Crónica em atualização]
Já se pode falar em crise? O Sporting voltou a perder, esta quinta-feira, na visita ao Moreirense (1-2), em jogo de abertura da 13.ª jornada da I Liga, e deixou escancaradas as portas da liderança, uma vez que os rivais FC Porto e Benfica com via aberta para o primeiro lugar.
Gyokeres (12') até adiantou bastante cedo os leões em Moreira de Cónegos, com uma grande penalidade, mas ainda na primeira parte o conjunto liderado por César Peixoto conseguiu dar a cambalhota no marcador, graças aos golos de Dinis Pinto (19') e Schettine (35').
Golos sofridos pelo 🦁 Sporting esta época:
— Playmaker (@playmaker_PT) December 5, 2024
Nos primeiros 14 jogos: 8
Nos últimos 8 jogos: 13 pic.twitter.com/qmzeeujMDC
João Pereira averbou, assim, a terceira derrota em quatro jogos como treinador da equipa principal do Sporting e já perdeu a vantagem pontual alcançada por... Ruben Amorim.
As contas são simples. se o Benfica vencer o Vitória SC no sábado passa a somar 31 pontos, mas ainda tem um jogo em atraso, com o Nacional, agendado para dia 19 deste mês. Se vencer ambos os jogos, passará o Sporting e ocupará a liderança.
Por seu turno, o FC Porto pode igualar já no sábado os 33 pontos do Sporting, se vencer no reduto do Famalicão, mas ficará sempre atrás dos leões na tabela classificativa, por conta do confronto direto.
Filme do jogo
João Pereira voltou a mexer no onze, abdicando do desinspirado Marcus Edwards - em quem tinha aposta nos três primeiros jogos - e também relegando Quenda para o banco.
A frente de ataque resumia-se, assim, a Gyokeres e Trincão, uma vez que Daniel Bragança tentava vestir a 'pele' de Pedro Gonçalves, com o meio-campo entregue a Morita e Hjulmand.
O primeiro golo não tardou em aparecer em Moreira de Cónegos e resultou de um penálti cometido por Marcelo. O experiente defesa brasileiro agarrou-se demasiado a Gyokeres e o sueco não perdoou na hora de converter o castigo máximo em golo, abrindo o marcador aos 11 minutos.
A formação cónega reagiu bem ao golo e apenas quatro minutos depois podia ter chegado ao empate. Depois de uma boa jogada pela esquerda, a bola sobrou para Dinis Pinto, que apesar do potente remate não acertou na baliza de Kovacevic.
No entanto, o defesa português parecia estar com 'fome' de golo e acabaria por ser feliz poucos minutos depois. Alazinho cruzou e Dinis Pinto (19') atirou, de cabeça, para o empate, deixando Moreira de Cónegos ao rubro.
O Sporting parecia perdido em campo, sem grandes ideias para atacar de forma organizada, e acabou por consentir a cambalhota no marcador ainda antes do intervalo. Schettine, aos 35 minutos, aproveitou um erro de Catamo para atirar, de primeira, para o fundo da baliza do Sporting, deixando o Moreirense em vantagem pela primeira vez na partida.
Mesmo em cima do apito para o intervalo, o Moreirense quase voltava a bater Kovacevic, com o guardião bósnio a evitar um remate rasteiro de Madson.
A segunda parte começou com uma tripla oportunidade de golo do Sporting, seguindo-se, na sequência de um canto, uma bola na barra após um golpe de cabeça de Hjulmand.
Apesar da reentrada forte, o Sporting voltou a perder tração, ao mesmo tempo que o Moreirense foi controlando todas as ações do jogo, numa atitude de gestão de resultado, mas sempre de olho num possível contra-ataque.
João Pereira conseguia ver que a equipa precisava de algo mais e aos 66 minutos fez uma dupla mexida, fazendo entrar Quenda e Maxi Araújo para os lugares de Daniel Bragança e St. Juste.
As alterações não surtiram, porém, grande efeito e o treinador leonino viu-se obrigado a dar nova dose de energia aos 77 minutos, lançando Debast e Harder para dentro de campo e fazendo sair Diomande e Catamo.
Aos 81 minutos, Hjulmand voltou a acertar na trave da baliza à guarda de Kewin e o empate esteve novamente à vista em Moreira de Cónegos.
Até ao apito final, os leões protagonizaram um verdadeiro 'assalto' à baliza cónega, mas foram esbarrando na muralha erguida por Kewin e companhia, apesar dos vários sustos que os cónegos viveram.
O Sporting acumulou, assim, a segunda derrota no campeonato, e pode ver os rivais aproximarem-se pela segunda ronda consecutiva, acionando todos os alarmes e mais alguns em Alvalade.
Por seu turno, o Moreirense confirma ser um 'osso duro de roer', especialmente em casa, onde já empatou frente ao Benfica, 'despendido' Roger Schmidt, e eliminou o FC Porto na Taça de Portugal. A equipa comandada por César Peixoto soma agora 20 pontos e sobe, provisoriamente, ao sétimo lugar.
Momento do jogo: O golo do empate trouxe de volta toda a intranquilidade vista no Sporting desde a saída de Ruben Amorim.
Equipas iniciais
ONZE DO MOREIRENSE: Kewin, Dinis Pinto, Marcelo, Maracás, Frimpong, Ismael, Sidnei Tavares, Alanzinho, Benny, Madson e Schettine
ONZE DO SPORTING: Vladan Kovačević, St. Juste, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Geny Catamo, Daniel Bragança, Morita, Hjulmand, Francisco Trincãoe Viktor Gyökeres
Antevisão
O Sporting visita, esta quinta-feira, o Moreirense em jogo de abertura da 13.ª jornada da I Liga. Os leões encontram-se na liderança, mas na última jornada perderam em casa, ante o Santa Clara, e permitiram que tanto Benfica como FC Porto se aproximassem do topo da tabela classificativa.
O histórico de confrontos é amplamente favorável ao Sporting, que venceu quatro dos cinco jogos frente aos cónegos no campeonato, mas vale recordar que a transição Amorim-João Pereira está longe de estar a correr bem e qualquer passo em falso pode sair caro à turma leonina.
Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Moreirense e Sporting a partir das 20h15 no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Moreirense-Sporting: Leão sob pressão visita palco 'maldito' dos rivais