A seleção nacional sub-21 garantiu, na tarde desta sexta-feira, a qualificação para o Europeu da categoria em 2025, ao vencer na visita às Ilhas Faroé (1-3). A precisar de um ponto para selar esses intentos, a equipa de Rui Jorge teve de sofrer para somar os três pontos.
Em Klaksvík, e sobre alguma neve que ia caindo, um golo olímpico de canto direto adiantou os faroenses logo aos três minutos. Num lance caricato, Olaf Bardarson bateu o canto de forma direta e a bola… entrou. Samuel Soares , que ainda se esticou, não ficou nada bem visto no lance.
Depois de muita insistência lusa, e numa partida nem sempre muito bem jogada, Fábio Silva igualou o marcador perto do intervalo. Após uma combinação com Tiago Santos, o avançado atirou de primeira para o golo do empate (38').
A segunda parte ficou marcada por um jogo fraco de parte a parte, mas o marcador acabou por funcionar a favor das cores nacionais mesmo ao cair do pano. Após um canto batido por Mateus Fernandes, Gabriel Brás saltou mais alto do que todos para selar a reviravolta da equipa orientada por Rui Jorge (87'). Mas o resultado ainda não estava fechado. Uma 'bomba' de Paulo Bernardo na quina da área fechou as contas aos 89 minutos.
Contas feita, Portugal, que já tem a qualificação no bolso, segura a liderança do grupo G com 24 pontos. A Croácia é segunda classificada com 17, ao passo que as Ilhas Faroé quedam-se pelo quarto lugar com sete.
Leia Também: Rui Jorge aponta à qualificação para Europeu de sub-21 já na sexta-feira