Foi esta sexta-feira que a FIFA divulgou a lista de nomeados para as várias categorias dos prémios The Best, que anualmente distinguem os melhores jogadores do mundo. Na categoria principal, a de melhor atleta masculino, vão a votos várias caras bem conhecidas, mas a surpresa é a inclusão do nome de Lionel Messi.
O craque argentino, que em 2023 se mudou para o Inter Miami, fez 25 jogos pelo clube norte-americano ao longo deste ano, mas viu-se a contas com uma lesão, contraída na final da Copa América, que o afastou dos relvados durante alguns meses. Não era esperado que Messi fizesse parte dos nomeados este ano, até por estar, atualmente, a jogar na MLS, mas a FIFA trocou as voltas a todos e juntou-o aos seguintes jogadores: Bellingham, Dani Carvajal, Erling Haaland, Toni Kroos, Mbappé, Rodri (vencedor da Bola de Ouro), Federico Valverde, Vinícius Júnior, Florian Wirtz e Lamine Yamal.
#TheBest FIFA Men's Player 2024 nominees.
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 28, 2024
Let the voting begin... ️
Já no que diz respeito ao onze do ano, mais concretamente à posição de avançado, é possível encontrar o nome de Cristiano Ronaldo, craque português do Al Nassr, bem como o de Viktor Gyokeres, estrela do Sporting. Haaland, Messi, Mbappé, Vinícius Júnior e Yamal, uma vez mais, também vão a votos, entre outros.
© X/FIFA
Passando aos médios, o destaque vai para a presença de Rodri, último vencedor da Bola de Ouro, e de Toni Kroos, que se despediu este verão dos relvado.
© X/FIFA
É na lista de melhores defesas que estão os nomes do argentino Otamendi, central do Benfica, e do português Rúben Dias, jogador do Manchester City, que competem com Dani Carvajal, Grimaldo, Hummels, Laporta e Rudiger, por exemplo.
© X/FIFA
Por fim, e olhando para os guarda-redes, o ex-Benfica Ederson, o titular de Jorge Jesus no Al Hilal Bounou e o suplente de Trubin na seleção da Ucrânia Lunin são alguns dos atletas eleitos.
© X/FIFA
A cerimónia do The Best também irá distinguir a melhor jogadora de 2024 e são 16 as atletas que vão a votos. Já no onze feminino do ano, as jogadoras também serão divididas pelas quatro posições em campo.
© X/FIFA
Xabi Alonso, Carlo Ancelotti, Óscar De La Fuente, Pep Guardiola e Luciano Scaloni disputam o prémio de melhor treinador do ano.
© X/FIFA
Os prémios The Best terão ainda outras categorias, tais como melhor treinador de futebol feminino e melhor golo (Puskas Award). As votações, recorde-se, podem ser feitas por qualquer pessoa no site da FIFA.
Leia Também: Gyokeres nomeado para melhor avançado do mundo (com CR7 e Messi)
Leia Também: Otamendi e um português nomeados para melhores defesas do mundo
Leia Também: Gyokeres nomeado para melhor avançado do mundo (com CR7 e Messi)