangelis Pavlidis, para o 0-1.

Onzes

Boavista: Tomé Sousa; Pedro Gomes, Ibrahima Camará, Filipe Ferreira, Bruno Onyemaechi; Sebastián Pérez, Joel Silva, Ilija Vukotic; João Barros, Salvador Agra e Róbert Bozeník.

Benfica: Anatoliy Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras; Florentino Luís; Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu; Ángel di María, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.

Antevisão

O Benfica desloca-se, ao início da noite desta segunda-feira, ao Estádio do Bessa, para medir forças com o Boavista, na esperança de conseguir manter o registo 100% vitorioso na 'era Bruno Lage', na sequência dos triunfos conquistados perante Santa Clara (por 4-1) e Estrela Vermelha (por 1-2).

Os encarnados chegam ao encontro de encerramento da sexta jornada da I Liga na sétima posição, com dez pontos conquistados em 15 possíveis, o que os deixa, provisoriamente, a oito pontos do líder, o Sporting, que, na véspera, bateu o AVS, por categóricos 3-0.

Os axadrezados, por seu lado, vivem um momento bem mais complicado, visto que já não sabem o que é vencer desde a ronda inaugural, quando 'abateram' o Casa Pia, por 0-1. Desde então, somaram dois empates e outras tantas derrotas.

O Boavista-Benfica irá contar com a arbitragem de João Pinheiro, juiz da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Boavista-Benfica: Confirmar retoma ou voltar ao passado?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório