Vitória SC 'vinga-se' de Rui Borges e Sporting tem liderança em risco

Final de jogo 'de loucos' retirou os três pontos aos leões.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
03/01/2025 22:17 ‧ ontem por Filipe Carmo

Desporto

I Liga

O Sporting 'chumbou' no segundo teste de Rui Borges, esta sexta-feira, ao empatar por 4-4 diante do Vitória SC, para a 17.ª jornada da I Liga.

 

Os minhotos despediram-se do antigo treinador com uma exibição inesquecível que foi aprimorada nos 10 minutos finais e que deixa os leões com a liderança novamente em risco, podendo esta passar para o FC Porto, que hoje mesmo viu o jogo com o Nacional ser adiado.

117 segundos, foi tudo o que bastou a Gyokeres

Rui Borges manteve-se fiel ao onze que apresentou diante do Benfica, nos últimos dias de 2024, e que lhe deu a estreia gloriosa de que precisava para passar o ano confiante da decisão que tomou. Se num dia era treinador do Vitória SC, no outro estava a viajar para Lisboa para acertar os detalhes com o Sporting e para se tornar, assim, no sucessor de João Pereira, treinador que não deixa boas memórias aos adeptos verde e brancos.

Daniel Sousa, o homem escolhido para colmatar a saída de Borges, recebeu o Sporting com Gustavo Silva no lugar de avançado e mal sabia que, durante a primeira parte, teria de arranjar uma nova solução. Antes disso, Viktor Gyokeres mostrou-se revigorado e igual ao que já nos habituou, precisando de pouco espaço - e de pouco tempo - para fazer estragos. O internacional sueco, 117 segundos depois do apito inicial, recebeu uma boa bola de Quenda, pela esquerda, e só precisou de rematar forte para bater Bruno Varela (0-1).

O Vitória SC não se deixou abalar pelo golo e cinco minutos depois também acabaria por chegar ao golo. Tiago Silva bateu um livre direto à esquerda e apanhou de surpresa Franco Israel, ainda que pareça que o guardião uruguaio podia e devia ter feito bem melhor.

Com o empate no marcador, o jogo ia sendo bem disputado, com chegadas de perigo às balizas de ambas as equipas, mas a sociedade Quenda-Gyokeres estava ‘endiabrada’ e voltou a causar estragos aos 14 minutos. O jovem ala fez um passe cruzado que lançou o sueco em velocidade, com este a atirar sem dó nem piedade para o bis (2-1), resultado que se manteve até ao intervalo, sendo que antes disso houve tempo para que o Vitória sofresse uma grande contrariedade.

Gustavo Silva apresentou queixas na coxa esquerda, depois de uma arrancada, e deixou o relvado com a ajuda de uma maca, obrigando a entrada de Michel Dieu, jovem canadiano de 20 anos que esta época realizou 10 jogos pela equipa B, equipa do Campeonato de Portugal, com dois golos marcados.

Uma segunda parte que o Vitória SC tão cedo não vai esquecer

Aos 7 minutos da segunda parte, Rui Borges fez a primeira substituição e lançou no jogo Maxi Araújo, para o lugar de Quenda. O lateral uruguaio entrou bem no jogo e aos 57’ participou na jogada do 3-1, ao entregar a bola para Morita que, por sua vez, assistiu de cabeça Gyokeres para o hattrick.

Daniel Sousa também começou a mexer na equipa a partir da hora de jogo e fez entrar João Mendes e Telmo Arcanjo, com este último a ser um dos principais responsáveis pela inversão da história do jogo. Depois de uma grande arrancada pela direita, o extremo encontro Kaio César na área e o brasileiro apontou o 3-2 que reduziu a desvantagem.

Foi aos 82’ que o Vitória surpreendeu (e de que maneira) o Sporting. Primeiro com o empate a ser apontado por João Mendes, e depois com Arcanjo a fazer uma nova assistência, desta vez para Michel Dieu, que justificou por completo a aposta do treinador e que consumou a reviravolta (4-3), 'deitando abaixo' o D. Afonso Henriques.

Francisco Trincão, já nos descontos, conseguiu evitar a derrota do Sporting, com um remate em arco ao canto superior esquerdo que finalizou o resultado em 4-4.

Com Rui Borges desolado no banco e com Daniel Sousa ainda sem conseguir vencer, Vitória SC e Sporting dividem pontos e saem, ambos, desiludidos. Os vimaranenses chegam aos 25 pontos e encontram-se na sexta posição, enquanto que os leões, com 41 pontos, podem ser ultrapassados pelo FC Porto na liderança do campeonato em caso de vitória dos azuis e brancos diante do Nacional, a 15 de janeiro, no jogo que foi adiado pelo nevoeiro sentido na Choupana esta sexta-feira.

Onzes iniciais

Vitória SC: Bruno Varela, Manu, Tiago Silva, Kaio César, João Mendes, Oscar Rivas, Samu, Alberto, Jorge Fernandes, Gustavo Silva e Nuno Santos.

Sporting:  Franco Israel, Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Viktor Gyökeres e Francisco Trincão.

Antevisão

O duelo entre Vitória SC e Sporting, agendado para esta sexta-feira, tem vários ingredientes que o tornam imperdível. O duelo da 17.ª jornada do campeonato nacional marca, desde logo, o reencontro de Rui Borges com os adeptos e jogadores do emblema de Guimarães, para além de ter, certamente, impacto nas contas da disputa pela liderança, com FC Porto e Benfica a torcerem por um deslize.

 
Os leões deixaram 2024 e entraram em 2025 no primeiro lugar e para isso precisaram de vencer o Benfica, em casa, na estreia do sucessor de João Pereira, treinador que foi contratado, precisamente, ao Vitória SC.

Com a saída de Rui Borges, o presidente António Miguel Cardoso apostou no desempregado Daniel Sousa, que iniciou a época no Sporting de Braga, mas a estreia não foi tão boa quanto a de Borges. Se o Sporting recebeu e venceu o Benfica por 1-0, já o Vitória SC acabou o ano com o quarto empate consecutivo, desta vez diante do Nacional, a dois golos.

O histórico de confrontos entre vimaranenses e leões dão-nos conta de uma superioridade verde e branca, dado que o Sporting venceu 110 dos 172 jogos já realizados. O Vitória, por outro lado, só levou a melhor em 26 ocasiões, sobrando 36 empates.

Os comandados de Rui Borges chegam a Guimarães com 40 pontos e na primeira posição, enquanto que o plantel orientado por Daniel Sousa leva 24 e está, por isso, em sexto lugar.

O encontro entre Vitória SC e Sporting está agendado para as 20h15 desta quinta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e vai contar com a arbitragem de João Gonçalves, da Associação de Futebol do Porto.

Leia Também: Vitória SC-Sporting: Regresso de Rui Borges a Guimarães espera-se intenso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia no Equador. Jogador encontrado morto em hotel. Ugarte já reagiu

Óbito

Tragédia no Equador. Jogador encontrado morto em hotel. Ugarte já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1630
6Vitória SC1725
7Casa Pia1623
8Moreirense1722
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1715
15Arouca1715
16C.D. Nacional1613
17Farense1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Quantos Ferrari foram comprados em Portugal em 2024?

Ferrari

Quantos Ferrari foram comprados em Portugal em 2024?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas