O clube inglês recorda que Nani ajudou a equipa de Sir Alex Ferguson a conquistar quatro títulos da Premier League e foi influente no triunfo da Liga dos Campeões de 2008 sobre o Chelsea, em Moscovo, convertendo um dos penáltis no desempate.
"Venceu também a Supertaça inglesa, marcando um dos melhores golos já vistos na competição (frente ao Manchester City, em 2011), além de duas Taças da Liga e o Mundial de Clubes da FIFA em 2008", recorda o clube inglês do treinador Ruben Amorim, numa mensagem divulgada nas redes sociais.
O clube aponta ainda que "o habilidoso extremo regressou por empréstimo ao Sporting, em 2014, no âmbito do acordo que levou Marcos Rojo a Old Trafford" e, um ano depois, "partiu definitivamente para o Fenerbahçe, com um registo final de 41 golos em 230 jogos pelos 'reds'".
"Gostaríamos de desejar a Nani tudo de bom na sua reforma e esperamos vê-lo novamente em breve", adianta a mensagem deixada no sitio oficial do Manchester United, acompanhada de um vídeo com alguns momentos do jogador português.
O extremo internacional português, campeão da Europa por Portugal no Euro2016, anunciou no domingo nas redes sociais o final da carreira, aos 38 anos, numa altura em que representava o Estrela da Amadora na I Liga, clube da sua cidade natal.
"Chegou a altura de dizer adeus. Tem sido um percurso incrível e quero agradecer a cada pessoa que me ajudou e apoiou, nos altos e baixos, durante uma carreira que durou mais de 20 anos e me proporcionou tantas memórias inesquecíveis", replicou o clube inglês.
Nani, formado no Sporting e que chegou aos 'reds' em 2007, no mesmo dia em que também foi anunciada a contratação do médio brasileiro ex-FC Porto Anderson, disse ainda que "está na hora de virar a página" e focar-se em "novos objetivos e sonhos".
Ao todo, foram 17 títulos como sénior, com o Euro2016 à cabeça e uma Liga dos Campeões e Mundial de clubes também como destaques, estas duas pelo Manchester United em que viveu os melhores anos da carreira, primeiro ao lado de Cristiano Ronaldo e, depois, a ajudar os últimos anos de sucesso dos 'red devils', ainda com Alex Ferguson no comando técnico.
Foi aí que acabou por ser nomeado várias vezes para a Bola de Ouro, sendo campeão inglês por quatro vezes, entre outros títulos, formando combinações de ataque com Wayne Rooney, Carlos Tévez, Ryan Giggs e Dimitar Berbatov, entre outros, depois de Ronaldo sair para o Real Madrid.
Em Portugal, conquistou três vezes a Taça de Portugal e uma a Taça da Liga, tendo capiteaneado o Sporting, ao qual chegou no final da formação, iniciada no Real Massamá, para se estrear como sénior em 2005/06, com 36 jogos e seis golos.
Depois de nova temporada de destaque, a transferência para o United, em que jogaria vários anos até voltar ao Sporting (2014/15, com 37 jogos e 12 golos), primeiro, e sair para o Fenerbahçe, depois, estando na Turquia na época 2015/16 que culminou com a alegria por Portugal - esteve em três Europeus e um Mundial, mas foi nesse ano que 'brilhou', com três golos num torneio em que acabou com a braçadeira de capitão na final, ganha à França, após Ronaldo sair lesionado.
Jogou no Valência e na Lazio, voltou aos 'leões' uma última vez em 2018 e, depois, embarcou para os Estados Unidos, para o Orlando City. Aventurou-se de novo na Europa, no Veneza, esteve no Melbourne Victory, na Austrália, e no Adana Demirspor, em 2023/24, voltando a 'casa' esta época.