Jean Kindermans foi o responsável por levar Zeno Debast para o Anderlecht, em 2020/21, onde se viria a destacar ao ponto de motivar a transferência para o Sporting, no mercado de verão, na ordem dos 16 milhões de euros, tendo garantido que os leões deverão conseguir vender o internacional belga pelo dobro ou triplo.
"16 milhões de euros? Foi um presente. Tenho a certeza que daqui a duas ou três épocas, o Sporting vai conseguir vendê-lo por duas ou três vezes mais", começou por comentar sobre o alarido criado em torno do valor da transferência, em declarações ao jornal O Jogo, publicadas na edição impressa desta quinta-feira.
"Críticas? Isto é futebol profissional, do mais alto nível, na seleção belga, no clube. Ele tem de fazer o melhor jogo possível. Tem de ultrapassar as dificuldades. Já não é sobre evoluir. É sobre apresentar qualidade em todos os jogos. Ele é inteligente o suficiente para analisar os erros cometidos e rapidamente corrigi-los. Aos 21 anos não é um jogador feito. Tem de ultrapassar os pequenos erros que tem cometido", vincou de seguida.
Recorde-se que Zeno Debast estreou-se a marcar pelo Sporting, frente ao Lille (2-0), na Liga dos Campeões, com um golaço de fora da área, já depois de algumas exibições oscilantes no eixo da defesa da equipa de Rúben Amorim, para além das críticas que enfrentou na seleção da Bélgica, diante de França, na pausa de seleções.