Rúben Amorim explica Man. United: "Foi-me dito que era agora ou nunca"
O ainda treinador do Sporting participou na conferência de imprensa e esclareceu os detalhes da sua saída para o Manchester United.
© Getty Images
Ao Minuto Desporto Acompanhamento
E depois de uma novela com muitos capítulos, foi tempo de perceber, ao certo, tudo aquilo que realmente aconteceu no negócio que culminou com a saída - já confirmada - de Rúben Amorim para o Manchester United.
O ainda treinador do Sporting conduziu os leões no jogo desta sexta-feira, diante do Estrela da Amadora, e no final participou numa conferência de imprensa que serviu para dar início às despedidas que, como se sabe, só ficarão concluídas a 10 de novembro, quando irá, de facto, rumar a Inglaterra.
Confira, abaixo, as ideias deixadas por Rúben Amorim e Frederico Varandas.
DESTAQUES
EM DIRETO
Continuidade de Amorim até dia 11
Filipe Carmo | há 56 minutos
Frederico Varandas:
"Acho que a equipa esteve muito nervosa, principalmente o Gyokeres".
Venda de Amorim por 10 milhões
Filipe Carmo | há 46 minutos
Frederico Varandas:
"O Rúben Amorim foi vendido acima da cláusula de rescisão. Pela primeira vez, o Sporting mete um treinador num dos colossos europeus e ele sai por um valor acima da cláusula".
Treinador será permanente?
Filipe Carmo | há 58 minutos
Frederico Varandas:
"O treinador que será anunciado é, no nosso entender, a peça-chave para que o projeto siga em frente".
Solução para substituir Amorim é a mesma?
Filipe Carmo | há 59 minutos
Frederico Varandas:
"Sim, exatamente a mesma. A solução que vão conhecer a 11 de novembro era a que estava a ser preparada para o verão de 2025".
Por que motivo acontece a dia 10?
Filipe Carmo | há 1 hora
Frederico Varandas:
"Ninguém mais do que eu conhece o meu treinador e os meus jogadores, o meu papel é defender o Sporting e tenho a certeza que aquele treinador e aqueles jogadores querem ser bicampeões".
Primeiras palavras sobre a saída de Amorim
Filipe Carmo | há 1 hora
Frederico Varandas:
"Nós, Sporting, entendemos muito bem todas as reações quando se fala de paixão. O nosso treinador criou, por mérito dele, uma reação forte com os nossos adeptos. Quando há separação há dor, há desgaste, há desânimo. Faz parte. Tentamos sempre ter a visão mais racional e quando olho para o Amorim vejo o segundo treinador com mais jogos da história do Sporting, vejo um treinador brilhante. O Sporting é grande e nobre de valores, sejamos grandes e, nesta casa, trataremos sempre bem quem nos fez bem. Ao Rúben Amorim nós reconhecemos muita dedicação, profissionalismo, batalhas, e com todo o respeito pela carreira enquanto jogador tenho a certeza que ele, daqui a muitas décadas, será lembrado como treinador. Foi o Sporting que arriscou e investiu num jovem treinador que tinha apenas oito jogos na I Liga. O que vai ficar para a história é que o Rúben Amorim tem e terá sempre um selo de Sporting na sua vida e vice-versa. É um dos melhores treinadores da nossa história. Enquanto presidente do Sporting, desejo-lhe as maiores felicidades a partir de 11 de novembro e é óbvio que a cor das camisolas não vai ajudar".
Quem sucede a Rúben Amorim
Carlos Pereira Fernandes | há 46 minutos
Frederico Varandas:
"O treinador será sempre a peça chave do projeto desportivo. Rúben Amorim era a nossa peça-chave, e entendemos que vamos escolher um treinador que será a peça-chave do projeto desportivo, a partir de 11 de novembro. O futuro treinador do Sporting será anunciado a 11 de novembro".
Hora de ouvir Frederico Varandas
Filipe Carmo | há 1 hora
Frederico Varandas:
"Confirmo que no final da época passada e no início desta época que era altura de terminar o ciclo de cinco anos, que considerou que estava desgastado, e nós começámos a preparar o futuro. Obviamente que a chegada do United não era o que queríamos e a decisão do treinador foi outra, foi de achar que era o momento de ir e nós respeitámos e respeitamos, apenas antecipámos o que estava preparado".
Marcas no olho esquerdo
Filipe Carmo | há 1 hora
Frederico Varandas:
"É verdade que as negociações foram difíceis, mas não justifica as marcas que tenho na cara. Tirei alguns sinais e o meu dermatologista não fui muito simpático".
O que pensa de João Pereira?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Apesar do último treinador ter sido anunciado último treinador e ter corrido bem, eu podia fazer o mesmo e não vou fazer. É o clube que tem de anunciar".
Revolta do plantel?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Não houve revolta nenhum, mas os jogadores ficaram tristes e ansiosos. Eu falei com eles mesmo antes de serem contratados, criámos uma relação porque faz parte das nossas características. Foi difícil, mas não houve revolta e até Braga mando eu. Houve desilusão e não há como esconder".
Por que motivo decidiu sair esta época?
Filipe Carmo | há 1 hora
"São ciclos e os treinadores têm de procurar coisas novas. Tinha decidido que o ano passado era o meu último ano, já tinha falado com o presidente, mas este ano disse-o oficialmente, numa reunião formal. Senti que tínhamos de mudar e nós já estávamos a preparar o futuro. As coisas precipitaram-se desta maneira".
Sente que deu estabilidade ao clube?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Não fui só eu que dei, todos deram essa estabilidade ao clube. Melhorou-se o plantel, as modalidades foram vencendo tudo... tudo melhorou e queria relembrar que não estou aqui há um ano. Não fui embora quando fomos campeões, não fui embora quando ficámos em quarto lugar e não fui embora quando fomos campeões pela segunda vez. Vou-me embora quando entendo que passados sete meses estaria fora do Sporting e tenho esta oportunidade no clube quer quero, no contexto que quero e não quero mais ninguém. O clube vai seguir em frente e vai continuar".
Aviso prévio de 30 dias
Filipe Carmo | há 1 hora
"Não vou comentar coisas do nosso contrato, é uma coisa entre mim e o Sporting e não vale a pena falar".
Fica algo por fazer no Sporting?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Foi ganhar os títulos todos que podíamos ter ganho. Houve uma Supertaça perdida de uma forma que nos marca, uma Taça de Portugal que também não vencemos... Tenho a convicção de que seremos bicampeões, criámos uma família, lançámos jogadores... mas ainda há dois jogos".
Possibilidade de vir a treinar o FC Porto ou o Benfica
Filipe Carmo | há 1 hora
"Não me parece que volte tão cedo a Portugal, portanto não vou estar a falar do futuro".
Quais os prós e contras que ponderou?
Filipe Carmo | há 1 hora
"O que pesa é tudo isto, o significado que tem sair a meio da época. Também sei o que significo no clube e para os adeptos, o que represento. Há um conjunto de coisas porque, para além de treinadores, também sou pai. Não tem a ver com dinheiro, porque não preciso, não tenho coisas para gastar o dinheiro que ganho no Sporting, quanto mais. É algo extraordinariamente desafiante e da mesma forma que houve gente que disse que não o conseguiria fazer no Sporting, houve outras pessoas que disseram que não o faria lá".
Tarja dos adeptos contra ovação no estádio
Filipe Carmo | há 1 hora
"Esta foi a melhor fase da minha vida. Toda a gente no Sporting sabe a importância que tiveram para mim, percebo que os adeptos estejam divididos, mas hoje ainda não é a despedida. Não vou fazer nenhuma despedida aqui porque temos mais dois jogos".
Possibilidade de levar jogadores do Sporting
Carlos Pereira Fernandes | há 1 hora
"Gyokeres custa 100 milhões... É muito difícil. Não vou buscar nenhum jogador do Sporting, em janeiro, mas é uma questão para se resolver".
Agrada-lhe ficar no Sporting?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Estou completamente concentrado no Sporting, essa decisão ultrapassou-me, não me meti nisso".
Equipa técnica também vai?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Vou levar o meu staff, foi sempre uma das condições. Trouxe-os desde o Casa Pia e vamos manter isso".
Ficar mais três jogos pode prejudicá-lo?
Filipe Carmo | há 1 hora
"A minha preocupação é não prejudicar o Sporting, o resto logo se vê. Lá terei essa preocupação".
Acredita que pode levar o United novamente até ao topo?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Dia 11 teremos oportunidade de falar no United, agora estou focado no Sporting. Queria explicar isto aos sportinguistas".
Clubes que rejeitou anteriormente?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Obviamente que não vou dizer quais são os clubes".
Pensa em levar Gyokeres?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Não penso nisso, nem é assunto para agora".
Falou com portugueses do United?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Não falei com ninguém do United. Estou focado no que tenho de fazer e dia 11 veremos".
Faz sentido fazer mais três jogos?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Eu sou treinador do Sporting. Prefiro assim, toda a gente limpa tudo e não deixo os jogadores na mão. Isto dá-nos uma janela para fecharmos todos os capítulos. Fico com todo o gosto e não ninguém na mão, fico contente".
Confusão nas negociações?
Filipe Carmo | há 1 hora
"Não existiu confusão nenhuma. Há um contrato, há clausulas e há situações desportivas para salvaguardar os interesses de cada um. Sem me fazer de coitadinho, a única pessoa que está na zona morta sou eu. Eu nunca pude dizer nada mais cedo, senão diria. A decisão é assim, escusamos de dar a volta. Apareceu um clube que sabia que se rejeitasse, daqui a sete meses não o iria ter. Poderia sentir um arrependimento que acho que seria difícil de lidar. Decidi e agora tenho de levar com o que tenho de levar. Vou mais descansado para casa porque já expliquei. Há muita gente a dizer que é pelo dinheiro, mas eu ganhava três vezes com o último clube que quis pagar a minha cláusula. Dei tudo o que tinha pelo clube, custa-me muito sair daqui, estou muito confortável e sou muito feliz. Adoro o clube, o meu staff, toda a gente. A minha escolha foi sair porque me foi dito que era agora ou nunca".
Mensagem aos adeptos
Filipe Carmo | há 1 hora
"Não consigo dizer e é uma fase das pessoas sentirem o que têm de sentir. Queria começar por explicar a situação. No início da época tive uma conversa com o presidente e com o Hugo Viana, muito antes do Viana sair, e disse que acontecesse o que acontecesse seria a minha última época no Sporting. O United apareceu, bateu a cláusula, bateu acima da cláusula e o presidente defendeu os seis interesses. Nunca me meti, nunca discuti nada com o presidente e depois a negociação chegou até mim. O único pedido que fiz foi que fosse no final da época, estive três dias a pedir e foi-me dito que não era possível, que era agora ou nunca, ou que se ia buscar outra pessoa. Tive três dias para tomar uma decisão que muda radicalmente a minha vida. Já tive outras ocasiões para sair, não é a primeira nem segunda vez que tenho a minha cláusula paga por um clube. Chegou o quinto ano e tive de fazer uma escolha. Não queria outro clube, a seguir ao Sporting queria aquele clube. Queria aquele contexto porque o clube acredita em mim daquela maneira, como aconteceu com o Sporting. Chega a um ponto em que tive de dar um passo em frente na carreira e custa-me a mim mais do que a qualquer adepto".
Segue-se o Manchester City
Filipe Carmo | há 1 hora
"Muito diferente. Hoje, tivemos muitas dificuldades nas roturas curtas, e o Manchester City é rei nas roturas, nas transições... Temos de ser muito melhores do que fomos hoje. Daí a preocupação, mas vamos ter tempo para recuperar e trabalhar taticamente. Estaremos preparados para o desafio".
Continua em Alvalade até dia 11
Filipe Carmo | há 1 hora
"Já estou em modo tarefa. É o que tiver de ser. Estou muito grato a toda a gente aqui, muito grato aos adeptos, aconteça o que acontecer. Hoje, fiz o mesmo que fiz sempre. As pessoas pensam que me quis ir logo embora do estádio, mas só fui agradecer aos adeptos quando perdemos. Como não perdemos e ganhámos os jogos, e temos mais jogos a seguir, fiz isso. Obviamente, no próximo jogo em casa, caso se ganha ou se perca por 15-0, lá estarei a dar a volta, a ver o que os adeptos querem dar, se querem assobiar, se querem mostrar tarjas, etc. Vou-me despedir deles, porque foi o melhor período da minha vida, mas tenho de fazer as minhas decisões, e assumo-as com naturalidade. Com mágoa, percebo a revolta deles, mas seguimos em frente. O tempo cura todo".
Oficializado no Manchester United antes do jogo
Filipe Carmo | há 1 hora
"Mesmo o outro comunicado, quando apareceu, foi em dia de jogo, mas os clubes são empresas cotadas e têm de apresentar todas estas situações que interferem. Foram dois jogos em que dois comunicados saíram, o que não deixa assentar nada, mas é assim. Há coisas que não controlamos. Queria era ajudar a equipa a vencer jogos, que foi o que aconteceu".
Recebido com aplausos em Alvalade
Filipe Carmo | há 1 hora
"Obviamente, desde que surgiu a situação, sentimo-nos diferentes. Eu, principalmente. Percebo a revolta de alguns adeptos, a desilusão, mas a vida é mesmo assim".
As primeiras reações de Amorim à saída
Filipe Carmo | há 2 horas
"Vamos esperar pela conferência, que é mais fácil. Percebo a intenção, mas foi uma semana nada normal. Tivemos de preparar os dois jogos, vencemos os dois jogos e sofremos dois golos que não devíamos ter sofrido, mas voltámos a ser melhores do que o adversário. Nunca assentámos o jogo, foi sempre confuso, mas foi mais do mesmo, em Alvalade. Criámos muitas ocasiões, o Viktor [Gyokeres] criou muitas dificuldades, portanto, um jogo normal e uma vitória merecida".
Fim do jogo em Alvalade... e tempo de ouvir Amorim
Filipe Carmo | há 2 horas
O treinador do Sporting vai explicar, dentro de momentos, todos os detalhes do acordo com o Manchester United, oficializado na manhã desta sexta-feira.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com