COP assina protocolo "essencial" com o Mecanismo Nacional Anticorrupção

O vice-presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) considerou "essencial" o protocolo assinado hoje com o Comité Olímpico de Portugal (COP), estimando que o desporto é um setor fundamental para "prevenir os riscos de corrupção".

Notícia

© Lusa

Lusa
18/12/2024 13:28 ‧ 18/12/2024 por Lusa

Desporto

COP

"O MENAC tem por missão a promoção da transparência da integridade na ação pública e a garantia da efetividade de políticas de prevenção da corrupção e de infrações conexas. Nesse âmbito, não podemos deixar esquecer o setor do desporto como um setor essencial para prevenir os riscos de corrupção", declarou.

 

Olívio Mota Amador discursava na cerimónia de assinatura do protocolo entre o COP e a entidade anticorrupção, que decorreu hoje na sede do organismo olímpico.

"Este protocolo que hoje iremos aqui assinar é essencial para permitir a realização e a abertura de um conjunto de iniciativas de formação, não só no âmbito da concretização da efetividade do Regime Geral de Prevenção da Corrupção, como também do Regime Geral de Proteção dos Denunciantes de Infrações", notou.

Para o vice-presidente do MENAC, a parceria permitirá também "abrir campo a uma colaboração noutros domínios", nomeadamente integrando iniciativas específicas relativamente ao desporto no "mês de anticorrupção" (dezembro).

"Formulo votos para que seja o primeiro passo num caminho de profunda e de profícua colaboração em prol da salvaguarda de valores essenciais", concluiu.

Já o presidente do COP defendeu que no desporto, "onde a competição cada vez se torna mais dura, mais difícil", é necessário ter "muita força moral para lutar contra tudo aquilo que, de um momento para o outro, pode desequilibrar o atleta".

"Sabemos que o desporto é e deve ser, para o homem, fruto de uma educação, de fair-play, de integridade, de defesa da honestidade, da lealdade pelos seus adversários. Não há medalha que não tenha verso e o reverso traz, muitas vezes, a corrupção, traz o doping, tantas coisas que urge não meter a cabeça na areia e lutar contra", vincou.

Esta colaboração com o MENAC é "um grande prazer", para Artur Lopes. "A todos os níveis, os desportistas, os treinadores, os dirigentes, tudo o que é o fenómeno desportivo deve, de facto, ter esta luta sempre bem acesa, porque, caso contrário, cair-se-á rapidamente naquilo que nós não queremos", pontuou.

Para o máximo dirigente desportivo nacional, este protocolo servirá também para divulgar até a nível internacional que em Portugal se luta contra a corrupção.

"E se quer um Portugal a nível desportivo, mas não só cada vez mais limpo, mais puro, mais transparente, mais humano, mas também mais voltado para o futuro, um futuro livre, limpo", terminou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Fórmula 1

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas