É um Benfica em pleno período de retoma, desde o regresso de Bruno Lage (desta feita, para render Roger Schmidt), aquele que, na noite desta quarta-feira, regressa à ação, na Liga dos Campeões, para medir forças com o Atlético de Madrid no Estádio da Luz.
Depois do triunfo alcançado na visita da semana passada ao Estrela Vermelha, por 1-2, o vice-campão português terá pela frente uma equipa que também venceu na jornada anterior e se superiorizou na receção ao Leipzig pela mesma margem (2-1).
Bruno Lage terá, assim, pela frente a difícil missão de ampliar a onda de invencibilidade encarnada. Na última visita à Luz, que aconteceu em 2015, o Atlético de Madrid venceu por 2-1, pelo que não se espera um encontro nada fácil para a turma lisboeta.
O encontro entre o Benfica e o Atlético de Madrid, que contará com arbitragem de Serdar Gozubuyuk, dos Países Baixos, tem início agendado para as 20h00 desta quarta-feira e vai decorrer no Estádio da Luz, em Lisboa.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Imagem diferente na Liga dos Campeões: "O objetivo é continuar neste registo, independentemente de ser no campeonato, nas taças ou na Liga dos Campeões, não temos margem para errar. O que prometemos é entrar em campo com essa ambição de vencer. Isso, vamos fazer sempre. Depois, se conseguimos fazer ou não, vem em função do jogo. Seremos uma equipa competitiva, teremos a melhor versão dos nossos jogadores e isso torna mais fácil atingir os nossos objetivos. São aqueles jogos que podem transformar carreiras, porque estamos a competir com equipas de outro nível. Queremos vencer jogos e competições, mas, para já, esse não é o meu foco. Aquilo que quero é que a equipa seja uma equipa, com a melhor versão de cada jogador."
União entre adeptos e equipa: Não acredito que uma equipa tenha sucesso se os jogadores não trabalharem em equipa. É nisso que perdemos muito tempo. Se temos de ser uma equipa a atacar, uma equipa a defender... É em equipa que podemos atingir o sucesso. Temos de aproximar-nos de quem nos apoia, que vai apoiar se se identificar com a equipa, se vir que a equipa representa os valores do clube. Isso é fundamental. Que toda a gente que trabalha com os jogadores e os próprios jogadores transmitam os valores do clube aos mais novos."
Vencer Atlético de Madrid seria "especial": Testes, têm sido todos. Não há margem de erro em nenhuma das competições em que estamos envolvidos. Isso não impede reconhecer que o Atlético de Madrid é uma grande equipa, com um historial de 13 ou 14 anos com o mesmo treinador, com duas contratações de Premier League, Gallagher e Álvarez, que revela o potencial do clube e da equipa. Para nós, o que quero é que mantenham o sentido coletivo e a ambição de vencer. Queremos somar os três pontos. Para o grupo, seria algo de especial juntar mais uma vitória às quatro que fizemos, mas, para a dimensão do Benfica, continuava tudo na mesma, porque já teve mais conquistas. Temos de fazer esse crescimento de forma sustentada. O mais importante, amanhã, é entrarmos com a ambição de vencer. Isso nunca nos pode faltar."
Diego Simeone
Expectativa: "O Benfica vai ser um rival duro para nós, por ter jogadores muito experientes, de 'top' europeu e mundial, e porque é uma equipa intensa, que mete muita gente nas suas ações ofensivas. Além disso, tivemos muito pouco tempo para preparar este jogo."
Polémica no dérbi de Madrid: "Nós, os treinadores, falamos antes e depois do jogo, vamos a 2.000 rotações. Mas não sou um cubo de gelo, tenho os meus sentimentos. Chegaram-me milhões de mensagens a agradecer pelo que disse, porque muitos sentem-se representados nesta situação. Ponho-me em primeiro lugar: se eu o fizer, que me sancionem. Precisamos de firmeza absoluta. Mas desculpem-me. Benfica, por favor."
'Adeus' de Griezmann à seleção: "Ele deu tudo à seleção francesa e hoje está tranquilo por isso mesmo e por tudo o que partilhou tantos anos com os seus companheiros. A nós, Atlético de Madrid, permite que tenha mais descanso, o que é bom."
Últimos resultados
Benfica: E-V-V-V-V
Atlético de Madrid: V-V-E-V-E
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Ángel Di María, Vangelis Pavlidis, Kerem Aktürkoglu.
Atlético de Madrid: Jan Oblak, Nahuel Molina, José Giménez, Robin Le Normand, Reinildo Mandava, Rodrigo De Paul, Conor Gallagher, Marcos Llorente, Julián Álvarez, Antoine Griezmann, Alexander Sorloth.
Ausências
Benfica: Tiago Gouveia e Renato Sanches (lesionados).
Atlético de Madrid: Borja Garcés, Pablo Barrios, Azpilicueta e Le Normand (lesionados).
Leia Também: Roberto Martínez deixa recado ao Atlético de Madrid: "É um novo Benfica"