Podia ter acontecido, mas não aconteceu. Geovany Quenda não conseguiu concretizar a tão desejada estreia pela principal seleção de Portugal, no empate frente à Croácia (1-1), na passada segunda-feira, pelo que também não superou o recorde de Paulo Futre, como o jogador mais jovem de sempre a vestir a camisola das quinas.
Em conversa com o Desporto ao Minuto, José Dias Ferreira, antigo dirigente do Sporting, não poupou nas críticas a Roberto Martínez, por ter 'barrado', uma vez mais, o sonho do jovem atleta português, falando mesmo de uma "perseguição" a jogadores do clube de Alvalade. Para além disso, o advogado acusou o selecionador de ser "incompetente" e não hesitou em apontar momentos particulares no que à gestão de ativos diz respeito.
"Se não fosse do Sporting, teria a oportunidade. Como joga no Sporting, aquilo serve para desmoralizar jogadores. Ao contrário do que ele dizia do João Félix, que era preciso recuperar, afinal… Não proporciona aos jogadores do Sporting esses momentos. Há nitidamente uma perseguição aos jogadores do Sporting. Sobre isso não tenho dúvidas. Não há seriedade na escolha dos jogadores. Aquilo não é a seleção nacional. É a seleção da Federação Portuguesa de Futebol, mais propriamente do selecionador [Roberto] Martínez", começou por dizer, sem 'papas na língua'.
"É desonestidade intelectual. Não escolhe os jogadores porque são do Sporting. Há manifestamente uma perseguição. Diz muito bem deles, são todos uns craques e são os jogadores da equipa que vai à frente e ganhou o campeonato, mas, depois, nada disto serve para o senhor Martínez. É um propagandista. Aprende a falar português, mas não sabe português, nem tem nenhum sentido do que é a seleção nacional. Ele devia era olhar para o colega dele em Espanha [Luis de la Fuente], para ver como se faz e se escolhe. Estreou um jogador com 16 anos [Lamine Yamal] e foi campeão [europeu]. O senhor Martínez não ganhou nada em situação nenhuma. Está aqui a ganhar dinheiro, simplesmente", acrescentou de seguida.
Geovany não é caso único
Para além do jovem de 17 anos, outros jogadores do Sporting como Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão já foram chamados por Roberto Martínez e, embora o primeiro ainda seja uma opção algo regular, os outros dois poucos minutos somaram, tratando-se de um tema sobre o qual Dias Ferreira foi perentório.
"O [Francisco] Trincão, que é dos melhores jogadores, jogou uns cinco minutos [diante da Polónia]. Já na outra vez, o Pote apenas entrou a um minuto do fim. Ainda por cima, desconsidera-os e desmoraliza-os. Por isso é que acho que está manifestamente contra os bons jogadores do Sporting, que têm mais do que lugar na seleção nacional. Ele nem os põe a jogar. A demonstração foi clara [na Croácia]. Estreou o Fábio Silva e mais não sei quem, mas ao Quenda tirou a oportunidade", vincou, antes de lamentar as palavras do técnico espanhol, em torno do recorde que não foi batido pela jovem promessa.
Geovany Quenda deixou os sub-21 na passada sexta-feira para se juntar à principal seleção nacional, mas acabou por não sair do banco no duelo disputado na Croácia.© Getty Images
"Ainda disse que ele não estava na seleção para ser o jogador a estrear-se mais cedo, mas sim para ajudar a seleção. Só que ainda não jogou. Nem vale a pena. Eu que até gosto de espanhóis… É incompetente. Não há outra escolha. Ainda no outro dia meteu-os a jogar num sistema que ninguém sabe o que é, mas os jogadores são de alta qualidade, começam a jogar e está feito. Ele não tem mérito nenhum quando a seleção joga bem e isso viu-se bem contra a Polónia", sublinhou.
Questionado sobre o impacto que a terceira tentativa de estreia falhada poderia ter sobre Geovany Quenda, o antigo dirigente leonino, de 77 anos, considerou ainda que o ala leonino aparenta ter "mais maturidade do que o próprio selecionador".
"Julgo que tem maturidade suficiente, até mais do que o próprio selecionador. Mesmo lá para a frente, [o Quenda] já deve ter percebido a personalidade que tem o selecionador nacional. Não deve estar muito preocupado. Tem com certeza apoio suficiente no clube. É um jogador que já é falado pelo mundo inteiro. Tem feito as exibições que tem. Foi apoiado e lançado por Ruben Amorim, mas para Roberto Martínez não serve. Não serve… Ele deve perceber tanto de futebol como eu sei de lagares de azeite", atirou.
Nova tentativa para ser levada a sério?
As seleções só regressam no próximo mês de março, pelo que se trata de uma nova janela de oportunidade para Geovany Quenda, já nas contas dos 'quartos' da Liga das Nações, sendo que tal já acontecerá com uma nova estrutura diretiva a comandar os destinos da Federação Portuguesa de Futebol (dado que o 'reinado' de 13 anos de Fernando Gomes está prestes a chegar ao fim), sendo que Dias Ferreira não hesitou em apontar Roberto Martínez... à porta da saída.
"O selecionador não tem categoria para desmoralizar Quenda. Ele bem procura isso, particularmente com jogadores do Sporting. O resto valoriza-os todos. Valoriza este, valoriza aquele. A nossa seleção deve ter mais um 'sponsor' especial. Quando começo a ver quem são os jogadores… Um que joga no Mallorca [Samu Costa], que já se estreou e ainda jogou outra vez. Depois o Nelson Semedo, ora vai para a esquerda, ora vai para a direita. Não sei bem o que será aquilo, mas Roberto Martínez sabe perfeitamente o que é. Não manda nada", afirmou.
"Não sei se [uma troca] seria favorável para o Geovany, ou se para a seleção. O que interessa realmente é a seleção nacional e o seu valor. Se eu fosse presidente da Federação, era a primeira coisa que eu fazia. Mandava-o fazer as malas e boa viagem para Espanha. 'Adios'. Não tenha dúvidas…", rematou sobre o assunto.
Recorde-se que Geovany Quenda, internacional por várias camadas jovens portuguesas, estreou-se pela equipa principal esta temporada e, para além dos dois golos e da solitária assistência nos 18 jogos pelo Sporting, tem contribuído de uma forma digna de registo para o sucesso dos campeões nacionais. Ainda assim, a oportunidade concedida por Roberto Martínez não tem ido além das meras convocatórias. A falta de minutos gera polémica e a questão que se impõe é: irá Quenda a jogo quando voltar a surgir na próxima lista de convocados? Vamos ver.
Leia Também: Quenda reage à estreia adiada na seleção... e fala sobre o Sporting