O regresso ao Estádio do Dragão parecia ser o segredo. Após quatro jogos fora de portas em que não houve espaço para sorrisos, o FC Porto bateu o Casa Pia (2-0), esta segunda-feira, posicionando-se agora a apenas três pontos do líder Sporting.
Frente a uma equipa que só tinha perdido frente aos campeões nacionais nos últimos dez jogos, os azuis e brancos tiveram dificuldades em traduzir as várias oportunidades em golo... e o nulo persistiu até ao intervalo.
No regresso dos balneários, o aniversariante Vítor Bruno preferiu não mexer na equipa e não tardou em ter a sua recompensa, com os golos de Fábio Vieira (51') e Samu Aghehowa (55'), numa entrada supersónica na segunda parte a valer a 'fuga' ao Benfica e a aproximação ao trono.
Ainda demorou…
Com apenas uma alteração face ao empate diante do Anderlecht (2-2), em função da troca de Alan Varela por Fábio Vieira, Vítor Bruno sabia que tinha forçosamente de regressar aos triunfos, num dia em que completou o seu 52.º aniversário, embora a entrada não tenha sido sintomática dessa 'obrigação'.
Aliás, a equipa de João Pereira - com quatro mexidas no onze - foi a primeira a criar verdadeiramente perigo, através de Jérémy Livolant (15'), até que os azuis e brancos começaram a aparecer em força junto da baliza adversária, sobretudo a partir da meia hora.
Nehuén Pérez teve uma dupla oportunidade no mesmo segundo, Samu Aghehowa viu João Goulat tirar-lhe o 'pão da boca' e Fábio Vieira e Wenderson Galeno também tentaram a sua sorte, num fecho de primeiro tempo que ficou marcado pelos protestos de uma eventual grande penalidade para o clube da cidade Invicta.
Bolo servido e velas sopradas
Vítor Bruno confiou no processo e não fez nenhuma substituição ao intervalo, acabando por 'colher os frutos' dessa decisão, pouco depois, de forma supersónica, graças aos festejos de Fábio Vieira (51') e Samu Aghehowa (55').
Numa boa jogada com o avançado espanhol, o médio português abriu o ativo no coração da grande área e fez 'explodir' o Estádio do Dragão de alegria, seguindo-se o remate certeiro de Samu, após passe de Pepê, a mostrar que o dragão já não 'Pia'... e cospe fogo.
Já para lá da hora de jogo, Otávio ainda atirou ao poste e Galeno também ameaçou entrar para a marcha de marcadores, porém, do outro lado, Tchamba e Max Svensson também obrigaram Diogo Costa a estar atento para evitar que o jogo fosse relançado.
Com este resultado, o FC Porto - que havia sido goleado na Luz (4-0) na última jornada - segue no segundo lugar, com 30 pontos, a três do líder Sporting, e com mais dois do que o Benfica (com menos um jogo). Já o Casa Pia ocupa a décima posição, com 13 pontos, os mesmos que o Estoril.
[Notícia atualizada às 23h02]
Leia Também: FC Porto ficou a pedir penálti neste lance, mas o árbitro mandou seguir
Leia Também: Fábio Vieira 'tomou o gosto' e fez assim 'explodir' o Dragão
Leia Também: 'Bomba' de Samu aumentou vantagem do FC Porto e Vítor Bruno reagiu assim
Onzes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Nehuén Pérez, Otávio Ataíde, Francisco Moura, Stephan Eustáquio, Nico González, Fábio Vieira, Galeno, Pepê e Samu.
Casa Pia: Patrick Sequeira, Duplexe Tchamba, Ruben Kluivert, João Goulart, Larrazabal, Beni Mukendi, Telasco Segovia, Leonardo Lelo, Nuno Moreira, Jérémy Livolant e Cassiano.
Antevisão
Na sequência de quatro deslizes consecutivos, o FC Porto está de regresso ao Estádio do Dragão, esta segunda-feira, para receber o Casa Pia, em duelo referente à 12.ª jornada da I Liga.
Os dragões estão pressionados a reagir, já depois de terem enfrentado vários episódios de contestação ao longo dos últimos dias, desde a derrota europeia frente à Lazio (2-1) e da goleada no Clássico, diante do Benfica (4-0), à eliminação na Taça de Portugal, provocada pelo Moreirense (2-1) e ao empate diante do Hoffenheim (2-2) na Liga Europa.
Porém, pela frente, a equipa de Vítor Bruno não terá um adversário fácil, bastando reparar que, nos últimos dez jogos, os gansos apenas perderam um (em Alvalade, diante do Sporting) e somaram cinco vitórias e quatro empates.
De referir que o líder e campeão Sporting deslizou na receção ao Santa Clara (0-1), pelo que o FC Porto pode encurtar a distância para o trono em três pontos, com o Benfica 'à perna'.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), no Estádio do Dragão, com arbitragem de Hélder Malheiro, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto-Casa Pia: Regresso ao Dragão afasta ou alonga a crise?