Motivos para sorrir em Guimarães. O Vitória SC entrou com o pé direito na Liga Conferência e venceu, esta quarta-feira, na receção ao Celje, por 3-1, em encontro válido para a primeira jornada da fase principal da competição.
Em estreia nesta prova europeia, os vimaranenses levaram a melhor sobre a formação eslovena, que na última temporada tinha enviado para casa o clube de Guimarães após uma vitória nas pré-eliminatórias desta mesma competição. Desta feita, e numa curta vingança, o triunfo sorriu à formação da casa.
Num bem composto Estádio D. Afonso Henriques, pese embora o encontro tenha sido disputado em horário laboral e sob intensa chuva, os muitos adeptos presentes nas bancadas viram Samu Silva marcar o primeiro golo da edição 2024/25 da Liga Conferência aos sete minutos. Foi ainda a estreia a marcar pelo médio ex-Vizela com a camisola dos vitorianos.
Ainda na primeira parte, e a concluir uma boa jogada coletiva, Gustavo Silva ampliou as contas com um remate certeiro aos 36 minutos. O mesmo extremo brasileiro, já no segundo tempo, serviu Tiago Silva para o terceiro golo da partida (62'). O melhor que os forasteiros fizeram foi reduzir por Matko (90'+2) e com um grande golo.
Contas feitas, o Vitória SC assume provisoriamente a liderança desta fase regular da Liga Conferência Europa com três pontos, os mesmos que o Rapid Viena. O Celje é ultimo.
Equipas iniciais
Vitória SC: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Toni Borevkovic, Villanueva, João Mendes; Samu, Tomás Handel, Tiago Silva; Gustavo Silva, Kaio César e Nélson Oliveira.
Celje: Rozman; David Zec, Nemanic, Damjan Vuklisevic, Juanjo Nieto; Dulca, Svetlin, Svit Seslar; Aljosa Matko, Luka Bobicanec e Kucys.
Antevisão
Hoje é dia de estreias na cidade de Guimarães. O Vitória SC torna-se, esta quarta-feira, na primeira equipa portuguesa a participar na fase principal da Liga Conferência Europa, ao receber os eslovenos do Celje, na primeira jornada da competição.
Na estreia do novo formato em fase de liga, os vitorianos têm como cartão de visita um percurso 100% vitorioso nas três pré-eliminatórias, em que afastaram os malteses do Floriana (5-0 no agregado), os suíços do Zurique (5-0) e os bósnios do Zrinjski Mostar (7-0). Já o campeão esloveno chega a esta fase da temporada com 19 encontros disputados, mais seis do que o Vitória SC.
Ainda assim, o Celje é um adversário de má memória para os vimaranenses. Os eslovenos reencontram a formação de Guimarães, que afastaram na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência da última temporada. Depois de vencer na Eslovénia, por 4-3, o Vitória SC perdeu em casa por 1-0, acabando por ser eliminado no desempate por penáltis (4-2).
A partida entre o Vitória SC e o Celje tem apito inicial agendado para as 15h30 desta quarta-feira no Estádio D. Afonso Henriques, será ajuizada pelo belga Lothar D´Hondt e poderá acompanhá-la, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Albert Riera espera Celje pronto para contrariar "favoritismo" do Vitória
Leia Também: Rui Borges promete Vitória SC com "coragem" na luta pelos 'oitavos'