O Benfica garantiu, este sábado, mais uma aproximação ao Sporting, na liderança da I Liga, ao receber e derrotar o Vitória (1-0), em jogo da 13.ª jornada do campeonato.
Numa tarde de pouca inspiração na Luz, valeu o tento solitário de Kerem Akturkoglu (29') para que as águias conseguissem aproveitar, pela segunda ronda consecutiva, o deslize dos leões, ficando agora a apenas dois pontos do rival, sendo que ainda têm um jogo em atraso - com o Nacional, agendado para dia 19 de dezembro.
Feitas as contas, o Sporting contabiliza 33 pontos, ao passo que o Benfica soma 31. No entanto, se as águias conseguirem vencer os próximos dois jogos no campeonato, ante AVS e Nacional, o primeiro lugar passará a ser ocupado pelas águias.
Filme de jogo
A primeira parte ficou longe de ser brilhante, com as duas equipas a correrem muito, mas sem criarem grandes lances de perigo, pecando, sobretudo, no momento do último passe.
Ainda assim, e já depois de Pavlidis ter um golo anulado por evidente fora de jogo, o Benfica passou para a dianteira do marcador, graças ao remate certeiro, aos 29 minutos, de Kerem Akturkogolu, que chegou à dezena de golos com a camisola das águias.
O golo trouxe a tranquilidade necessária à equipa de Bruno Lage, que pouco depois dispôs de outra grande oportunidade, mas nem Pavlidis nem Akturkogolu tiveram pontaria para conseguir bater novamente Bruno Varela.
O Vitória, por seu turno, tentava explorar os movimentos de Kaio César na direita, mas uma vez mais a falta de critério no último passe acabava por ser notória.
Após o intervalo, os comandados por Rui Borges quiseram reentrar com outra agressividade e aos 50 minutos Rivas obrigou Trubin a defesa apertada. Aos 64 minutos, foi Nuno Santos quem esteve perto do golo, mas viu Otamendi esticar-se todo para evitar um eventual empate.
O Benfica, por outro lado, tinha a atitude oposta, cedendo ao relaxamento da gestão de um resultado curto e perigoso. Nesse sentido, Lage tentou dar nova dose de adrenalina ao jogo e fez entrar, aos 67 minutos, Amdouni para o lugar de Barreiro, dando maior projeção ofensiva às águias.
Os encarnados conseguiram ganhar novo alento na partida e aos 77 minutos Pavlidis até teve nos pés a melhor oportunidade do segundo tempo, mas revelou falta de pontaria e atirou por cima da barra da baliza à guarda de Varela.
O falhanço do grego representou a falta de inspiração geral na partida e foi sem surpresas que o resultado se manteve inalterado até ao final dos 90 minutos.
Momento do jogo: O timing do golo de Akturkoglu deixou tudo mais fácil para o Benfica, ao mesmo tempo que desmoralizou o Vitória.
Equipas iniciais
O nosso 𝗢𝗡𝗭𝗘! #SLBVSC • #LigaPortugalBetclic pic.twitter.com/lOrrJTdNaM
— SL Benfica (@SLBenfica) December 7, 2024
️ Alteração no 𝗢𝗡𝗭𝗘 𝗜𝗡𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟: Alberto Costa sucede a Bruno Gaspar https://t.co/xG8BH8w4jM
— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) December 7, 2024
Antevisão
O Benfica recebe, este sábado, o Vitória SC em jogo da 13.ª jornada da I Liga, numa tarde na qual pode assinar nova aproximação ao topo da tabela classificativa por conta de mais uma derrota do Sporting.
Do outro lado estará, porém, um Vitória que não está disposto a abdicar do seu ADN e que tudo fará para pontuar na Luz, estádio onde, de resto, já não vence desde... 2009.
Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Benfica e Vitória SC a partir das 18h00 no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Já é conhecido o calendário de Benfica e FC Porto no Mundial de Clubes