Sporting-Benfica: 'Super águia' contra 'novo leão' com topo em jogo

Leão de 'cara lavada' apresenta-se em Alvalade com Rui Borges como o novo timoneiro, no jogo de estreia do treinador de Mirandela. Do outro lado está um rival que não perdeu para o campeonato desde a chegada de Bruno Lage e que quererá manter o primeiro lugar conquistado na última ronda.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
29/12/2024 07:37 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

Lisboa vai parar a partir das 20h30 deste domingo. Sporting e Benfica, separados somente por um ponto, encontram-se na noite de hoje para mais uma edição do dérbi eterno, naquele que é o jogo-cartaz da 16.ª jornada da I Liga.

 

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, o Sporting entra em campo em pleno momento de renovação. Após despedir João Pereira, que deixou fugir os seis pontos que tinha de vantagem no topo da I Liga, o clube lisboeta chega a este encontro comandado agora por Rui Borges, que se estreia no cargo.

O desafio inicial do técnico, que orientava até há dias o Vitória SC, não podia ser mais exigente. Numa fase em que o Sporting atravessa uma série de lesões que tem afetado o plantel, o treinador natural da cidade de Mirandela dispôs de apenas três dias para preparar o encontro.

Do outro lado estará um Benfica que chega ao dérbi muito motivado após a chegada à liderança na derradeira ronda, aproveitando os vários deslizes do rival leonino sob o comando de João Pereira para anular a diferença pontual. Desde a chegada de Bruno Lage à liderança, as águias não perderam um jogo no campeonato e somaram apenas um empate.

Mas o histórico recente das águias em Alvalade não é positivo. Os benfiquistas somam duas derrotas, por 2-1, e um empate (2-2) nas derradeiras três visitas a Alvalade. Espera-se, por isso, um duelo intenso que tem a liderança em jogo. Mas se, por acaso, o dérbi terminar empatado, é o FC Porto que fica na liderança isolada se vencer o Boavista.

O encontro entre Sporting e Benfica está agendado para as 20h30 deste domingo no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e vai contar com a arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

Treinadores em discurso direto

Rui Borges:

Há condições para o Sporting chegar ao bicampeonato? "O Sporting é candidato ao título, ponto final. É tão simples quanto isso. Às vezes, valorizamos demasiado as palavras, ou os pontos neste caso, e não estamos a 10 pontos. O Sporting é candidato ao título, tão simples como isso. É o atual campeão nacional, uma grande equipa, candidato, e lutará até ao fim para voltar a ser campeão nacional."

Para quem será mais fácil preparar o dérbi? Para Rui Borges ou para Lage? "Acho que grandes equipas e grandes treinadores focam-se muito mais no que podem controlar enquanto equipa. Pelo menos é assim que penso. Claro que vamos sempre para a parte estratégica, mas focamo-nos muito mais no que somos enquanto equipa, na ideia de jogo, na dinâmica que perspetivamos. Para mim, é mais difícil porque tenho pouco tempo e vamos ter um grande jogo. Mas não é isso que me impede de estar com ambição e vontade de vencer enormes. E de sentir que vai ser um bom jogo. Acredito que o Benfica se preocupe muito mais com o que pode fazer enquanto equipa, muito mais do que com aquilo que o Sporting poderá apresentar. Mas poderão olhar para o Vitória antigo, à espera que o mister mude o sistema, e para aquilo que o Sporting tem vindo a apresentar nos últimos anos. É difícil. Daquele lado, também já apanhei mudanças de treinador. A pequena percentagem estratégica que temos fica mais difícil para irmos buscar. Focamo-nos no nós, que é o importante. E eu, estarei preocupado com o que o Sporting poderá dar, tendo, claro, em conta pequenas coisas que o Benfica também poderá fazer."

O que pode fazer a diferença amanhã, a atitude ou a inspiração? "Claramente a atitude. Como é óbvio, trabalhámos 72 horas. Não vou chegar aqui e fazer magia. Não sou mágico, longe disso. Dentro do que perspetivámos, é tentar entender e fazer algumas coisas específicas que nos podem fazer tirar partido perante o adversário. A equipa vai estar muito longe do que queremos, vai ser aos poucos, mas encontrei um grupo muito recetivo. E isso é importante. Se eles estiverem lá mesmo quando falharem uma interceção, um passe, um comportamento defensivo, um posicionamento, a atitude tem de lá estar. Se a parte competitiva estiver lá, perante o ambiente em Alvalade, e os adeptos serão muito importante nesse sentido, a atitude fará toda a diferença ao longo do jogo."

Bruno Lage:

Melhor altura possível para defrontar o Sporting: "O importante foi o que fizemos até aqui. Gosto de desafios, e sinto o Sporting, independentemente dos resultados, forte e a querer jogar contra equipas fortes. É disso que os jogadores gostam, vocês sentem a diferença nestes desafios. Os jogadores estão prontos e isso é o mais importante. Vamos defrontar uma grande equipa, um grande treinador, e estamos fortes para isso. Queremos que o jogo chegue o mais rapidamente possível."

Para que Sporting se preparou: "Mostrámos fotografias de posicionamentos semelhantes das três situações, porque há muitas semelhanças entre o Sporting de Ruben Amorim e João Pereira, que, muitas vezes, não defendia com os cinco, mas com quatro. O Vitória, também defendia assim, com o Rui. O mais importante é estarmos preparados para a nossa dinâmica. Procurámos posicionamentos semelhantes nas várias zonas do campo. Não interessa quem é favorito, interessa é que estamos prontos para fazer um grande jogo."

Sporting com linha de três ou quatro na defesa: "Estamos à espera de três centrais. Agora, se são declarados ou não, vamos ver. Podem jogar três centrais com um a lateral. Preparámos o jogo da melhor maneira, olhando para a dinâmica própria do Sporting e para a forma de ver o jogo do novo treinador. Tentámos perceber que dinâmica vamos encontrar. É uma equipa que gosta de ter bola, que vai querer pressionar alto e as caraterísticas que vínhamos vendo ao longo do tempo, com Gyokeres a dar profundidade, Trincão a jogar entrelinhas, com médios de enorme capacidade de construção... É para isto que estamos preparados. Sentimo-nos muito prontos para este jogo, exceto o Tiago Gouveia." 

Últimos resultados

Sporting: D-D-V-V-E

Benfica: V-E-E-V-V

Últimos onzes

Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Geovany Quenda, Morten Hjulmand, João Simões, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Conrad Harder.

Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Ángel Di María, Kerem Aktürkoğlu, Jan-Niklas Beste, Vangelis Pavlidis.

Ausências

Sporting: Pedro Gonçalves, Daniel Bragança, Nuno Santos, Gonçalo Inácio (lesionados), Morita (em dúvida) e Ricardo Esgaio (castigo).

Benfica: Tiago Gouveia (lesionado).

Leia Também: Das polémicas viagens ao 'novo' Sporting. Como Bruno Lage vê o dérbi

Leia Também: "Dores de crescimento" e a pouca magia. Rui Borges anteviu o dérbi

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sporting 'condecorou' Viktor Gyokeres e um pormenor saltou à vista

I Liga

Sporting 'condecorou' Viktor Gyokeres e um pormenor saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

 Do Bugatti raspado de Ronaldo ao traço em Espanha. As mais lidas de 2024

Mais lidas 2024

Do Bugatti raspado de Ronaldo ao traço em Espanha. As mais lidas de 2024

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas