O encontro de abertura da 17.ª jornada da I Liga, entre Nacional e FC Porto, foi, esta sexta-feira, interrompido ao cabo de apenas 15 minutos, devido ao nevoeiro, numa situação em tudo semelhante àquela que levou à suspensão do jogo entre os insulares e o Benfica, há cerca de três meses.
A partida iniciou-se à hora marcada, apesar da ameaça de suspensão, fruto do nevoeiro cerrado que se abateu sobre o Estádio da Madeira, na Choupana, mas foi interrompida ao cabo de apenas sete minutos. Instantes depois, foi retomada... mas, aos 15 minutos, Tiago Martins ordenou a todos os intervenientes que recolhessem aos balneários.
O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa aguardou uma hora, tal como mandam os regulamentos, para tomar uma decisão final. Nesse período, as condições melhoraram significativamente, mas a verdade é que o próprio acabou por concluir que não estavam reunidas as condições ideais.
Resta, agora, saber quando é que a partida será retomada. Insulares e dragões têm 'apalavrado' um acordo para que a bola volte a rolar às 12h45 ou às 15h30 (horas de Portugal Continental) de sábado, mas a verdade é que as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para um cenário ainda pior.
Resta referir que, até ao momento da interrupção, o Nacional estava por cima da partida, tendo, inclusive, disposto de uma ocasião para marcar, por intermédio de Luís Esteves, que foi negada por Diogo Costa. Pelo meio, Tiago Martins ainda 'poupou' Rodrigo Mora a expulsão, após 'pisadela' sobre Djibril Soumaré, apesar da indicação do VAR.
Onzes
Nacional: Lucas França; Gustavo García, Ulisses Rocha, Zé Vitor, José Gomes; Djibril Soumaré, Bruno Costa, Luís Esteves; Matheus Dias, Dudu e Isaac Tomich.
FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes; Nehuén Pérez, Otávio Ataíde, Wenderson Galeno; Alan Varela, Stephen Eustáquio, Rodrigo Mora; Pepê, André Franco e Samu Aghehowa.
Antevisão
O Estádio da Madeira irá receber, ao final da tarde desta sexta-feira, aquela que será a partida de abertura da 17.ª jornada da I Liga, que colocará, frente a frente, Nacional e FC Porto. Isto é, claro está, se as condições meteorológicas assim o permitirem.
Tal como aconteceu no duelo entre os insulares e o Benfica, no início do passado mês de outubro, também o duelo que se vai abatendo sobre a Choupana levanta dúvidas sobre se será, efetivamente, possível haver jogo.
Os dragões chegam a este encontro na liderança do campeonato nacional, com 40 pontos, tantos quanto o Sporting, que, mais tarde, se desloca a Guimarães, para defrontar o Vitória SC. Já os aurinegros, são 15.º classificados, com 13.
O Nacional-FC Porto irá contar com a arbitragem de Tiago Martins, juiz da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Nacional-FC Porto: De olho na liderança, na manutenção... e no nevoeiro