Meteorologia

  • 19 OCTOBER 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Da má noite de Zaidu aos emails do Benfica. Tudo o que disse Vítor Bruno

Treinador do FC Porto anteviu, em conferência de imprensa, o encontro com o Sintrense.

Da má noite de Zaidu aos emails do Benfica. Tudo o que disse Vítor Bruno
Notícias ao Minuto

19/10/24 17:36 ‧ Há 43 mins por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto FC Porto

Vítor Bruno garantiu, este sábado, em conferência de imprensa, que o FC Porto vai defrontar o Sintrense de olhos postos na eventualidade de fazer história, com um percurso que terminaria na quarta conquista da Taça de Portugal.

 

Nas vésperas do encontro da prova-rainha do futebol nacional, o treinador abordou diversos temas, entre eles, as diferentes versões da maneira (conturbada) como Samu Omorodion abandonou o Atlético de Madrid, na reta final do passado mercado de transferências de verão, para seguir viagem rumo ao Dragão.

O técnico fez, ainda, questão de assegurar que não tem qualquer intenção de se 'intrometer' no caso dos emails, em que o eterno rival, o Benfica, é acusado de corrupção, o que significa que pode ser afastado das competições desportivas por até três anos.

Passado positivo na Taça de Portugal

Carlos Pereira Fernandes | há 44 minutos

Quem está no FC Porto tem sempre de ter metas muito ambiciosas. Não são esses números que nos move, é o trabalho diário, que pode culminar em conquistas futuras. Agora, se isso redundará numa quarta conquista da Taça de Portugal consecutiva, muito bem, é isso que queremos. Vamos com muita força e ambição, para dar uma alegria a quem apoia o FC Porto, de ver o clube a vivo. Quero que joguem com muita alegria e energia, com espaço para errar, mas rápida reação à perda. Que percebam que podem errar, mas, no momento a seguir, têm de reagir para contrariar o que possa acontecer. Temos muita vontade de ganhar para estar na próxima eliminatória.

Vulnerabilidade defensiva do FC Porto e exigência dos adeptos

Carlos Pereira Fernandes | há 46 minutos

Não me cabe comentar o líder máximo do clube, que tem a sua opinião e que eu respeito na íntegra, mas compreendo, no fundo. É percetível, sobretudo, por aquilo que são as manifestações dos nossos jogadores, não que os nossos adeptos não tenham direito a manifestar-se como bem entenderem. São o pilar mais forte dos clubes, têm essa legitimidade para se fazerem ouvir. Agora, a partir do momento em que há estas manifestações de desagrado dos jogadores, percebemos que está a mexer com eles. Numa geração tão jovem, muitas vezes, emocionalmente não são tão estáveis como queremos que sejam. Qualquer assobio pode mexer com eles, momentaneamente. É tentar ser sensível a isso, deixando os adeptos manifestarem-se. É preferível um assobio do que qualquer atitude que possa interferir com uma interdição do estádio, eventualmente. Enquanto sentirem que têm de assobiar, assobiem, percebendo a manifestação dos jogadores inerente a esse sentimento. Em relação aos remates enquadrados... Depende de como olhamos. Há, aqui, muitas coisas que podíamos tratar, como a forma de atacar, que está relacionada com a forma de defender. Há uma de processos que podem tornar a equipa, eventualmente, menos equilibrada no momento em que temos a bola. É um processo que está a ser construído, que leva algum tempo. Não queremos que aconteça o que está a acontecer, mas depende da forma como olhamos, porque o número de remates que o adversário fez... Quantos foram? E em relação ao FC Porto, nesses jogos? Quem teve mais remates enquadrados? É preciso olhar para isso com as lentes certas. Depende de quem quer tecer uma crítica ou elogiar algum tipo de abordagem. O FC Porto, nesses jogos, teve mais remates enquadrados do que os adversários. Isso, para mim, é importante. Agora, que não está tudo bem, não está, obviamente. Estamos num processo de construção de equipa, que começou há três meses. Há muitos passos a dar. A equipa tem ganho, tem sido consistente, contra adversários fortes. Não gosto de elencar adversários pela valia enquanto nome, mas a equipa tem ganho e dado resposta. Estamos a dar passos para que isso aconteça. Os jogadores dão-me conforto total para o que vem aí. Estão no caminho certo, é nosso investimento diário, que vai dar resultados no futuro. Trabalho, trabalho, trabalho.

Estado de Zaidu Sanusi

Carlos Pereira Fernandes | há 55 minutos

Está fora, não por motivos de lesão, mas porque, hoje, não participou no treino, fruto de uma noite mal passada, a vomitar, com diarreia, por aí fora.

Samu pode sair já em janeiro

Carlos Pereira Fernandes | há 56 minutos

Tudo o que é passado, não recuperamos. Dá para ler, perceber o que se passou, mas não recuperamos. O futuro é desconhecido para todos nós. Agora, temos de viver o presente, que é o que quero. Que ele sinta o momento, que se agarre a ele, metido no jogo dele e nas ideias da equipa, com esse lado mais adaptativo, de ser moldável, quando o jogo precisa, de não ser apenas o Samu goleador, que, agora, toda a gente vê, e ele tem isso. Conto com todos. O Samu tem-me dado provas de que posso contar com ele, como todos os outros, está comprometido com o trabalho.

Caso dos emails pode influenciar Benfica

Carlos Pereira Fernandes | há 58 minutos

Temos pessoas responsáveis. O nosso presidente, das convicções que nos manifesta, é alguém que quer fazer destes casos de corrupção uma bandeira e acabar com isto no futebol português. Agora, o que vai fazer ou não, não me compete interpretar. Nem me fica bem. Em relação ao Benfica, muito menos, porque tenho de perceber aquilo que se passa na minha casa, no meu balneário, nos jogadores. O que ultrapassa essa esfera não tem espaço para ser comentado.

Tiago Djaló e Otávio Ataíde podem jogar

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Estão aptos para ir a jogo. Qualquer um pode jogar. Estão na lista, podem ir diretamente para o 'lineup', podem começar a partir do banco... O Tiago tem feito o trabalho dele, tem-se adaptado muito bem às ideias, é um jogador muito experimentado... O Otávio... Aqui, ninguém tem carimbos de descartado, ninguém lhes atribui um selo de não contarmos com ele. São ciclos. Tentamos exponenciar ao máximo os ciclos positivos de um jogador. Quando não está tão bem, tentamos protegê-lo. O Otávio terá de maturar muito os comportamentos. Tem um potencial gigante para ser um grande central a nível europeu, é a minha profunda convicção, mas tem de maturar os comportamentos, perceber o que o jogo pede. Tem feito essa aprendizagem. O que me deixa mais satisfeito é ver essa abertura para poder crescer. Enquanto tiver esse tipo de aceitação, é alguém com quem podemos contar. Pode não estar a ser preponderante, mas, no balneário, obriga sempre os outros a andar a um nível muito alto, e, para mim, isso é decisivo.

Mexidas correram mal na Liga Europa

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Essa questão não estará na cabeça dos jogadores, naturalmente. Há jogos e jogos, depende do contexto, de como abordamos, percebendo o perfil de quem está do outro lado, de como o Sintrense irá apresentar-se, numa linha de quatro ou cinco... (...). Há uma série de variáveis que temos de equacionar antes de lançar o jogo. Temos de perceber quem pode agregar mais, neste momento, olhando para o adversário, e como podemos exponenciar ao máximo o que foi planeado para o jogo. Quem esteve cá tem sempre uma ligeira vantagem, porque está no plano estratégico. A partir daí, quem esteve na seleção até pode entrar diretamente para o onze. Amanhã decidiremos. Na minha cabeça está o onze que vai iniciar, sabendo que, do outro lado, está uma equipa que vai olhar para este palco como sendo de maior mediatismo, que vai transcender-se, que vai buscar forças onde parecem não existir... É o quarto escalão, com todo o respeito. É uma equipa com gente de muita qualidade, com um treinador muito ambicioso. Temos de estar próximos do nosso melhor para dar uma resposta forte.

Simeone desmentiu Samu

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Para ser honesto, ele regressou apenas hoje ao trabalho. Tive apenas tempo de me cruzar com ele no balneário. Até brinquei com ele, porque, numa entrevista, disse que eu era o chefe. Disse-lhe "Chefe? Não". Ele disse "Tu és o boss". Falámos 15 ou 20 segundos de circunstância. Não tocámos nesse tema. Interessa-me olhar para o Samu como jogador do FC Porto, não como ex-jogador do Atlético de Madrid, e aquilo que sinto da parte dele é total compromisso com o trabalho e as ideias, e com muita vontade de singrar.

Estreia na Taça de Portugal

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Que não seja uma estreia como aquela que foi na Liga Europa... Queremos muito jogar. A minha estreia é pouco importante. Quero é que os jogadores deem continuidade, que possamos alcançar a 21.ª vitória consecutiva na prova, que seja o início de um caminho que queremos que chegue o mais longe possível, o que culmina sempre no Jamor. Agora, sabemos que, para chegar ao Jamor, temos de fazer um percurso bem consolidado. É um adversário que começou este percurso invicto. Que seja um bom prenúncio.

Que jogo espera

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

É um jogo que queremos muito jogar, porque é o próximo. É legítimo que, do outro lado, esteja uma equipa que quer superar-se e procurar algo que seria inimaginável à data em que começaram o trabalho. É uma equipa que tem feito uma caminhada excelente na sua divisão e na Taça de Portugal, sem perdendo qualquer jogo até ao momento. É uma equipa bem trabalhada. Vamos tentar levar o jogo para onde queremos, respeitando muito quem está do outro lado e seguir os nossos valores. Queremos muito ganhar e passar à próxima eliminatória, é isso que nos move. Mexidas ou não... Veremos. Eventualmente, algumas, outras nem tanto. Muita gente diz que quem ficou tem alguma vantagem, porque ficou a trabalhar com o treinador... Concordando com isso, não sou totalmente adepto dessa questão, dependendo, até, do jogador que é. Outros, que não estão tão metidos no conhecimento do nosso jogo por terem chegado mais recentemente e terem pouco tempo de trabalho, poderão ter mais dificuldades. Por isso, é casar quem esteve e quem não esteve, para atacar o jogo com uma vontade muito grande de passar à próxima eliminatória.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório