Quatro dias após a derrota na Luz (1-2), o Benfica conseguiu aplicar um plano de 'vingança' frente ao Sporting de Braga, esta quarta-feira, com um triunfo convincente, por 3-0, construído em apenas dez minutos, em Leiria.
As águias dominaram o encontro desde início e Ángel Di María foi o primeiro a gerar motivos de festejo no Estádio Dr. Magalhães Pessoa (27'), seguindo-se o golo de Álvaro Carreras imediatamente a seguir (28') e só depois o (sentenciador) bis do avançado argentino (37').
Gestão foi a palavra de ordem no segundo tempo e, apesar da dupla investida de Andreas Schjelderup, não houve alterações no marcador, ditando um dérbi frente ao Sporting, na final da prova, agendado já para este sábado.
Um, dois, três…
Desde a defesa ao ataque, Bruno Lage fez três alterações na reação à dupla desilusão, com as entradas de António Silva, Florentino Luís e Andreas Schjelderup, face às saídas de Alexander Bah, Leandro Barreiro e Kerem Akturkoglu. Já Carlos Carvalhal trocou apenas Sikou Niakaté por João Ferreira.
O encontro, esse, foi largamente dominado pelo clube da Luz, desde bem cedo, com um cabeceamento de Tomás Araújo a 'esbarrar' na trave. A insistência não ficou por aí. Álvaro Carreras e Vangelis Pavlidis ficaram perto de marcar, mas só depois do golo anulado a Bruma por fora de jogo é que houve tempo e espaço para Ángel Di María brilhar (e 'bailar), ao inaugurar o marcador aos 27 minutos.
Nem um minuto passou até se festejar novo golo em Leiria. Ao minuto 28, Carreras inventou um novo lance sozinho e, à entrada da área, rematou com convicção para o fundo das redes, sendo que os '10 minutos à Benfica' só foram completados com o bis de Di María (37'), a fechar um contra-ataque que contou com o contributo de Pavlidis a partir da esquerda.
Gestão a pensar no dérbi
Carlos Carvalhal fez duas trocas ao intervalo, prescindido de Ricardo Horta e Gabri Martínez, para dar oportunidade a Roger Fernandes e Diego Rodrigues, mas o segundo tempo acabaria por ter praticamente a mesma toada que a primeira parte.
Andreas Schjelderup, por exemplo, rubricou dois momentos supersónicos em busca do golo e, após um primeiro falhanço, ficou perto de um golaço, 'negado' pelo colega Pavlidis, em cima da hora de jogo.
Com quase 20 mil espectadores nas bancadas, o jogo não terminou sem antes Jónatas Noro ter visto o cartão vermelho direto (78'), após alertar do VAR, num dia em que Bruno Lage mostrou ter aprendido com alguns erros cometidos no jogo do passado sábado, a contar para o campeonato.
Desta forma, sensivelmente duas semanas após o dérbi em Alvalade, volta a haver novo encontro entre Sporting e Benfica, desta vez com o troféu da Taça da Liga em discussão, já este sábado, no mesmo palco que acolheu as duas meias-finais da prova.
[Notícia atualizada às 21h48]
Leia Também: Bruma marcou ao Benfica, mas golo foi anulado por fora de jogo
Leia Também: Ángel Di María 'bailou' na grande área e deixou assim o Benfica a vencer
Leia Também: Carreras não foi 'em cantigas' e 'desmanchou' o Sp. Braga neste lance
Leia Também: Ángel Di María bisou no Benfica-Sp. Braga e festejou assim
Leia Também: Inacreditável. A perdida incrível de Schjelderup que impediu a goleada
Leia Também: Jogada genial de Schjelderup só não deu em golo por 'culpa' de Pavlidis
Onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Álvaro Carreras, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu, Andreas Schjelderup, Ángel Di María e Vangelis Pavlidis.
Sp. Braga: Matheus Magalhães, Víctor Gómez, Robson Bambu, Adrián Marín, João Ferreira, Vitor Carvalho, Gorby Baptiste, Gabri Martínez, Ricardo Horta, Bruma e Fran Navarro.
Antevisão
Quem se vai juntar ao Sporting na final da Taça da Liga? É isso mesmo que vai ficar definido já esta quarta-feira, na segunda meia-final da Taça da Liga que irá opor Benfica e Sporting de Braga. O palco será, uma vez mais, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Olhando para a classificação do campeonato, a melhor forma de avaliar o que tem sido a época das duas equipas, águias e minhotos estão separados por sete pontos. Enquanto que a equipa da Luz, com 38, está na terceira posição, o emblema da Pedreira segue logo abaixo, com 31.
O novo duelo entre Benfica e Sporting de Braga acontece apenas quatro dias depois do último, tendo este corrido de feição aos comandados de Carlos Carvalhal, que venceram por 1-2, em Lisboa, ainda que a história nos diga que os encarnados levam uma grande vantagem. Em 136 jogos realizados, as águias sorriram em 91, enquanto que os minhotos só o fizeram em 17 ocasiões (empates, esses foram 28, algo que, desta vez, só se poderá verificar, quanto muito, no tempo regulamentar).
Curiosamente, se recordarmos os confrontos entre estas duas equipas na Taça da Liga, as coisas passam a revelar-se mais renhidas. Em 15 confrontos, o Benfica venceu oito e o Sp. Braga seis, números que mostram que nesta prova o equilíbrio é ainda maior.
O jogo entre Benfica e Sporting de Braga começa a ser disputado às 19h45 desta quarta-feira e será ajuizado por Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro, sendo que poderá acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-Sp. Braga: Águias e minhotos reencontram-se, quatro dias depois