'Mamma mia, Vítor'. FC Porto não passa em Roma e perde ao cair do pano

Azuis e brancos viram-se a perder com um golo à beira do intervalo, mas conseguiram empatar no segundo tempo. Porém, um desvio certeiro de Pedro Rodríguez ao cair do pano deu os três pontos aos italianos.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
07/11/2024 21:58 ‧ 07/11/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Liga Europa

O FC Porto somou, esta quinta-feira, uma nova derrota na Liga Europa, ao perder na visita à Lazio (2-1), num jogo válido para a quarta jornada da fase de liga da competição.

 

Num encontro que se previa difícil para os portistas e em Roma, a equipa azul e branca foi para o intervalo a perder com um golo de Romagnoli, mas o sentido de oportunidade de Eustáquio permitiu aos forasteiros alcançar a igualdade. No entanto, e ao cair do pano, os laziale voltaram a resgatar a vantagem com um golo tardio de Pedro Rodríguez.

Filme do jogo:

Neste reencontro com o conjunto italiano, que nunca tinha vencido o FC Porto nos quatro jogos anteriores, Vítor Bruno optou por fazer algumas mexidas no onze inicial. Em relação à equipa que venceu frente ao Estoril, o treinador portista deixou no banco de suplentes Pepê e Nico González, colocando na equipa inicial Galeno e Stephan Eustáquio.

A primeira parte deste encontro no Estádio Olímpico, em Roma, ficou marcada por um grande equilíbrio de parte a parte. A jogar em casa, a Lazio, que apenas somava por vitórias os três jogos realizados até agora na Liga Europa, deu o primeiro sinal de perigo pouco depois do arranque. Taty Castellanos atirou, primeiro, por cima da trave aos sete minutos e, logo no minuto seguinte, o antigo alvo do Benfica colocou mesmo a bola no fundo das redes da baliza à guarda de Diogo Costa. Porém, o tiro certeiro foi anulado pelo VAR.

A equipa de Vítor Bruno sentiu o aviso madrugador do conjunto laziale e foi-se libertando das amarras, sobretudo através das transições ofensivas. Pouco depois da meia hora, uma bola lançada por Samu à procura de Galeno caiu nos pés de Fábio Vieira. O criativo do FC Porto ajeitou o esférico e rematou à barra ao minuto 34.

O FC Porto estava em crescendo na reta final da primeira parte, mas acabou por ver esse bom momento ser 'rompido' por um balde de água fria nos descontos da primeira parte. Pedro Rodríguez bateu um pontapé de canto para a grande área, Castellanos desviou de cabeça para primeiro poste e aí surgiu Romagnoli a atirar para dentro da baliza portista. Era o primeiro golo sofrido pelos portistas nos últimos cinco jogos.

Vítor Bruno não operou alterações em tempo de intervalo e o FC Porto demorou a reagir a esta desvantagem. O primeiro sinal de perigo no segundo tempo foi enviado por Eustáquio aos 57 minutos, num remate à figura de Mandas. O técnico portista promoveu uma tripla alteração em cima da hora de jogo e viu os seus jogadores construírem o empate em cima do minuto 66. Eustáquio, um dos melhores na equipa azul e branca, deu o melhor seguimento a uma assistência de Galeno e atirou para a igualdade no Olímpico.

Contudo, a Lazio fez questão de mostrar que estava no encontro para conquistar os três pontos e justificar o estatuto de líder isolado da competição. Logo após o empate, Vecino esteve perto de deixar os italianos de novo em vantagem com um cabeceamento pouco por cima da baliza de Diogo Costa. A igualdade parecia querer subsistir, mas o conjunto da casa resgatou a vitória nos descontos. Isaksen tirou um cruzamento para a área e Pedro Rodríguez, que fugiu à marcação, atirou para o 2-1 final aos 90+3'.

Com este resultado o FC Porto, que no próximo domingo visita o Benfica no Estádio da Luz, mantém os mesmos quatro pontos, fruto de uma vitória, um empate e duas derrotas em quatro jornadas, e ocupa a 22.ª posição. A Lazio segue 100 por cento vitoriosa e lidera a tabela de forma isolada com 12 pontos.

Momento do jogo: O golo tardio do espanhol Pedro Rodríguez foi um rude golpe para o FC Porto, que tudo fez para sair com pontos desta viagem a Itália.

Equipas iniciais

Lazio: Christos Mandas, Adam Marusic, Samuel Gigot, Alessio Romagnoli, Nuno Tavares, Loum Tchaouna, Matías Vecino, Mattéo Guendouzi, Pedro Rodríguez, Taty Castellans e Mattia Zaccagni.

Suplentes: Furlanetto, Provedel, Pellegrini, Rovella, Dele-Bashiru, Isaksen, Di, Lazzari e Gila.

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Alan Varela, Eustáquio, Fábio Vieira, Galeno, Danny Namaso e Samu Omorodion.

Suplentes: Cláudio Ramos, Otávio, Pepê, Vasco Sousa, Nico González, André Franco, Fran Navarro, João Mário, Deniz Gul, Gonçalo Borges, Rodrigo Mora e Zé Pedro.

Antevisão

O FC Porto visita esta quinta-feira a Lazio na quarta jornada da fase de liga da Liga Europa, mas não terá vida fácil nesta viagem até Roma. Os dragões vão ter pela frente a equipa com melhor desempenho até agora na competição, totalista de vitórias.

Depois da primeira vitória na prova, obtida frente ao Hoffenheim, os azuis e brancos embarcam em nova viagem no estrangeiro e procuram um final diferente da última saída do Dragão para um jogo europeu. Os comandados de Vítor Bruno perderam na única vez que foram a jogo fora de portas, perdendo na viagem até ao Círculo Polar Ártico na visita ao Bodo/Glimt.

Apesar do adversário ser difícil, o histórico de confrontos é favorável ao FC Porto. Os italianos nunca venceram nos últimos quatro encontros em que mediram forças com os portistas. Espera-se, por isso, um encontro dividido em Roma.

A partida entre Lazio e FC Porto tem início agendado para as 20h00 desta quinta-feira no Estádio Olímpico, terá arbitragem do búlgaro Georgi Kabako e poderá acompanhá-la, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Cores do FC Porto 'espalharam-se' pelas ruas de Roma. Eis as imagens

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Óbito

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas