Ana Dias entra na convocatória da seleção feminina para o playoff

A avançada Ana Dias entrou hoje na convocatória da seleção portuguesa feminina de futebol para os dois confrontos com a República Checa, do segundo play-off de acesso ao Euro2025, numa lista em que também está Jéssica Silva.

Notícia

© Getty Images

Lusa
18/11/2024 13:02 ‧ 18/11/2024 por Lusa

Desporto

Euro'2025

Depois de ter sido dispensada da última convocatória, devido a lesão, Jéssica Silva, das norte-americanas do Gotham, reentra nas escolhas, tal como Ana Dias, numa lista de 26 jogadoras na qual não está a lesionada Telma Encarnação.

 

O selecionador Francisco Neto defendeu que esta lista assenta na "estabilidade" de um grupo que tem vindo a trabalhar junto há algum tempo, justificando uma lista alargada de 26 jogadoras com o facto de Ana Seiça e Ana Dias irem disputar a final do campeonato mexicano pelo Tigres, no primeiro dia do estágio.

"Acima de tudo nós sentimos que seria importante trazer mais uma jogadora, fruto do que é o equilíbrio e as nossas necessidades. Ana Seiça e Ana Dias vão integrar a equipa muito mais tarde, por isso faz sentido termos mais jogadoras. É a estabilidade de um grupo que tem vindo a trabalhar. As jogadoras que nos conhecem e a nossa ideia, o que torna mais fácil a preparação do jogo", assumiu.

Sobre o regresso de Jéssica Silva, uma das mais experientes jogadoras nacionais, o selecionador diz que "é mais uma jogadora que aporta qualidade".

"Temos seis avançadas que todas nos dão coisas diferentes. Cabe-nos estabelecer a melhor estratégia. É sempre importante ter todas as jogadoras disponíveis", referiu.

O encontro com a República Checa, da primeira mão do segundo play-off, vai ser disputado no Estádio do Dragão, no Porto, sendo expectável que possa ser batido o recorde de assistências num jogo da seleção feminina, com o selecionador a dizer que "será importantíssimo ter o apoio dos portugueses" e que as jogadoras "estão confortáveis com esse apoio".

"Aquilo que nos diz a história desta equipa é que a reação tem sido sempre muito positiva. Não podemos querer estes palcos e depois ficarmos com medo de jogar com tanta gente. Temos tido oportunidades de jogar com muito público [...]. Mesmo se estivermos num dia menos positivo, sabemos que o público nos vai ajudar a dar o passo em frente", afirmou.

Sobre a República Checa, Francisco Neto assume que "o nível de exigência subiu e vai subir", frente a uma seleção "competitiva, bem organizada", que vai obrigar Portugal a "dar o passo em frente" na sua forma de jogar e competência.

"É um jogo em que vamos ter de dar o passo em frente. Nós, nos últimos jogos, tivemos muita preponderância com bola. Muitos dos nossos problemas defensivos foram resolvidos na reação à perda de bola. Vai-nos obrigar a não ter bola, vai entrar mais no nosso setor defensivo, algo que não tem acontecido tanto nos últimos jogos", referiu.

Portugal garantiu o apuramento para o segundo play-off de qualificação depois de afastar o Azerbaijão, com um vitória por 4-1 fora e por 4-0 em Vizela, encontrando agora a República Checa em 29 de novembro, no Estádio do Dragão, no Porto, e em 03 de dezembro em Teplice.

O Europeu feminino de 2025 disputa-se na Suíça, de 02 a 27 de julho do próximo ano, com a equipa das 'quinas' a procurar o terceiro apuramento consecutivo.

 

Lista de 26 convocadas:

- Guarda-redes: Inês Pereira (Deportivo da Corunha, Esp), Patrícia Morais (Sporting de Braga) e Rute Costa (Benfica).

- Defesas: Joana Marchão (Servette, Sui), Ana Seiça (Tigres, Mex), Diana Gomes (Sevilha, Esp), Catarina Amado (Benfica), Carole Costa (Benfica), Nelly Rodrigues (Nantes, Fra), Ana Borges (Sporting), Alícia Correia (Sporting) e Ana Rute (Sporting de Braga).

- Médias: Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Tatiana Pinto (Atlético de Madrid, Esp), Francisca Nazareth (FC Barcelona, Esp), Andreia Faria (Benfica), Andreia Norton (Benfica), Fátima Pinto (Sporting), Andreia Bravo (Sporting) e Dolores Silva (Sporting de Braga).

- Avançadas: Jéssica Silva (Gotham, EUA), Ana Dias (Tigre, Mex), Diana Silva (Sporting), Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (Racing Power) e Stephanie Ribeiro (Pumas, Mex).

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Óbito

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas