O Vitória SC fez história, esta quinta-feira, ao confirmar o apuramento direto para os 'oitavos' da Liga Conferência Europa, com um empate frente à Fiorentina (1-1), consentido bem perto do fim. Em 36 equipas, apenas o Chelsea conseguiu fazer melhor do que o clube de Guimarães, que se apura no segundo lugar.
Perante mais de 20 mil adeptos, os pupilos de Rui Borges foram 'empurrados' pelo ambiente fervoroso que se fez sentir no Estádio D. Afonso Henriques e não deixaram o conjunto viola respirar no primeiro tempo.
Desde Nuno Santos a Kaio César, várias foram as oportunidades para mexer com o marcador na primeira meia hora, até que apareceu Gustavo Silva, ao minuto 33, a aproveitar o passe de Kaio César para provocar uma 'explosão' de alegria em Guimarães.
Os vimaranenses continuaram em busca de mais golos na segunda metade, nomeadamente nas investidas de Tiago Silva, João Mendes e Gustavo Silva, mas também a equipa italiana começou a aparecer no jogo e ameaçou por intermédio de Moise Kean e Lucas Beltrán, acabando por chegar ao empate aos 87 minutos, por intermédio de Mandragora.
Apesar da igualdade consentida, o Vitória SC - com dez vitórias em 12 jogos europeus - confirmou a passagem no segundo lugar, com 14 pontos, apenas atrás do Chelsea, cujo pleno de vitórias permitiu a soma de 18 pontos, enquanto a Fiorentina ficou no terceiro posto, com 13.
[Notícia atualizada às 22h01]
Onzes
Vitória SC:
| 11 INICIAL - LINE UP
— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) December 19, 2024
Eis o 𝐎𝐍𝐙𝐄 𝐈𝐍𝐈𝐂𝐈𝐀𝐋 escolhido por Rui Borges!
: Charles, Gui, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Tomás Ribeiro, Tomás Händel, Diogo Sousa, Telmo Arcanjo, Samu, Zé Carlos, Bica e Dieu Merci#EspíritoDeVitória • #UECL • #VSCACFF pic.twitter.com/8oFdoMJ8rQ
Fiorentina:
XI️#forzaviola #fiorentina #uecl #vitoriafiorentina pic.twitter.com/XAaVmiXdev
— ACF Fiorentina (@acffiorentina) December 19, 2024
Antevisão
Já praticamente com os 'oitavos' da Liga Conferência Europa no bolso, Vitória SC e Fiorentina defrontam-se no fecho da fase de liga única da competição, esta quinta-feira, inclusive com um olho na liderança da tabela classificativa, ocupada pelo poderoso Chelsea.
Com quatro vitórias e um empate, o conjunto de Rui Borges soube dar continuidade a uma fase de qualificação 100% vitoriosa (sem qualquer golo sofrido em seis jogos) e, pelo meio, até bateu o recorde da equipa portuguesa com mais triunfos consecutivos na prova.
Com 'duas caras' entre campeonato (num ritmo oscilante) e andança europeias (numa fase imbatível), o clube de Guimarães quer continuar a fazer história, mas está ciente das dificuldades que terá pela frente, como defendeu Rui Borges, perante um adversário que segue em zona de Liga dos Campeões na Serie A.
A formação italiana encontra-se na terceira posição da terceira maior prova europeia de clubes, com 12 pontos somados, logo atrás do Vitória SC (13) e do líder Chelsea (15), numa altura em que o cenário mais provável é que, independentemente do resultado, ambos os clubes festejem a passagem direta em Guimarães, dada a conjetura de resultados complexa que poderia anular isso. Resta saber em que posição do top8.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental), no Estádio D. Afonso Henriques, com arbitragem do albanês Juxhin Xhaja, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: "Os melhores". Vitória SC enaltece apoio dos adeptos em Vila do Conde