A segunda volta da I Liga arranca, esta sexta-feira, com um duelo entre Benfica e Famalicão, com um sentimento de 'vingança' à mistura a pairar no Estádio da Luz.
Tudo isto porque o emblema minhoto venceu os últimos dois duelos frente às águias, o primeiro (2-0) a confirmar o título do Sporting e o segundo (também por 2-0) a castigar a equipa encarnada, na altura liderada por Roger Schmidt, com uma derrota no começo do campeonato.
A verdade é que o conjunto, agora orientado por Bruno Lage, vem de três vitórias consecutivas - duas a valer a conquista da Taça da Liga e a mais recente na Taça de Portugal -, mas os últimos dois jogos no campeonato terminaram em derrota, frente a Sporting (1-0) e Sporting de Braga (1-2), pelo que está obrigado a regressar aos três pontos para atacar a liderança, ocupada pelo rival Sporting.
Do outro lado está um adversário que, desde a chegada de Hugo Oliveira, ainda não experimentou o sabor da vitória, pelo que também isso será um fator a ter influência na abordagem ao encontro.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta sexta-feira, no Estádio da Luz, com arbitragem de João Gonçalves, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Abordagem ao Famalicão: "Sobre o jogo, a equipa vai se apresentar bem porque tem tido a capacidade de recuperar bem. Vamos jogar contra um adversário muito competente, com um novo treinador que curiosamente conhece a casa. Acho que vai ser determinante a energia. A nossa e a de fora. É muito importante dos nossos adeptos. Faz muito a diferença. Sentimos isso. Isso dá-nos uma motivação extra".
Preparação no regresso à I Liga: "Falámos da mesma forma. Temos de estar preparados para tudo. Temos de olhar para os jogos de forma assertiva. Não podemos sofrer dois golos consecutivos de bola parada. Temos de melhorar e dar respostas positivas. Aqui não há espaço para folgas a ninguém. A equipa tem dado boa resposta a jogar de dois em dois dias. Essa é a exigência que tenho com eles porque é a mesma que os adeptos do Benfica têm comigo".
Nova lesão de Renato Sanches: "Qualquer coisa que eu vá dizer, não será o mais apropriado. Há coisas que podemos eventualmente falar com o departamento médico e eles falarem sobre a situação do Renato. Aquilo que eu quero dele, é que caiu e tem de se levantar. Uma postura positiva e nós estaremos cá para ajudar novamente".
Hugo Oliveira
Projeção da deslocação à Luz: "Vai ser um jogo difícil com um adversário muito forte e que está num bom momento. Sabemos que, a jogar em casa, está melhor quando está a ganhar e, por isso, temos de fazer tudo para contrariar isso mesmo. Mas nós gostamos de desafios e também estamos a melhorar no nosso processo".
Paragem ajudou a equipa?: "Foi importante ter este tempo. Deu-nos espaço para dar continuidade aos processos. Ter duas semanas para trabalhar foi muito positivo. Aproveitámos para tocar em alguns pontos em que é preciso tempo. Criámos ainda dois jogos e foi bom para pôr em prática as ideias".
Ausência de Di María: "Somos um clube que gosta do jogo, do talento. Queremos jogar contra os melhores. E ter o Di María no nosso campeonato é algo muito positivo. Gostaríamos de jogar contra os melhores e o Di María é dos melhores".
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-D-D
Famalicão: E-D-D-E-E
Últimos onzes
Benfica: Samuel Soares, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Leandro Barreiro, Florentino Luís, Ángel Di María, Fredrik Aursnes, Andreas Schjelderup e Arthur Cabral.
Famalicão: Lazar Carević, Rodrigo Pinheiro, Enea Mihaj, Justin de Haas, Rafa Soares, Tom van de Looi, Mirko Topić, Gil Dias, Gustavo Sá, Sorriso e Óscar Aranda.
Ausências
Benfica: Ángel Di María, Renato Sanches e Tiago Gouveia (lesionados).
Famalicão: Ivan Zlobin e Yassir Zabiri (lesionados).
Leia Também: "Se há pessoa que sabe a exigência de estar no Benfica sou eu"