Meteorologia

  • 04 OCTOBER 2024
Tempo
26º
MIN 20º MÁX 26º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Das novidades à ausência de Paulinho. Roberto Martínez explica tudo

Selecionador nacional chamou 26 jogadores para as partidas com Polónia e Escócia.

Das novidades à ausência de Paulinho. Roberto Martínez explica tudo
Notícias ao Minuto

04/10/24 12:59 ‧ Há 1 Hora por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Liga das Nações

Roberto Martínez não poupou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, nos elogios tecidos a Ricardo Velho e Samuel Costa, as duas principais novidades na lista de jogadores convocados para os duelos diante de Polónia e Escócia.

 

O principal selecionador nacional explicou, ainda, perante os jornalistas, os motivos que o levaram a abdicar de Paulinho e Tomás Araújo, que estão em destaque no Toluca e no Benfica, respetivamente, assim como de Tiago Santos e Geovany Quenda, que integraram a última convocatória.

A terminar, o treinador espanhol mostrou-se "orgulhoso" daquilo que Benfica, FC Porto, Sporting, Vitória SC e Sporting de Braga têm vindo a fazer, nas competições europeias, desde o arranque da presente temporada.

Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves lesionados

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

A nossa relação entre departamentos médicos é exemplar. Temos toda a informação. É verdade que tínhamos a dúvida de que o Gonçalo já teria um problema desde o Lille. A nossa forma de trabalhar é avaliar o jogador na segunda-feira. Será uma decisão médica. Tínhamos a informação, mas faz parte da nossa forma de trabalhar fazer uma avaliação e tomar uma decisão, porque o jogo é no sábado. Temos tempo. Quanto ao Pote... Não falo de hipóteses. Mereceu estar na seleção. Agora, está lesionado, faz parte da carreira de um jogador, é a parte imponderável do futebol. Há jogadores que, pela idade, reformam-se, e há outros em que as lesões os deixam de fora. Faz parte.

Renato Veiga e Francisco Trincão novamente na convocatória

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

É um processo. O primeiro passo é chegar à seleção. Agora, é abrir o treino, em relação ao adversário e ao que queremos fazer, e os minutos podem aparecer. O Trincão joga entrelinhas, com qualidade técnica em espaços curtos. Pode ser um jogador muito interessante. O Renato Veiga está a crescer muito, tem um perfil de fisicalidade, que pode jogar na posição de central, lateral-esquerdo e trinco. São jogadores com muito futuro, mas um presente em que esperemos que possam jogar minutos.

O que vale a Polónia

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

É uma equipa com conceitos muito claros. O treinador tem uma clareza de conceitos, gosta de uma linha de cinco, de uma estrutura equilibrado. Estamos a ver um Lewandowski num momento de forma muito bom, mas há jogadores que equilibram a equipa muito bem. Esperamos uma equipa que gosta de ganhar, que marca muitos golos e também os sofre. Não é uma equipa defensiva, joga olhos nos olhos, joga num ambiente fantástico. O estádio, em Varsóvia, é fantástico. É uma equipa que já defrontámos, mas os jogadores individuais precisam do nosso respeito.

Beto optou pela Guiné-Bissau

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Foi um jogador que acompanhámos durante o período da Udinese. Faz parte da nossa pré-lista, mas respeitamos a decisão. É difícil entrar na seleção, mas não é uma questão futebolística, é de sentimento. O jogador precisa de querer jogar pela seleção. Respeitamos e esperamos que tenha uma carreira internacional e que desfrute dela.

Paulinho vai brilhando no México

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Para um estágio com dois jogos, na Liga das Nações, ter dois pontas-de-lança é suficiente. Temos o Diogo Jota e o Cristiano Ronaldo. Estamos a acompanhar todos os jogadores. Quando os portugueses fazem um bom papel, acompanhamos tudo. O Fábio Silva também está a crescer muito, numa equipa de La Liga, e é importante para o futuro. Acompanhamos todos os jogadores, mas não precisamos de mais de dois pontas-de-lança.

Bruno Fernandes expulso nos dois últimos jogos

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Tem muita experiência. Estou a ver muito futebol, e nunca vi dois cartões vermelhos injustos em jogos consecutivos. Foi uma situação injusta, mas muito estranha. O Bruno é um jogador focado, com muita experiência e sabe que faz parte do futebol. Nunca teve um cartão vermelho na carreira, e, agora, teve dois injustos. Faz parte da experiência no futebol.

Rúben Amorim vê Daniel Bragança na seleção

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Tem uma história muito grande na formação. Foi importante nos sub-21, teve experiência nos sub-19, teve um período com uma lesão... Mostra, agora, que está totalmente recuperado. É um jogador inteligente, que tem muita qualidade. É um jogador que estamos a acompanhar. Faz parte do grupo que, brevemente, está a bater à porta. Tem valências muito interessantes, mas os jogadores que estão na seleção são de um nível incrível. Precisamos de jogadores novos, que estejam a crescer. Demonstrámos, em todas as convocatórias, que as portas da seleção estão sempre abertas.

Análise aos três 'grandes'

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Sinto orgulho pelo futebol português. O jogo que o Benfica fez contra uma equipa incrível, que foi construída para tentar ganhar a Liga dos Campeões... Foi um jogo de muito orgulho para o futebol português. O FC Porto também. Jogar contra uma equipa como o Manchester United, com a história que tem nas competições europeias... Ver o Vitória SC a ganhar, o Sporting de Braga já com uma vitória... É muito importante. O Sporting também jogou com confiança, a acreditar no que está a fazer, na Liga dos Campeões, fala muito e bem do futebol português.

Grupo mais forte do que o do Euro'2024

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

É mais difícil, agora, a escolha de 23 ou 26 jogadores, porque temos mais jogadores para acompanhar. Vou falar do Gedson Fernandes, do Florentino, do Bragança, do Quaresma, do Handel, do Francisco Moura... Há um grupo que está a bater à porta do seleção, e traz uma energia diferente. É isso que beneficia a competitividade no balneário da seleção. A Liga das Nações é diferente, não é um percurso para o Mundial. Faz parte de melhorar a equipa, mas temos oportunidade experimentar jogadores novos para tentar ganhar. Agora, temos um grupo ainda maior para criar um grupo final para o Mundial.

Tomás Araújo a vingar no Benfica

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Faz parte do que estamos a avaliar. O Tomás Araújo está a ter um começo de época espetacular, mas não queremos queimar etapas. Acho que o Tomás Araújo pode ter um estágio importante com os sub-21. O António Silva é, para nós, um jogador... A experiência de alguém tão jovem como ele é determinante para a escolha que fizemos. É questão do que precisamos, mas a formação individual de Quaresma ou Tomás Araújo, jogadores que ainda estão com oportunidade de jogar nos sub-21, faz parte do que têm de melhorar.

Tiago Santos e Geovany Quenda fora dos convocados

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

A mensagem é que estão num processo de evolução, com uma formação muito interessante, e faz parte. Não queremos queimar etapas. É muito importante que tenham uma experiência nos sub-21, faz parte de ter diferentes papéis em patamares diferentes da seleção. Temos muita informação positiva do que fizeram, em setembro. Mostra que fazem parte do grupo de jogadores que estamos a acompanhar.

26 jogadores convocados

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Faz parte dos estágios da Liga das Nações, são muito exigentes. Estamos em outubro, os jogadores não têm mil minutos, há frescura, mas precisamos de jogadores que nos deem competitividade nos treinos, que trabalhem bem os jogos. Como já aconteceu em setembro, perdemos um jogador depois do primeiro jogo, não faz sentido chamar jogares depois do primeiro jogo quando há outro a 72 horas e estamos fora da Cidade do Futebol. Um grupo de 26 jogadores dá uma flexibilidade para preparar os jogos.

Ricardo Velho e Samuel Costa chamados

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

O Ricardo Velho é o exemplo em como o trabalho, o profissionalismo e o esforço podem levar qualquer jogador à seleção. Sonhar faz parte do caminho. O Ricardo está, consistentemente, a jogar a muito bom nível, na I Liga, e merece a convocatória. O Samu é um jogador com história na formação. Acompanhei o Samu nos sub-21, já esteve na final dos sub-19, com jogadores que, agora, estão na seleção. É um perfil de jogador muito, muito interessante, que não temos, com muita energia, dinâmica, taticamente muito inteligente... Depois, tem pé esquerdo, que não temos, no meio-campo, um jogador que dê equilíbrio e pé esquerdo. Acompanhámos o Samu durante muitos meses, é um jogador que esteve muito bem na final da Taça, e, agora, merece uma oportunidade na seleção.

A lista de convocados de Roberto Martínez

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Guarda-redes: Diogo Costa, Rui Silva e Ricardo Velho;

Defesas: Diogo Dalot, João Cancelo, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Renato Veiga e António Silva;

Médios: João Palhinha, Samuel Costa, João Neves, Rúben Neves, Otávio, Vitinha e Bruno Fernandes.

Avançados: Bernardo Silva, João Félix, Pedro Neto, Francisco Conceição, Francisco Trincão, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e Diogo Jota.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório