Benfica transforma Bessa em 'banho turco' e já mora no pódio

Akturkoglou e Kokçu mostraram-se determinantes para mais um triunfo encarnado, desta feita, perante o Boavista.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
23/09/2024 22:09 ‧ 23/09/2024 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

Três jogos, três vitórias. Bruno Lage deu, ao início da noite desta segunda-feira, continuidade a um arranque de percurso que se tem revelado ‘imaculado’, neste regresso ao Benfica, desta feita, ao visitar e derrotar o Boavista, por 0-3, no encontro de encerramento da sexta jornada do campeonato nacional.

 

Um resultado que, aliado à derrota do Vitória SC (perante o FC Porto, por 0-3) e ao empate concedido pelo Famalicão (sem golos, na visita ao Moreirense) permitiu aos encarnados ascenderem ao pódio da tabela, atrás dos eternos rivais, Sporting e FC Porto, primeiro e segundo classificados, respetivamente.

'Banho turco' afugentou a pantera

Foi um Benfica visivelmente mais solto aquele que se apresentou no Bessa, sem a pressão de um passado mais recente, de tal maneira que nem o facto de a primeira oportunidade de golo ter pertencido ao Boavista (mais concretamente, a Salvador Agra, na sequência de um contra-ataque) pareceu fazê-lo ‘tremer’.

Os encarnados responderam a este sobressalto de seguida, Ángel di María lançou Kerem Akturkoglu, que, no entanto, não conseguiu bater Tomé Sousa. No entanto, o internacional turco não se deixou abater, e, aos 11 minutos, ‘tirou da cartola’ um fantástico lance individual e assistiu Vangelis Pavlidis, que só teve de encostar para desfazer o nulo.

Já aos 31 minutos, e após algumas ‘tímidas’ investidas axadrezadas, foi a vez de Orkun Kokçu fazer das suas, com um remate do ‘meio da rua’, ficando, ainda, a sensação de que o jovem Tomé Sousa, de apenas 17 anos de idade, podia ter feito algo mais para desviar a bola do caminho da baliza.

Entrar... e 'matar'

No arranque do segundo tempo, o domínio do Benfica adensou-se, e as oportunidades surgiram em catadupa, só a falta de eficácia, juntamente com algumas boas intervenções de Tomé Sousa (que negou o golo a Tomás Araújo e Nicolás Otamendi no espaço de segundos) foram impedindo o avolumar do resultado.

Uma circunstância que foi fazendo com que o Boavista acreditasse que ainda seria possível marcar, pelo menos, um golo que reabrisse a discussão pelo resultado. Os homens de Cristiano Bacci ainda conseguiram provocar alguns ‘tremeliques’ aos adversários, mas, já nos descontos, Arthur Cabral, saído do banco de suplentes, 'matou' o jogo.

Feitas as contas, com este triunfo, o Benfica passa a somar 13 pontos, o que lhe permite ascender à terceira posição da I Liga, a cinco do líder, o Sporting, e a dois do ‘vice’, o FC Porto. O Boavista, por seu lado, é 15.º classificado, imediatamente acima da ‘linha de água’, com cinco pontos ao cabo de seis jornadas.

Momento do jogo: O Boavista deu o primeiro sinal de aviso, aos três minutos, na sequência de um contra-ataque conduzido por Salvador Agra. Ainda assim, o Benfica não se deixou amedrontar, e colocou-se na frente do marcador, apenas oito minutos depois, à ‘boleia’ da criatividade de Kerem Akturkoglu, que assistiu Vangelis Pavlidis, para o 0-1.

Onzes

Boavista: Tomé Sousa; Pedro Gomes, Ibrahima Camará, Filipe Ferreira, Bruno Onyemaechi; Sebastián Pérez, Joel Silva, Ilija Vukotic; João Barros, Salvador Agra e Róbert Bozeník.

Benfica: Anatoliy Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras; Florentino Luís; Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu; Ángel di María, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.

Antevisão

O Benfica desloca-se, ao início da noite desta segunda-feira, ao Estádio do Bessa, para medir forças com o Boavista, na esperança de conseguir manter o registo 100% vitorioso na 'era Bruno Lage', na sequência dos triunfos conquistados perante Santa Clara (por 4-1) e Estrela Vermelha (por 1-2).

Os encarnados chegam ao encontro de encerramento da sexta jornada da I Liga na sétima posição, com dez pontos conquistados em 15 possíveis, o que os deixa, provisoriamente, a oito pontos do líder, o Sporting, que, na véspera, bateu o AVS, por categóricos 3-0.

Os axadrezados, por seu lado, vivem um momento bem mais complicado, visto que já não sabem o que é vencer desde a ronda inaugural, quando 'abateram' o Casa Pia, por 0-1. Desde então, somaram dois empates e outras tantas derrotas.

O Boavista-Benfica irá contar com a arbitragem de João Pinheiro, juiz da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Boavista-Benfica: Confirmar retoma ou voltar ao passado?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas