O tão desejado acerto de calendário está ali ao virar da esquina, mas com alertas pelo meio. O Benfica está de regresso à Madeira, esta quinta-feira, onde vai dar continuidade ao jogo em atraso da 8.ª jornada da I Liga, diante do Nacional, suspenso ao oitavo minuto devido ao célebre nevoeiro.
As previsões meteorológicas não são propriamente as melhores, pelo que a Liga até já 'reservou' uma data alternativa (sexta-feira, a partir das 15 horas), caso um episódio similar se repita na Choupana.
Na altura, no passado dia 6 de outubro, as águias chegaram ao reduto dos madeirenses 'embalados' por cinco vitórias seguidas, a última das quais frente ao Atlético de Madrid (4-0), mas agora a história é outra e Bruno Lage pede uma reação à altura face aos dois empates consecutivos, consentidos diante de Bologna (0-0) e AVS (1-1).
Pela frente, o Benfica terá um adversário, liderado por Tiago Margarido, que regressou aos triunfos ao bater o Moreirense (1-0), na fuga à zona de descida, numa altura em que o clube da Luz tenta a reaproximação ao Sporting e o regresso ao segundo lugar.
O jogo vai ser retomado a partir das 17 horas (horário De Portugal Continental) desta quinta-feira, com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Tiago Margarido:
Estratégia: "Não vamos ter a bola durante o tempo que gostaríamos de a ter, até porque o Benfica é uma equipa de grande qualidade, portanto temos que ser muito inteligentes a defender, compactos, unidos e aguerridos nesse momento".
Melhorias após saída de Roger Schmidt: "O [Bruno] Lage foi inteligente, no sentido em que criou dinâmicas simples dentro da equipa, que fazem emergir o melhor de cada jogador, ou seja, soube aproveitar bem as características de cada atleta".
Apoio num jogo a meio da semana: "Pelo que sei, desde segunda-feira que os nossos adeptos esgotaram os bilhetes, ou seja, vamos ter casa cheia. Só com o apoio deles é que poderemos tirar alguma coisa deste jogo".
Bruno Lage:
Diferenças para o jogo que foi adiado: "É a evolução de dois meses. Jogando duas vezes por semana, acredito que a equipa tenha tido tempo para treinar e consolidar processos. O facto de ter vencido o último jogo traz sempre uma energia muito positiva para a equipa. À partida, os onzes estão definidos. Olhámos muito para o que foram os primeiros minutos e para aquilo que o Nacional fez nos últimos tempos. O importante é que é uma equipa que joga em 4x4x2, com boa dinâmica, com saídas curtas e longas, com dinâmicas diferentes nos corredores laterais... Vai ser um jogo difícil. É sempre difícil jogar na Choupana. Queremos muito jogar o jogo, estamos preparados para jogar o jogo".
Dois empates seguidos: "Tenho dito que há momentos do jogo que ainda não controlamos como gostaríamos. Perguntou sobre os três meses... Olhámos para a equipa, reorganizámos, conhecemos a real posição de alguns jogadores, fomentámos o jogo ofensivo, criando diversas oportunidades de golo. Temos uma média de, aproximadamente, três golos por jogo. São factos reais do que fizemos nos últimos três meses, mas, neste momento, ainda sinto que há momentos do jogo em que temos de evoluir".
Ameaça de nevoeiro: "Com os jogadores, o que pensámos foi na realização do jogo. Não pusemos outra hipótese em cima da mesa, preparámos o jogo como temos vindo a fazer e estamos muito determinados para jogar. Queremos é jogar. Há um regulamento sobre estas situações. É o facto que é um jogo que se repete. A informação que tivemos é que, nos últimos dois meses, nada de especial aconteceu e encontramo-nos na mesma situação. Temos muita ambição de jogar o próximo jogo. Jogar no dia seguinte? É uma coisa de cada vez. Primeiro, que o avião tenha condições para sair, aterrar no Funchal, chegar ao estádio, perceber se se pode realizar o jogo, e, aí sim, terei todo o gosto em responder".
Últimos resultados
Nacional: V-D-E-D-V
Benfica: E-E-V-V-V
Últimos onzes
Nacional: Lucas França, Garcia, Ulisses Wilson, Zé Vitor, José Gomes, Bruno Costa, Luís Esteves, Djibril Soumaré, Dudu, Isaac Tomich e Arvin Appiah.
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Tomás Araújo, Jan-Niklas Beste, Fredrik Aursnes, Leandro Barreiro, Zeki Amdouni, Orkun Kökçü, Kerem Akturkoglu e Arthur Cabral.
Ausências
Nacional: Dudu e Francisco Gonçalbes (lesionados).
Benfica: Tiago Gouveia (lesionado).
Leia Também: Nevoeiro volta a ameaçar Nacional-Benfica e já há nova data 'reservada'
Leia Também: Bruno Lage a torcer pelo Nacional-Benfica: "Se não se realizar..."
Leia Também: Nevoeiro volta a ameaçar o Nacional-Benfica: "Veremos se melhora, mas..."