Afinal, o leão ainda não voltou ao que era. Notas do Vitória SC-Sporting

Equipa de Rui Borges esteve a ganhar e na reta final do encontro permitiu a reviravolta dos vimaranenses. Só Trincão, nos descontos, impediu males maiores.

Notícia

© Reuters

Filipe Carmo
04/01/2025 08:00 ‧ 04/01/2025 por Filipe Carmo

Desporto

Análise

Um 'hino' ao futebol. Foi isso mesmo que aconteceu esta sexta-feira, em Guimarães, no Vitória SC-Sporting da 17.ª jornada da I Liga que acabou com 4-4 no marcador, mas que teve de tudo ao longo dos 90 minutos.

 

Este nunca foi um jogo calmo e prova disso é que aos dois minutos já se gritava golo no D. Afonso Henriques... pelos adeptos visitantes. Viktor Gyokeres, assistido por Geovany Quenda, abriu o ativo cedo, mas não foi preciso esperar muito para que Tiago Silva, 5 minutos depois, repusesse a igualdade de livre direto (1-1).

Quenda e Gyokeres, no entanto, estavam bem alinhados e juntos voltaram a desenhar um belo golo, ao minuto 14, devolvendo a vantagem aos leões (1-2), vantagem essa que duraria até depois do intervalo.

Já com Gustavo Silva fora do relvado, devido a lesão, o Vitória SC ainda tentava entender como poderia contornar esta adversidade e o inevitável Gyokeres tornou a fazer estragos. Aos 57', a passe de Morita, apontou o 1-3 e nesta altura ninguém podia adivinhar o que estava por vir.

Telmo Arcanjo, que começou o jogo no banco, entrou determinado em fazer a diferença e seis minutos depois de pisar o relvado assistiu, brilhantemente, Kaio César para o 2-3, golo que criou junto dos adeptos a esperança necessária para virar o resultado.

O Sporting ia tentando segurar a equipa da casa, mas só conseguiu fazê-lo até ao minuto 80, altura em que o Vitória se superiorizou. João Mendes, que também foi suplente utilizado, empatou o encontro aos 82', com Arcanjo a assistir, uma vez mais, um colega para o golo, desta feita Michel Dieu, jovem de 20 anos que iniciou a temporada pela equipa B dos vimaranenses, que atua no Campeonato de Portugal.

Já os comandados de Daniel Sousa iam sonhando com os três pontos - e com a 'vingança' sobre Rui Borges, que trocou esta mesma equipa pelo Sporting ainda no final do ano passado - quando Francisco Trincão tirou da 'cartola' um golaço que permitiu ao conjunto verde e branco levar um ponto para Alvalade.

Revisto o filme do jogo, vamos então às notas:

Figura 

É ingrato para Viktor Gyokeres que, depois de um hattrick, o jogo tenha terminado empatado. O sueco esteve imparável e merecia um desfecho diferente, pelo que se percebe a sua indignação após o apito final.

Surpresa

Telmo Arcanjo foi determinante para o empate ao entrar com tudo no jogo. A cerca de meia hora do fim, mudou o rumo dos acontecimentos e foi, sem dúvida, o elemento mais inconformado do Vitória.

Desilusão

Tem de ser atribuída alguma culpa a Franco Israel no lance do primeiro golo, dado que parece partir demasiado tarde para a bola no livre batido por Tiago Silva. Apesar de algumas boas intervenções, o uruguaio não esteve particularmente inspirado e acaba por sofrer quatro golos num só jogo.

Treinadores

Daniel Sousa continua sem saber o que é ganhar pelo Vitória SC. Neste jogo, contudo, liderou uma equipa com garra e ao intervalo terá, certamente, ajudado o grupo a acreditar que era possível fazer mais. As substituições, principalmente a de Telmo Arcanjo, foram bem preponderantes.

Rui Borges foi incapaz de evitar o desaire do Sporting, na reta final do jogo, e ao sofrer o 2-3 podia ter aproveitado para mexer na equipa. Não o fez e o grupo viu-se imobilizado a assistir à reviravolta.

Árbitro

João Gonçalves quis deixar jogar - e bem -, mas fica a sensação de que podia, principalmente na segunda parte, ter mostrado mais alguns amarelos para conter a tensão que se começou a sentir.

Leia Também: Vitória SC 'vinga-se' de Rui Borges e Sporting tem liderança em risco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Os 40 anos de Cristiano Ronaldo com adoráveis fotografias em família

Cristiano Ronaldo

Os 40 anos de Cristiano Ronaldo com adoráveis fotografias em família

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas