O Fenerbahçe emitiu um comunicado, esta quinta-feira, a reagir ao polémico gesto de Ergin Ataman, selecionador da Turquia no basquetebol, que sinalizou o resultado do dérbi de Istambul (derrota da equipa de José Mourinho, por 1-3, diante do Galatasaray) após um jogo da referida modalidade, ao garantir que não vai permitir a ida de jogadores à seleção "enquanto esse senhor continuar no cargo".
O selecionador é também treinador do Panathinaikos (clube que conquistou a Euroliga na época passada) e, sendo conhecido por ser um fanático adepto do Galatasaray, não perdeu a oportunidade de 'incendiar' (ainda mais) o dérbi turco com o gesto virado para as bancadas, após um jogo na Grécia, sabendo-se agora que tal atitude terá consequências perturbadoras para a sua seleção.
"O ato desta pessoa está de acordo com o seu carácter, atitude e estilo. O que ele fez perante milhões de telespectadores contrasta fortemente com o seu prestígio e identidade como selecionador. A seleção é a nossa equipa. Cada pessoa que faz parte desta equipa tem que estar ciente desta situação e ser responsável por ela", começou por escrever o Fenerbahçe.
"É um grande desrespeito para o nosso clube e até para o nosso país, por uma questão de bajular uma determinada comunidade. O pedido de desculpas [do treinador] foi ignorado por nós. Ultrapassou os limites. Decidimos não enviar atletas para a nossa seleção masculina enquanto esse senhor estiver no cargo, o que exige qualidades indispensáveis como respeito e imparcialidade", concluiu o clube ao qual chegou José Mourinho no passado verão.
Caso tal se concretize, o Fenerbahçe 'tapa' os caminhos da seleção, desde logo, a Tarik Biberovic, Sertac Sanli e Melih Mahmutoglu, que são precisamente os três jogadores que figuram como sendo os melhores marcadores na fase de qualificação para o Europeu de basquetebol.
.
KAMUOYUNA AÇIKLAMA
— Fenerbahçe SK (@Fenerbahce) September 25, 2024
A Erkek Milli Takımı Başantrenörü şahsın, 24 Eylül 2024 tarihinde antrenörlüğünü yaptığı takımın maçının ardından tribünler üzerinden kamuoyuna sergilediği tavır herkesin malumudur.
Karakteri, bugüne dek ortaya koydukları, tavrı ve tarzıyla misyonu belli… pic.twitter.com/Ue1mLswwQq
Leia Também: "Falta de respeito". Mourinho explica ausência em conferência de imprensa
Leia Também: Mourinho: "Parabéns ao Galatasaray, mas não são melhores do que nós"