Rodrigo mostra como se faz e FC Porto já 'Mora' na liderança (provisória)

Dragões derrotaram o Moreirense e 'vingaram' a eliminação da Taça de Portugal.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
21/12/2024 22:32 ‧ há 7 horas por Miguel Simões

Desporto

I Liga

O FC Porto assumiu a liderança da I Liga à condição, este sábado, ao derrotar o Moreirense (0-3), com Rodrigo Mora a dar um autêntico 'show' na sua estreia como titular de dragão ao peito.

 

Num regresso a Moreira de Cónegos que aconteceu cerca de um mês depois da conturbada eliminação da Taça de Portugal, Samu Aghehowa tratou de abrir o ativo (16') ao beneficiar do 'baile' do jovem avançado na assistência… e o resto veio depois.

A segunda parte estava 'tremida', mas apareceu Rodrigo Mora para voltar a 'fazer das suas', atirando para o fundo das redes aos 66 minutos. De suplente utilizado para aposta certeira a titular, a pérola da formação azul e branca atirou, assim, a sua equipa para o trono, ainda que de forma provisória, acrescentando-se ainda o 0-3 final apontado por André Franco (88').

E esta estreia a titular?

À semelhança de César Peixoto, Vítor Bruno também fez apenas uma alteração, em relação ao onze inicial que alinhou diante do Estrela da Amadora (2-0), ao render Danny Namaso para apostar na inédita titularidade de Rodrigo Mora. O jogo fala por si e pode-se dizer que... resultou.

Num início de jogo algo dividido, o FC Porto foi imperial na primeira grande aproximação à baliza contrária e, como tal, festejou. O jovem de 17 anos 'bailou' no corredor esquerdo e assistiu Samu para o tento inaugural, com festejos efusivos face à importância do momento.

Rodrigo Mora estreou-se a titular com esta assistência para Samu brilhar

Rodrigo Mora estreou-se a titular com esta assistência para Samu brilhar

FC Porto abriu assim o ativo em Moreira de Cónegos.

Notícias ao Minuto | 21:24 - 21/12/2024

A primeira parte teve pouca baliza, de parte a parte, pelo que, até ao intervalo, apenas se destacou uma investida de Sidnei Tavares de um lado e ainda uma de Martim Fernandes do outro.

'Tremer', assobiar... e festejar

A segunda parte não estava a ser propriamente fácil para o conjunto de Vítor Bruno, dada a subida da equipa de César Peixoto no terreno, sobretudo em duas tentativas de Guilherme Schettine. Porém, aquela sensação de 'tremer' e até de enfrentar alguns assobios rapidamente deu lugar... à festa.

Aos 66 minutos, num lance de insistência, Rodrigo Mora não desistiu e ampliou a vantagem com um remate pleno de intenção à entrada da grande área, com nova euforia nos festejos. O que não era de estranhar.

Rodrigo cobra 'juros de Mora' na estreia. Jovem amplia vantagem no Minho

Rodrigo cobra 'juros de Mora' na estreia. Jovem amplia vantagem no Minho

Criativo em bom plano diante do Moreirense.

Notícias ao Minuto | 22:42 - 21/12/2024

Foi a partir daí que o FC Porto passou a mostrar grandes níveis de confiança, criando mais oportunidades e acabando mesmo por chegar ao terceiro e último golo, aos 88 minutos, através do recém-entrado André Franco, após o passe de Samu.

Desta forma, o FC Porto dorme pelo menos uma noite na liderança, com 37 pontos, mais um do que o campeão Sporting e mais dois por comparação ao Benfica, sendo que ambos os rivais ainda vão entrar em campo esta jornada. Já o Moreirense partilha a sétima posição com o Casa Pia, com 20 pontos.

[Notícia atualizada às 22h37]

Leia Também: Rodrigo Mora estreou-se a titular com esta assistência para Samu brilhar

Leia Também: Ao 11.º jogo foi de vez. Rodrigo Mora estreou-se a titular no FC Porto

 

Onzes

Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Godfried Frimpong, Sidnei Tavares, Rúben Ismael, Gabrielzinho, Benny, Alanzinho e Guilherme Schettine.

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Wenderson Galeno, Stephen Eustáquio, Nico González, Fábio Vieira, Rodrigo Mora, Pepê e Samu Aghehowa.

Antevisão

Praticamente um mês após o último confronto, o FC Porto volta a jogar no reduto do Moreirense, este sábado, procurando a 'vingança' da eliminação na Taça de Portugal, numa altura em que se encontra atrás dos rivais Sporting e Benfica.

O conjunto de Vítor Bruno caiu para o terceiro lugar na sequência do acerto de calendário do Benfica, pelo que se encontra a um ponto das águias e a dois dos campeões nacionais.

Já os cónegos, liderados por César Peixoto, procuram regressar aos triunfos após a derrota na última ronda (frente ao Nacional, por 1-0), encontrando os dragões pela terceira vez na presente temporada - na primeira deu eliminação na Taça da Liga (2-0) e na segunda houve a tal resposta na Taça de Portugal (2-1).

De referir que o FC Porto, após um mau momento, chega a este jogo na sequência de dois triunfos caseiros consecutivos, diante Midtjylland e Estrela da Amadora, ambos por 2-0, em busca de três pontos que mantenham a perseguição aos rivais diretos na luta pelo título.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), no Estádio Joaquim de Almeida Freitas, contará com arbitragem de Fábio Veríssimo e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Moreirense-FC Porto: Dragão quer a 'vingança' na perseguição aos rivais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas