Vasco Seabra espera Vitória SC concentrado após troca técnica

O treinador do Arouca, Vasco Seabra, previu hoje que o Vitória de Guimarães, adversário na 18.ª jornada da I Liga de futebol, possa apresentar-se mais forte, sob efeito de uma "chicotada psicológica" após trocar de treinador.

Notícia

© Getty Images

Lusa
17/01/2025 15:42 ‧ 17/01/2025 por Lusa

Desporto

I Liga

Segundo o técnico, os tempos atribulados que se vivem em Guimarães, na sequência da eliminação da Taça de Portugal às mãos do Elvas (2-1) e entrada de Luís Freire para o comando da equipa, em detrimento de Daniel Sousa, que fez apenas três jogos no cargo, poderão estimular os vitorianos.

 

"A verdade é que essa turbulência tem sempre de ser vista por diversos prismas. Por um lado, as trocas de treinadores afetam sempre a dinâmica do jogo, as ideias e o que é pedido aos jogadores. Por outro lado, tem também o fator mental, que, pelo menos nas primeiras semanas, acaba sempre por mexer alguma coisa e há uma reação natural dos jogadores. [...] Acaba sempre por limpar um pouco o que estava mais pesado e criar aquele efeito a que chamam de 'chicotada psicológica'", alertou, na conferência de imprensa de antevisão à deslocação de sábado.

Para contrariar essas eventuais dificuldades, frente a um conjunto que, apesar do sexto lugar, não conseguiu vencer nenhuma das últimas cinco partidas para o campeonato, Vasco Seabra deixou bem clara a exigência que incute nos seus jogadores.

"Temos de entrar logo desde o primeiro segundo com essa força e agressividade. Temos de procurar ser muito estáveis defensivamente e ter a capacidade para depois ter bola e criar frisson no último terço", reforçou.

Com o Arouca em situação delicada na luta pela manutenção, no 16.º posto, a vitória frente ao Boavista (3-1) e o interregno de encontros que lhe seguiu, permitiu, segundo o treinador dos 'lobos', incrementar os níveis de confiança e coesão para a segunda volta que agora se inicia, na qual considera o Arouca "obrigado a fazer mais pontos do que na primeira para cumprir os objetivos".

"Sentimos o grupo mais confiante, mais estável, com e sem bola. O Dylan Nandín já trabalhou connosco nestas duas semanas, o que já acrescentou também uma competitividade diferente, assim como o regresso de lesão do Henrique Araújo. Pudemos ter estas duas semanas de pausa sentindo que viemos de quatro jogos em que fizemos sete pontos e enque conseguimos também marcar mais golos. É importante para nós", garantiu.

Vasco Seabra também abordou os dois reforços uruguaios que o emblema da Serra da Freita já garantiu neste defeso, Dylan Nandín e Brian Mansilla, garantindo que, pelo menos, o primeiro, já a treinar desde os primeiros dias do ano, está pronto a ir a jogo.

"O Dylan é um jogador muito móvel, que tem capacidade para, em termos defensivos, pressionar. É um jogador capaz, porque também tem uma dimensão grande dimensão física, é agressivo e forte. Tem muita capacidade para explorar a profundidade, procurar espaços dentro e fora da área para buscar o golo. [...] O Brian é um jogador de corredor, de pé esquerdo, forte no 'um contra um', imprevisível e que pode jogar dos dois lados", explicou.

Nino Galovic e Pedro Moreira são os únicos indisponíveis por lesão, do lado arouquense.

O Arouca, 16.º classificado da I Liga, com 15 pontos, desloca-se ao Estádio D. Afonso Henriques para defrontar o Vitória de Guimarães, sexto, com 25, a partir das 20:30 de sábado, em partida da 18.ª jornada, a primeira da segunda volta, sob arbitragem de Miguel Nogueira, da associação de Lisboa.

Leia Também: Freire quer Vitória pronto a "atacar a baliza adversária" ante Arouca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão viaja para Paris e mostra apoio a João Neves

Madalena Aragão

Madalena Aragão viaja para Paris e mostra apoio a João Neves

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ver para crer: Yangwang U9 (da BYD) pode dançar graças à sua suspensão

BYD

Ver para crer: Yangwang U9 (da BYD) pode dançar graças à sua suspensão

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas