Jorge Vieira diz ser inevitável concorrer ao Comité Olímpico de Portugal

Jorge Vieira, presidente cessante da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), considerou hoje inevitável concorrer à liderança do Comité Olímpico de Portugal (COP), à margem da gala Celebração Olímpica de 2024, em Lisboa.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/11/2024 20:27 ‧ 14/11/2024 por Lusa

Desporto

Comité Olímpico de Portugal

"Como devem calcular, é um passo complexo, difícil e de grande responsabilidade, não só pelo olimpismo em si, que também tem uma corrida com testemunhos a passar de presidente em presidente, mas pela dificuldade de suceder a uma personalidade como José Manuel Constantino. Não há muito para esconder e seria quase uma traição às federações que me têm desafiado para esta possível missão", afirmou Jorge Vieira, à entrada para o evento, em declarações aos jornalistas.

 

Jorge Vieira, de 69 anos, cumpre até sábado o seu terceiro e último mandato à frente da FPA, cujas eleições foram vencidas por Domingos Castro, em detrimento dos ainda vice-presidentes Paulo Bernardo e Fernando Tavares.

O antigo Diretor Técnico Nacional da FPA, na presidência de Fernando Mota, de quem foi 'vice', foi ainda treinador de clubes como Benfica, CDUL e Sporting, além de diretor do Centro de Alto Rendimento do Jamor.

"Não há volta a dar e vou mesmo avançar. Ainda há muito caminho para trilhar e muito caminho para desenvolver com as federações que têm apoiado esta ideia e, brevemente, daremos notícias mais concretas", prometeu.

O ainda presidente da FPA enfrenta nesta 'corrida' ao organismo olímpico a Laurentino Dias, antigo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, e José Manuel Araújo, atual secretário-geral do COP.

As eleições do organismo olímpico, liderado por Artur Lopes desde a morte de José Manuel Constantino, em agosto último, devem realizar-se no primeiro trimestre de 2025.

"É o resultado de uma intervenção muito grande ao nível desportivo. As pessoas conhecem-me, eu conheço as pessoas, os problemas, e, naturalmente, este é um projeto coletivo e não um 'one man show', que passa pela construção de uma equipa que venha a continuar o trabalho e a inovar para o desporto nacional, que tem evoluído, mas ainda tem de evoluir mais", partilhou Jorge Vieira.

O líder do órgão que rege o atletismo em Portugal apontou como prioridades da sua candidatura o reforço da competitividade internacional do desporto nacional, a descoberta de novos talentos, o incremento do desporto juvenil, a qualificação de dirigentes e treinadores e o reforço dos clubes -- "onde acontece o desporto no dia a dia e são muitas vezes esquecidos".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves volta a calçar as chuteiras e regresso está mais perto

Sporting

Pedro Gonçalves volta a calçar as chuteiras e regresso está mais perto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Tesla

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas