O Benfica desperdiçou, diante do AVS, no último dia 15, a oportunidade para se tornar líder do campeonato antes do dérbi contra o Sporting e é por isso que o encontro com o Estoril, marcado para esta segunda-feira, é de tão grande importância.
Só um triunfo neste próximo jogo permitirá aos encarnados deixar a terceira posição, sendo que para isso será preciso ultrapassar com sucesso os comandados de Ian Cathro, equipa essa que tem sentido algumas dificuldades nesta primeira metade da época.
Olhando para o registo recente, o Estoril tem apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, bem como duas derrotas e dois empates. O desânimo só aumenta quando analisado o histórico de confrontos entre canarinhos e águias, dado que em 74 jogos entre as duas equipas só cinco foram ganhos pelos visitantes, enquanto que os homens da casa já levaram a melhor em 55 ocasiões.
O Benfica, vale notar ainda, chega a este jogo quatro vitórias nos últimos cinco jogos, parecendo esta uma equipa totalmente 'renovada' desde a chegada de Bruno Lage, consequência do despedimento de Roger Schmidt.
O Benfica-Estoril está agendado para as 18h45 desta segunda-feira, no Estádio da Luz, e será arbitrado por António Nobre, da AF Leiria. Poderá acompanhá-lo mais logo, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Antevisão ao jogo: "Espero um jogo muito competitivo, vimos o Estoril e é uma equipa competitiva. Esperamos um sistema de cinco defesas, mas agressivos e a procurar o ataque, as transições e a provocar o adversário. Cabe-nos estar no nosso melhor, acreditamos nisso, pelo que temos vindo a fazer e pelo treino que fizemos hoje. Seguimos o nosso objetivo, que é vencer o jogo, e são três pontos muito importantes. A equipa quer oferecer esta prenda de Natal aos adeptos, com uma boa exibição e golos".
Para quando o futebol atrativo? "A equipa tem realizado jogos muito bons, a prestação tem sido de qualidade, com muitos golos, e esse é o sinal mais importante. Há momentos do jogo que ainda não controlamos da maneira que gostava, mas tenho três meses de trabalho. Quando olho para esse período, estamos satisfeitos e com sentido de querer mais. Agradeço a pergunta, porque isso é o que pretendemos".
Maior preparação para este jogo? "O campeonato vai ser muito disputado até ao final, as três primeiras equipas estão muito próximas. Vai ser decidido no final e o importante é estarmos preparados e corresponder em cada momento. De nada vale se vencer amanhã se não vencermos o próximo. É minha ambição que a equipa mostre futebol atrativo, como aconteceu com o FC Porto, que é agora líder, e com o Atlético de Madrid, que também é líder".
Ian Cathro
Postura que o Estoril vai adotar: "Sabemos que vamos jogar contra uma muito boa equipa, com grandes jogadores, e não acreditamos que o Pai Natal vai chegar para nos oferecer alguma coisa. Sabemos também que quando ele aparece não vem vestido de amarelo. Vamos ter de trabalhar e de correr muito".
Momento de forma recente: "Este é um processo constante. O último jogo foi mesmo frustrante. Acho que fizemos um grande jogo em casa com o Famalicão, depois fomos a Braga e mostrámos grande vontade para dividir o jogo contra uma muito boa equipa. A última partida foi uma boa oportunidade para dar um passo em frente, mas não conseguimos. Quem anda nesta vida sabe deixar as coisas para trás. Já passou e tivemos uma boa semana".
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-E-V
Estoril: D-E-V-E-D
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, Ángel Di María, Orkun Kökçü, Kerem Aktürkoğlu e Vangelis Pavlidis.
Estoril: Joel Robles, Kévin Boma, Pedro Álvaro, Felix Bacher, Wagner Pina, Vinícius Zanocelo, Jordan Holsgrove, Fabrício Garcia, Hélder Costa, Alejandro Marqués e João Carvalho.
Ausências
Benfica: Tiago Gouveia e Renato Sanches (lesão).
Estoril: Pedro Amaral, Jandro Orellana e Xeka (lesão).
Leia Também: Otamendi é "exceção" e falta "fulgor" ao Benfica? Bruno Lage responde