Rui Borges diz que consistência é o maior desafio para o Vitória SC

O treinador Rui Borges afirmou hoje que a consistência é atributo decisivo para o Vitória SC ter sucesso, ao projetar "grandes dificuldades" com o Rio Ave, no fecho da 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Notícia

© Getty Images

Lusa
15/12/2024 13:45 ‧ 15/12/2024 por Lusa

Desporto

I Liga

Responsável por uma equipa que, na quinta-feira, alcançou o 10.º triunfo em 11 jogos 'europeus' nesta época, ao golear os suíços do St. Gallen (4-1), mas que venceu duas vezes e perdeu duas nos últimos quatro encontros do campeonato, o técnico frisou que a regularidade é 'chave' para os minhotos atingirem patamares competitivos mais elevados.

 

"A consistência é o mais difícil de alcançar no futebol. Se queremos ser grandes, devemos almejar a ter essa consistência por mais jogos, mas é difícil porque do outro lado também estão boas equipas, com bons jogadores. O nosso campeonato é competitivo, mas sei que a equipa está com uma ambição enorme, com uma energia positiva", disse, na antevisão ao jogo marcado para as 20:45 de segunda-feira.

Agradado por liderar um grupo de jogadores com "ânsia de fazer história" pelo emblema vimaranense, o técnico de 44 anos rejeitou que a hipótese de quebrar a invencibilidade caseira do Rio Ave, em curso desde outubro de 2023, constitua "motivação extra" para os minhotos, embora a circunstância demonstre, a seu ver, "a dificuldade de jogar" no reduto vila-condense.

Dotada de "algumas dinâmicas parecidas" com as do Vitória, a formação treinada por Petit é "competitiva e bem organizada" e dispõe de "jogadores muito rápidos na frente", "capazes de fazer a diferença", atributos que merecem ser encarados com "muito rigor" na hora de defender, acrescentou.

"Teremos um jogo de dificuldade grande. Temos de ser competitivos, intensos e tentar estar por cima do jogo, sabendo que, em alguns momentos, o adversário vai estar por cima. Temos de ser competentes e rigorosos", vincou.

Apesar de reconhecer que há diferenças "mentais e de pensamento" no modo como os jogadores encaram a Liga Conferência e as provas internas e também que o "acumular de jogos e de viagens" influencia o desempenho, Rui Borges salientou que os vitorianos querem contrariar a perda de pontos em jogos anteriores.

"O grupo está bem ciente do campeonato que quer. Já perdemos alguns pontos que não merecíamos e outros que merecemos. Não queremos perder mais pontos. Temos de olhar para o Rio Ave com o respeito devido, mas isso não nos pode impedir de querer ganhar", vincou.

O treinador mostrou-se ainda confortável com as rotações que vai levar a cabo na equipa titular, face ao jogo de quinta-feira, na Suíça, e confirmou as ausências do defesa central Borevkovic, ex-Rio Ave, do lateral direito Bruno Gaspar e do avançado Chucho Ramírez, todos por lesão.

O Vitória SC, sexto classificado da I Liga portuguesa, com 21 pontos, defronta o Rio Ave, 10.º, com 15, em partida agendada para as 20:45 de segunda-feira, no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde, com arbitragem de António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria.

Leia Também: Manchester City perplexo com Rodri. Já corre para jogar... esta temporada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Fórmula 1

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas