O FC Porto assumiu a liderança da I Liga à condição, este sábado, ao derrotar o Moreirense (0-3), com Rodrigo Mora a dar um autêntico 'show' na sua estreia como titular de dragão ao peito.
Num regresso a Moreira de Cónegos que aconteceu cerca de um mês depois da conturbada eliminação da Taça de Portugal, Samu Aghehowa tratou de abrir o ativo (16') ao beneficiar do 'baile' do jovem avançado na assistência… e o resto veio depois.
A segunda parte estava 'tremida', mas apareceu Rodrigo Mora para voltar a 'fazer das suas', atirando para o fundo das redes aos 66 minutos. De suplente utilizado para aposta certeira a titular, a pérola da formação azul e branca atirou, assim, a sua equipa para o trono, ainda que de forma provisória, acrescentando-se ainda o 0-3 final apontado por André Franco (88').
E esta estreia a titular?
À semelhança de César Peixoto, Vítor Bruno também fez apenas uma alteração, em relação ao onze inicial que alinhou diante do Estrela da Amadora (2-0), ao render Danny Namaso para apostar na inédita titularidade de Rodrigo Mora. O jogo fala por si e pode-se dizer que... resultou.
Num início de jogo algo dividido, o FC Porto foi imperial na primeira grande aproximação à baliza contrária e, como tal, festejou. O jovem de 17 anos 'bailou' no corredor esquerdo e assistiu Samu para o tento inaugural, com festejos efusivos face à importância do momento.
A primeira parte teve pouca baliza, de parte a parte, pelo que, até ao intervalo, apenas se destacou uma investida de Sidnei Tavares de um lado e ainda uma de Martim Fernandes do outro.
'Tremer', assobiar... e festejar
A segunda parte não estava a ser propriamente fácil para o conjunto de Vítor Bruno, dada a subida da equipa de César Peixoto no terreno, sobretudo em duas tentativas de Guilherme Schettine. Porém, aquela sensação de 'tremer' e até de enfrentar alguns assobios rapidamente deu lugar... à festa.
Aos 66 minutos, num lance de insistência, Rodrigo Mora não desistiu e ampliou a vantagem com um remate pleno de intenção à entrada da grande área, com nova euforia nos festejos. O que não era de estranhar.
Foi a partir daí que o FC Porto passou a mostrar grandes níveis de confiança, criando mais oportunidades e acabando mesmo por chegar ao terceiro e último golo, aos 88 minutos, através do recém-entrado André Franco, após o passe de Samu.
Desta forma, o FC Porto dorme pelo menos uma noite na liderança, com 37 pontos, mais um do que o campeão Sporting e mais dois por comparação ao Benfica, sendo que ambos os rivais ainda vão entrar em campo esta jornada. Já o Moreirense partilha a sétima posição com o Casa Pia, com 20 pontos.
[Notícia atualizada às 22h37]
Leia Também: Rodrigo Mora estreou-se a titular com esta assistência para Samu brilhar
Leia Também: Ao 11.º jogo foi de vez. Rodrigo Mora estreou-se a titular no FC Porto
Onzes
Moreirense: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Godfried Frimpong, Sidnei Tavares, Rúben Ismael, Gabrielzinho, Benny, Alanzinho e Guilherme Schettine.
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Wenderson Galeno, Stephen Eustáquio, Nico González, Fábio Vieira, Rodrigo Mora, Pepê e Samu Aghehowa.
Antevisão
Praticamente um mês após o último confronto, o FC Porto volta a jogar no reduto do Moreirense, este sábado, procurando a 'vingança' da eliminação na Taça de Portugal, numa altura em que se encontra atrás dos rivais Sporting e Benfica.
O conjunto de Vítor Bruno caiu para o terceiro lugar na sequência do acerto de calendário do Benfica, pelo que se encontra a um ponto das águias e a dois dos campeões nacionais.
Já os cónegos, liderados por César Peixoto, procuram regressar aos triunfos após a derrota na última ronda (frente ao Nacional, por 1-0), encontrando os dragões pela terceira vez na presente temporada - na primeira deu eliminação na Taça da Liga (2-0) e na segunda houve a tal resposta na Taça de Portugal (2-1).
De referir que o FC Porto, após um mau momento, chega a este jogo na sequência de dois triunfos caseiros consecutivos, diante Midtjylland e Estrela da Amadora, ambos por 2-0, em busca de três pontos que mantenham a perseguição aos rivais diretos na luta pelo título.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), no Estádio Joaquim de Almeida Freitas, contará com arbitragem de Fábio Veríssimo e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Moreirense-FC Porto: Dragão quer a 'vingança' na perseguição aos rivais