Lisboa vai parar a partir das 20h30 deste domingo. Sporting e Benfica, separados somente por um ponto, encontram-se na noite de hoje para mais uma edição do dérbi eterno, naquele que é o jogo-cartaz da 16.ª jornada da I Liga.
No Estádio José Alvalade, em Lisboa, o Sporting entra em campo em pleno momento de renovação. Após despedir João Pereira, que deixou fugir os seis pontos que tinha de vantagem no topo da I Liga, o clube lisboeta chega a este encontro comandado agora por Rui Borges, que se estreia no cargo.
O desafio inicial do técnico, que orientava até há dias o Vitória SC, não podia ser mais exigente. Numa fase em que o Sporting atravessa uma série de lesões que tem afetado o plantel, o treinador natural da cidade de Mirandela dispôs de apenas três dias para preparar o encontro.
Do outro lado estará um Benfica que chega ao dérbi muito motivado após a chegada à liderança na derradeira ronda, aproveitando os vários deslizes do rival leonino sob o comando de João Pereira para anular a diferença pontual. Desde a chegada de Bruno Lage à liderança, as águias não perderam um jogo no campeonato e somaram apenas um empate.
Mas o histórico recente das águias em Alvalade não é positivo. Os benfiquistas somam duas derrotas, por 2-1, e um empate (2-2) nas derradeiras três visitas a Alvalade. Espera-se, por isso, um duelo intenso que tem a liderança em jogo. Mas se, por acaso, o dérbi terminar empatado, é o FC Porto que fica na liderança isolada se vencer o Boavista.
O encontro entre Sporting e Benfica está agendado para as 20h30 deste domingo no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e vai contar com a arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges:
Há condições para o Sporting chegar ao bicampeonato? "O Sporting é candidato ao título, ponto final. É tão simples quanto isso. Às vezes, valorizamos demasiado as palavras, ou os pontos neste caso, e não estamos a 10 pontos. O Sporting é candidato ao título, tão simples como isso. É o atual campeão nacional, uma grande equipa, candidato, e lutará até ao fim para voltar a ser campeão nacional."
Para quem será mais fácil preparar o dérbi? Para Rui Borges ou para Lage? "Acho que grandes equipas e grandes treinadores focam-se muito mais no que podem controlar enquanto equipa. Pelo menos é assim que penso. Claro que vamos sempre para a parte estratégica, mas focamo-nos muito mais no que somos enquanto equipa, na ideia de jogo, na dinâmica que perspetivamos. Para mim, é mais difícil porque tenho pouco tempo e vamos ter um grande jogo. Mas não é isso que me impede de estar com ambição e vontade de vencer enormes. E de sentir que vai ser um bom jogo. Acredito que o Benfica se preocupe muito mais com o que pode fazer enquanto equipa, muito mais do que com aquilo que o Sporting poderá apresentar. Mas poderão olhar para o Vitória antigo, à espera que o mister mude o sistema, e para aquilo que o Sporting tem vindo a apresentar nos últimos anos. É difícil. Daquele lado, também já apanhei mudanças de treinador. A pequena percentagem estratégica que temos fica mais difícil para irmos buscar. Focamo-nos no nós, que é o importante. E eu, estarei preocupado com o que o Sporting poderá dar, tendo, claro, em conta pequenas coisas que o Benfica também poderá fazer."
O que pode fazer a diferença amanhã, a atitude ou a inspiração? "Claramente a atitude. Como é óbvio, trabalhámos 72 horas. Não vou chegar aqui e fazer magia. Não sou mágico, longe disso. Dentro do que perspetivámos, é tentar entender e fazer algumas coisas específicas que nos podem fazer tirar partido perante o adversário. A equipa vai estar muito longe do que queremos, vai ser aos poucos, mas encontrei um grupo muito recetivo. E isso é importante. Se eles estiverem lá mesmo quando falharem uma interceção, um passe, um comportamento defensivo, um posicionamento, a atitude tem de lá estar. Se a parte competitiva estiver lá, perante o ambiente em Alvalade, e os adeptos serão muito importante nesse sentido, a atitude fará toda a diferença ao longo do jogo."
Bruno Lage:
Melhor altura possível para defrontar o Sporting: "O importante foi o que fizemos até aqui. Gosto de desafios, e sinto o Sporting, independentemente dos resultados, forte e a querer jogar contra equipas fortes. É disso que os jogadores gostam, vocês sentem a diferença nestes desafios. Os jogadores estão prontos e isso é o mais importante. Vamos defrontar uma grande equipa, um grande treinador, e estamos fortes para isso. Queremos que o jogo chegue o mais rapidamente possível."
Para que Sporting se preparou: "Mostrámos fotografias de posicionamentos semelhantes das três situações, porque há muitas semelhanças entre o Sporting de Ruben Amorim e João Pereira, que, muitas vezes, não defendia com os cinco, mas com quatro. O Vitória, também defendia assim, com o Rui. O mais importante é estarmos preparados para a nossa dinâmica. Procurámos posicionamentos semelhantes nas várias zonas do campo. Não interessa quem é favorito, interessa é que estamos prontos para fazer um grande jogo."
Sporting com linha de três ou quatro na defesa: "Estamos à espera de três centrais. Agora, se são declarados ou não, vamos ver. Podem jogar três centrais com um a lateral. Preparámos o jogo da melhor maneira, olhando para a dinâmica própria do Sporting e para a forma de ver o jogo do novo treinador. Tentámos perceber que dinâmica vamos encontrar. É uma equipa que gosta de ter bola, que vai querer pressionar alto e as caraterísticas que vínhamos vendo ao longo do tempo, com Gyokeres a dar profundidade, Trincão a jogar entrelinhas, com médios de enorme capacidade de construção... É para isto que estamos preparados. Sentimo-nos muito prontos para este jogo, exceto o Tiago Gouveia."
Últimos resultados
Sporting: D-D-V-V-E
Benfica: V-E-E-V-V
Últimos onzes
Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Geovany Quenda, Morten Hjulmand, João Simões, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Conrad Harder.
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Ángel Di María, Kerem Aktürkoğlu, Jan-Niklas Beste, Vangelis Pavlidis.
Ausências
Sporting: Pedro Gonçalves, Daniel Bragança, Nuno Santos, Gonçalo Inácio (lesionados), Morita (em dúvida) e Ricardo Esgaio (castigo).
Benfica: Tiago Gouveia (lesionado).
Leia Também: Das polémicas viagens ao 'novo' Sporting. Como Bruno Lage vê o dérbi
Leia Também: "Dores de crescimento" e a pouca magia. Rui Borges anteviu o dérbi