Meteorologia

  • 22 OCTOBER 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 24º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Do estado de Renato Sanches à 'boca' de Varandas. O que disse Bruno Lage

Treinador quer o Benfica a fazer um "grande jogo", na Liga dos Campeões.

Do estado de Renato Sanches à 'boca' de Varandas. O que disse Bruno Lage
Notícias ao Minuto

22/10/24 14:04 ‧ Há 1 Hora por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Benfica

Bruno Lage realizou, esta terça-feira, a habitual antevisão ao encontro da terceira jornada da fase de liga da renovada Liga dos Campeões, na qual alertou para as dificuldades que o Benfica terá pela frente, na receção ao Feyenoord.

 

Em conferência de imprensa, o treinador recusou, não só fazer contas relativamente aos pontos necessários para garantir o apuramento para a próxima fase da prova milionária, como também tecer comentários relativamente a uma suposta "portização" do clube da Luz, tal como disse Frederico Varandas, presidente do Sporting.

A terminar, o técnico explicou que Renato Sanches está apto para ir a jogo, perante os neerlandeses, no Estádio da Luz, ao contrário de Leandro Barreiro, que se lesionou e juntou-se a Gianluca Prestianni e Tiago Gouveia, no boletim clínico.

Boletim clínico

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Bruno Lage: Não temos nada a esconder. O Renato tem feito um trabalho longo. Tínhamos a previsão de que pudesse regressar, primeiro, ligeiramente mais cedo, depois, ligeiramente mais tarde. O Renato está convocado para o jogo de amanhã, mas tivemos mais uma baixa, que foi o Leandro [Barreiro].

Sente-se mais capacitado para a Liga dos Campeões

Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora

Bruno Lage: Entendo a questão para quem olha para os resultados. Não me vejo melhor ou pior treinador em função dos resultados. É claro que ajudam, mas a minha passagem, fundamentalmente, por Inglaterra deu-nos outras experiências, especialmente, como treinador principal, que não tinha. Faz parte de qualquer treinador. À medida que vai fazendo mais jogos e treino, vai evoluindo. É o princípio da aprendizagem. Quanto mais experiências tivermos, mais aprendizagem temos em função do resultado. Aprendemos muito nas análises que vamos fazendo, quer dos adversários, quer, fundamentalmente, da nossa equipa. Não partimos para o jogo seguinte sem perceber muito bem o nível em que a equipa vai atuando e se determinada estratégia foi concretizada ou não.

Desenvolvimento de Orkun Kokçu

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Bruno Lage: Estou muito contente com o contributo de todos os jogadores. Há jogadores que têm jogado muito como o Fredrik e o Kokçu, que têm desempenhado um excelente papel, mas há outros que ainda não tiveram oportunidade de jogar e têm feito um excelente trabalho. A diferença é que uns têm jogado e outros não. Relativamente ao Kokçu, estamos muito satisfeitos, por isso é que o Benfica o foi buscar, e fico feliz por ter um jogador com a competência dele ao serviço da equipa.

Frederico Varandas falou de "portização" do Benfica

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Bruno Lage: Estou no Benfica desde 2004, e, desde esse momento até ao dia de hoje, o que controlo é as minhas funções como treinador, no dia a dia. Como treinador de escolas, de sub-15, sub-17, sub-19, equipa B e equipa principal. O meu foco é o jogo de amanhã.

Segredo para o sucesso inicial no Benfica

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Bruno Lage: A nossa forma de trabalhar é que é importante. Não fazendo comparações com o passado, a nossa forma de trabalhar é olhar para os jogadores e perceber que contributo podem dar à equipa em determinadas posições. Há vários exemplos de jogadores que podem desempenhar mais do que uma função, esse é o ponto de partida, fazer com que os jogadores tenham um entendimento muito grande da nossa parte sobre o rendimento. Depois, temos de ser assertivos com ele. É a nossa forma de trabalhar. Vão para dentro de campo com uma ideia muito claro daquilo que pretendemos. Amanhã, vamos ter duas conversas com os jogadores, e, a partir do início, o jogo é deles.

Goleada ao Atlético de Madrid dá mais responsabilidade

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Bruno Lage: Responsabilidade e confiança. A responsabilidade vem do trabalho diário que fazemos. Aquilo que fizemos nas duas semanas seguintes ao jogo do Atlético de Madrid foi exemplo disso, a criação do hábito de como queremos trabalhar e preparar os jogos, para além da confiança derivada das boas exibições. Passamos a mensagem aos jogadores, eles conseguem interpretar, e, se sentirmos o jogador confiante, vai para dentro de campo dentro de campo ciente do que tem de fazer a cada momento, e nós vamos com confiança.

Obrigatório seguir em frente na Liga dos Campeões

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Bruno Lage: Não vou entrar nessa lenga-lenga... Vocês viram aqui um bom exemplo, quase que fico sem palavras, depois da excelente conferência do Fredrik, o jogador está completamente focado no jogo de amanhã. Queremos ir com uma grande determinação, voltar a fazer um grande jogo, criar oportunidades, marcar golos e conquistar os três pontos, ainda para mais, num formato diferente de Liga dos Campeões, em que ainda não sabemos. Na prática, temos seis pontos, não nos garante nada e queremos somar, amanhã, mais três pontos.

Que jogo espera

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Bruno Lage: Importa é realçar que o trabalho que fizemos não foi apenas com o Atlético de Madrid, preparamos os jogos todos da mesma maneira. Primeiro, percebemos o que de bom vamos fazendo, e, depois, conhecer ao detalhe o adversário seguinte, para definirmos a estratégia, praticá-la e sentirmos a confiança dos jogadores. Foi isso que fizemos nos jogos todos, e foi o que fizemos hoje. Estamos confiantes, preparámos o jogo muito bem, e a confiança vem do facto de, ao transmitir as ideias aos jogadores, eles sentirem-se seguros de que podem fazer um bom jogo. É esse o nosso objetivo, perante o nossos adeptos, voltar a fazer um grande jogos de Liga dos Campeões.

Benfica goleou o Feyenoord na pré-época

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Fredrik Aursnes: Não pensamos nesse jogo. Era um amigável. Amanhã, é Liga dos Campeões e será totalmente diferente.

Desenvolvimento nos dois últimos anos

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Fredrik Aursnes: Espero que sim... Sinto que tenho tido muita experiência, a um nível muito elevado. Quando cheguei ao Feyenoord, só tinha jogado na Noruega, era a minha primeira vez no estrangeiro. Espero estar um pouco mais experiente. Jogando a um nível superior, tornas-te naturalmente melhor. Espero que tenha crescido desde então.

Elevado número de jogos

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Fredrik Aursnes: São muitos jogos, é uma das razões pelas quais abdiquei da seleção. Quando disputas tantas competições ao mesmo tempo, não tens tempo para descansar. Por vezes, é bom descansar, estar com a família e fazer outras coisas que não o futebol. Agora, quando disputas tantas competições, jogas a cada três ou quatro dias, todo o ano. É algo que os jogadores sentem e que talvez tenha de ser endereçado.

Dupla com Orkun Kokçu

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Fredrik Aursnes: Conheço-o de antes, tenho jogado com ele. Sei quão bom jogador é e as virtudes que tem, mas o resto dos jogadores do Benfica também. Quando és bom jogador, é fácil jogar contigo. Talvez me tenha ajudado um pouco, no início, mas, agora, todos o percebem.

Benfica só sabe ganhar com Bruno Lage

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Fredrik Aursnes: Temos estado bem, ele chegou com muita energia e entusiasmo. O estilo que quer aplicar assenta muito bem, é muito claro e honesto na maneira como quer jogar, o que torna mais fácil de compreender e fazer em campo. Quando percebes o que ele quer, é muito mais fácil, e todos sabem em que direção seguem.

Boas recordações do Feyenoord

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Fredrik Aursnes: Foi uma boa experiência jogar lá, ao nível do campeonato e da final da Liga Conferência Europa. Passámos por bons momentos.

Diferenças entre I Liga e Eredivisie

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Fredrik Aursnes: São semelhantes, há três ou quatro boas equipas, com mais dinheiro do que as outras. Os campeonatos são semelhantes ao nível da qualidade, o que se reflete no ranking. Portugal e Países Baixos lutam pelo lugar. Ao nível da qualidade são semelhantes.

Mais confortável no meio-campo

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Fredrik Aursnes: Sinto-me confortável a jogar onde jogo agora, é a posição onde mais tenho jogado, na carreira. Na época passada, estive sempre disponível para jogar onde fosse, e continuo a estar. Se o treinador me pedir, jogo lá. A temporada passada não foi estranha nem houve problema. O treinador quis que jogasse lá, e joguei. Tentei dar o meu melhor.

Um jogo especial

Carlos Pereira Fernandes | há 2 horas

Fredrik Aursnes: Estou muito ansioso pelo jogo contra o meu anterior clube. Vai ser complicado, é uma boa equipa. Tivemos um bom início, mas foram apenas dois jogos, há mais seis por jogar. Estamos focados no jogo de amanhã.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório