Bruno Lage pediu uma "resposta à Benfica" depois da surpreendente derrota contra o Feyenoord a meio da semana e a verdade é que os seus jogadores acabaram por apresentá-la. Os encarnados receberam e golearam, este domingo, o Rio Ave por 5-0, em jogo a contar par a nona jornada do campeonato português.
No regresso dos jogos da I Liga ao Estádio da Luz, o turco Kerem Akturkoglu brindou os adeptos com uma exibição superlativa e marcou três dos golos do encontro, chegando ao seu primeiro hattrick de águia ao peito. Schjelderup, que marcou o primeiro golo ao serviço dos lisboetas, e Amdouni assinaram os tentos que fecharam a goleada
Filme do jogo:
Por forma a deitar para trás das costas a desilusão europeia, Bruno Lage decidiu mexer na equipa inicial. E relação à equipa que entrou em campo diante do Feyenoord, o treinador setubalense fez uma mexida no sistema tático e retirou Florentino Luís do onze inicial. Kokçu recuou no terreno de jogo para o lugar do médio português e Beste foi chamado à titularidade.
E Lage não demorou muito tempo a colher os efeitos desta alteração. O Benfica foi dono e senhor dos primeiros 45 minutos da partida, diante de um Rio Ave que pouco ou nada importunou a baliza à guarda de Trubin, e chegou aos 16 minutos com dois golos de vantagem. Akturkoglu foi uma autêntica dor de cabeça para a defesa vilacondense e bisou com golos aos 12 e 16 minutos.
Perto da meia hora de jogo, Di María, que tinha assistido para o 2-0 em Lisboa, esteve à beira de regressar aos golos. O argentino picou a bola sobre Miszta, mas Tiknaz apareceu em cima da linha de golo a evitar novo festejos dos encarnados. Pavlidis também tentou a sua sorte ao minuto 41, mas o remate saiu fraco e para defesa fácil de Miszta.
Mas a primeira parte não estava terminada. O provérbio popular diz que não há duas sem três e Akturkoglu levou-o à letra ainda antes das duas equipas recolherem ao relvado para o tempo de descanso. Após um corte mal feito por Patrick William contra a coxa de Di María, a bola encaminhou-se para o turco que chegou ao primeiro hattrick de águia ao peito (45+3').
A segunda parte começou com um golo anulado ao Benfica. Kokçu, com tudo para fazer o 4-0, deixou a bola em Pavlidis e este atirou para o fundo das redes. Porém, o avançado grego estava em posição irregular e viu o golo ser-lhe anulado. Logo de seguida, e para compensar o erro anterior, Patrick William cortou um remate de Di María que levava selo de golo.
Com o encontro mais do que controlado, Bruno Lage optou por retirar Pavlidis e Akturkoglu da partida em cima da hora de jogo, talvez tendo em vista a partida da Taça da Liga contra o Santa Clara. Arthur Cabral, que rendeu o grego, mostrou estar ligado à ficha logo desde que foi chamado a entrar. O brasileiro rematou com o pé direito de fora da área e deixou Miszta com as luvas a 'arder'.
O Benfica carregava e o guardião polaco do Rio Ave voltou a mostrar serviço aos 72 minutos. Amdouni, também ele vindo do banco de suplentes, cabeceou após cruzamento de Di María, na área, pela direita. O guarda-redes respondeu de pronto com uma grande defesa. Mas Miszta não teve a mesma sorte em dois minutos loucos na reta final.
Num curto espaço de tempo, o Benfica chegou à goleada que os adeptos nas bancadas já estavam a adivinhar depois de muita insistência. Aos 79 minutos, e após um cruzamento rasteiro de Carreras, Schjelderup apareceu solto de marcação para se estrear a marcar de águia ao peito. Dois minutos volvidos, e novamente através da esquerda, Amdouni beneficiou de um ressalto após remate de Schjelderup e fez o quinto golo dos encarnados.
Estava, assim, selado o regresso às vitória do Benfica e logo com uma mão-cheia de golos. Com este triunfo, o clube da Luz retoma o terceiro posto da I Liga, com 19 pontos, a oito do líder Sporting. Por seu turno, o Rio Ave é 13.º colocado da competição, com oito pontos, mais três face à linha de água.
Momento do jogo: O golo marcado por Akturkoglu à beira do intervalo acabou por se revelar essencial para o triunfo encarnado. O hat-trick do turco antes do apito para o descanso deitou por terra o que podia ser uma reação do Rio Ave na segunda parte.
Equipas iniciais
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Ángel Di María, Beste, Kerem Aktürkoglu, Vangelis Pavlidis.
Suplentes: Samuel Soares, António Silva, Amdouni, Arthur Cabral, Schjelderup, Kaboré, Rollheiser, Florentino e Renato Sanches.
Rio Ave: Cezary Miszta, Aderllan Santos, Jonathan Panzo, Patrick William, João Tomé, João Novais, Demir Tiknaz, Omar Richards, Aguilera, Clayton e Kiko Bondoso.
Suplentes: Jhonatan; Amine, Morais, João Graça, Hassan, Medina, Renato Pantalon, Fábio Ronaldo e Olinho.
Antevisão
É um Benfica em plena ressaca europeia aquele que, este domingo, recebe o Rio Ave, em jogo a contar para a nona jornada da I Liga. É que os encarnados somaram a primeira derrota sob o comando do técnico Bruno Lage na receção aos neerlandeses do Feyenoord (1-3) e também viram o Santa Clara 'roubar' o lugar no pódio.
A turma encarnada regressa agora ao campeonato para enfrentar um adversário que nunca venceu no Estádio da Luz em 32 jogos disputados nas várias provas, conseguindo apenas quatro empates. A juntar a esta situação, os vilacondenses não vencem na I Liga há quatro encontros consecutivos.
Espera-se, por isso, um encontro nada fácil para os encarnados. Além de procurarem não deixar fugir ainda mais o líder Sporting, os lisboetas terão pela frente um adversário que procura afastar esta onda negativa e, por consequência, deixar a parte mais baixa da tabela classificativa.
O encontro entre Benfica e Rio Ave tem apito inicial agendado para as 18h00 deste domingo no Estádio da Luz, em Lisboa, será ajuizado por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa, e poderá acompanhá-lo, em direto, através do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica vence dérbi de juvenis (recheado de golos) em Alcochete