O nadador português Diogo Ribeiro recorreu às suas redes sociais, esta quinta-feira, para deixar duras críticas à anunciada uma redução de 16% no valor da despesa para o setor do desporto no Orçamento do Estado para 2025. A verba vai ser de 42,5 milhões de euros, menos 7,8 milhões em relação a 2024.
"O Governo está empenhado em reforçar o investimento no desporto em Portugal, dado o contexto desportivo internacional, aproximando-o da média da União Europeia, num momento crucial, em que se inicia um novo ciclo olímpico e paralímpico, afirmando o compromisso com a excelência e o desenvolvimento desportivo", lê-se no documento que foi entregue esta quinta-feira pelo Governo na Assembleia da República.
"Incoerência. Mais do mesmo", escreveu o duas vezes campeão mundial português, através das stories da rede social Instagram.
Esta decisão contraria recentes declarações de Luís Montenegro, primeiro-ministro português, que disse ter a intenção de "fazer crescer acima de 20%" o valor alocado aos contratos-programas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Los Angeles’2028.
A reação do nadador português© Instagram Diogo Ribeiro
Leia Também: OE2025. Verba para desporto baixa 16% para 42,5 milhões de euros