O Benfica procura alcançar, na noite desta quarta-feira, uma vitória decisiva ante o Bologna na Liga dos Campeões, visando manter viva a esperança de chegar aos oitavos de final da renovada Liga dos Campeões.
Após uma vitória épica no Mónaco, o Benfica recebe a turma italiana para mais uma noite europeia. As águias dispõem de uma boa oportunidade para imperar na receção ao conjunto transalpino, desfalcado do ponta de lança Riccardo Orsolini, que regista esta temporada sete golos e uma assistência em 18 desafios oficiais.
Além de ter uma baixa de peso, a formação italiana segue numa fase menos boa na Champions. A equipa transalpina conseguiu somar um ponto ao cabo de cinco jornadas e, curiosamente, nunca mediu forças com as águias.
A partida entre Benfica e Bologna, que decorrerá no Estádio da Luz, tem apito inicial aprazado para as 20h00 desta quarta-feira e será ajuizada por Radu Petrescu, da Roménia.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Calendário complicado até ao final do ano civil: "A equipa sente-se motivada para corresponder a cada momento. Era esse o objetivo há três meses. Traçar um plano daquilo que queríamos e os jogadores têm feito um trabalho exemplar. Vai ser um calendário difícil e apertado, com mais um jogo em atraso com o Nacional, por isso sentimos a equipa motivada. Os jogadores têm de estar todos disponíveis para corresponder e um bom exemplo disso é termos jogadores a vir do banco e a ajudar a equipa. Outro exemplo é a exibição do Barreiro no último jogo. Não interessa pensar no futuro se amanhã a equipa não se apresentar no máximo da sua competência para vencer o jogo."
Benfica nunca defrontou Bologna. O que espera? "Vou seguir o que o Bah diz, porque é o que nós sentimos. Vai ser um jogo muito difícil. O Bologna é um adversário muito competente. Fizeram boas exibições, apesar dos resultados. Liverpool, Aston Villa, Juventus... Vamos encontrar uma equipa que gosta de pressionar muito, que gosta de ser vertical. É um adversário muito difícil e temos de estar no nosso melhor para vencermos. A nossa ambição é vencer o jogo e juntar mais três pontos para amanhã olharmos para a classificação e sentirmos que temos 12 pontos e estamos numa boa posição."
Benfica mais atento ao playoff do que na qualificação direta: "O plano é olhar para nós e como podemos jogar. Os objetivos são claros. Passar à fase seguinte. Vamos jogar contra Bologna, Juventus e Barcelona. Bologna e Juventus empataram 2-2 no último jogo. Cada jogo será difícil e queremos ter o número de pontos possível para seguir em frente."
Vincenzo Italiano
Dificuldades: "Vamos adaptar-nos e responder a uma equipa que, do ponto de vista da qualidade, é muito forte e, neste estádio, consegue o triplo do rendimento do que é normal."
Chave para poder vencer: "Temos de ser mais concentrados, os detalhes contam muito e já nos faltaram detalhes antes. Temos capacidade para colocar dificuldades a qualquer equipa, mas ainda não conseguimos ganhar jogos [na Liga dos Campeões]. Vamos tentar criar uma surpresa amanhã [quarta-feira], vamos ver."
Fragilidades do Benfica: "É uma equipa sólida, forte no seu campeonato e de enorme valor, mas nesta competição há situações em que perdeu o controlo e temos de aproveitar. Tem muitos jogadores para a frente, mas, por vezes, concedem espaços interessantes, e se quisermos continuar a sonhar, temos de acreditar, ser concentrados, eficazes e ver o que acontece."
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-V-V
Bologna: D-D-V-V-E
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Leandro Barreiro, Florentino Luís, Ángel Di María, Kerem Aktürkoğlu, Fredrik Aursnes, Vangelis Pavlidis
Bologna: Lukasz Skorupski, Emil Holm, Jhon Lucumí, Sam Beukema, Juan Miranda, Remo Freuler, Tommaso Pobega, Dan N’Doye, Jens Odgaard, Santiago Castro, Benjamín Domínguez.
Ausências
Benfica: Renato Sanches e Tiago Gouveia (lesionados).
Bologna: Riccardo Orsolini, Michel Aebischer, Juan Miranda e Benjamin Dominguez (lesionados).
Leia Também: Dos abraços aos sorrisos. Benfica preparou assim regresso à Champions