Já depois do regresso aos triunfos na Liga Europa, o FC Porto volta a jogar em casa, esta segunda-feira, com a receção ao Estrela da Amadora, com a missão de não deixar fugir o Sporting e o Benfica no topo da classificação da I Liga.
O conjunto orientado por Vítor Bruno está pressionado a reagir ao empate em Famalicão (1-1), tentando aproveitar o facto de jogar naquela que é a sua fortaleza, onde ainda não experimentou o sabor da derrota esta época, somando apenas um empate.
Já os tricolores - que não tiveram muita sorte nas últimas deslocações à Luz (goleada por 7-0 na Taça de Portugal) e a Alvalade (goleada por 5-1 na I Liga) - procuram 'limpar' essa imagem deixada nos redutos dos outros ditos 'grandes' de Portugal, surgindo moralizado com o regresso aos triunfos e a consequente saída da zona de descida.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Miguel Nogueira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Vítor Bruno:
Postura do Estrela da Amadora: "É preciso estar atento, sim. Dar a volta a um resultado eleva a confiança para patamares elevados. Há quem caia no erro de analisar os resultados na Luz e em Alvalade, bastante avolumados, mas é preciso reparar que criaram muitas ocasiões de golo, mesmo que ainda não tenham conseguido vencer fora. É ganhar ou ganhar. Temos de entrar fortes, muito autoritários e muito mandões. Vimos de um resultado que nos deixou a dois pontos do topo, onde deveríamos estar. É para isso que vamos olhar".
Êxito em casa: "Não está relacionado com a fortaleza. Tem a ver com os jogos em si e como gerimos depois de nos colocarmos na frente do marcador. Depende dos adversários, da forma como se organizam... Os campeonatos são ganhos fora e em casa. O passado recente também nos diz isso. Ter 50 mil pessoas a 'empurrar' para a vitória é sempre muito melhor do que 3 ou 4 mil nos jogos fora".
Pressão na luta pelo topo: "Fator de pressão há sempre. Vai ser sempre assim o campeonato inteiro, mais ainda quando estamos na Liga Europa, em que teremos mais jogos à segunda-feira e vamos ver os rivais jogar primeiro. Mas isso é sempre assim. Não há como ignorar. Se é pressão a mais ou a menos, vai acontecer semelhante com os nossos rivais e temos de olhar para dentro".
José Faria:
Regresso às vitórias: "Queremos dar continuidade ao nosso processo. Desde que aqui chegámos, seja em que estádio for, o objetivo é conquistar os três pontos. Jogamos num campo difícil e não acredito que o FC Porto esteja fragilizado. Será um erro pensar dessa forma".
Dificuldades no Dragão: "Vai ser um jogo de máxima dificuldade, mas acreditamos muito que temos a capacidade para fazer um bom resultado. Vamos sempre ter uma atitude positiva, tentar superiorizarmo-nos e querer jogar e discutir o resultado".
Estratégia: "Temos capacidade para nos superiorizar e dividir o jogo contra uma equipa forte num ambiente difícil. Vamos fazer o nosso melhor, tentar marcar primeiro se for possível. Quem tem jogadores como eu tenho, sente-se preparado para todos os adversários".
Últimos resultados
FC Porto: V-E-V-E-D
Estrela da Amadora: V-D-D-V-D
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Wenderson Galeno, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Pepê, Fábio Vieira, Danny Namaso e Samu Aghehowa.
Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Ferro, Miguel Lopes, Rúben Lima, Danilo Veiga, Paulo Moreira, Léo Cordeiro, Nilton Varela, Jovane Cabral, Kikas e Alan Ruiz.
Ausências
FC Porto: João Mário, Iván Marcano, Wendell e Marko Grujic (lesionados).
Estrela da Amadora: Daniel Cabral, Tiago Ferreira, André Luiz, Caio Santana e Till Cissokho (lesionados); Miguel Lopes e Alan Ruiz (ausentes).
Leia Também: Vítor Bruno e pressão no FC Porto: "Campeonatos ganham-se em casa e fora"