O Benfica recebe, esta terça-feira, o Barcelona em jogo a contar para a 7.ª e penúltima jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, numa partida que pode ditar o futuro das águias na competição, frente a um adversário que já trouxe alegrias em pleno Estádio da Luz.
Certamente que os benfiquistas se recordam da última vez que os catalães visitaram o terreno dos encarnados, quando a equipa então liderada por Jorge Jesus venceu, por 3-0, os espanhóis, numa noite que pretenderão reviver esta terça-feira.
Embora o momento de ambas as equipas sejam bem diferentes, Bruno Lage e Hansi Flick vão lutar pelos três pontos que podem ser decisivos nas contas finais.
O Benfica vem de uma vitória memorável nesta competição frente aos franceses do AS Monaco (2-3), com os golos decisivos a serem marcados perto do fim, por Artur Cabral, aos 84', e por Zeki Amdouni, aos 88', e querem procurar manter o bom momento frente ao colosso europeu Barcelona, uma vez que o emblema das águias não perde há quatro partidas.
O Barcelona que vem de um triunfo pelo mesmo resultado que os encarnados, desta feita frente ao Dortmund, com o último tento dos catalães a surgir também perto do fim, por intermédio de Ferran Torres, aos 85'. No entanto, os culés não tiveram a vida facilitada no passado sábado, onde não foram além de um empate na casa do Getafe. Ainda assim, os blaugranas contam com apenas duas derrotas nas últimas dez partidas.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 desta terça-feira, no Estádio da Luz, com arbitragem do neerlandês Danny Makkelie, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Abordagem ao Barcelona: "Sobre o jogo, há dois aspetos que são fundamentais: o primeiro é olhar para nós próprios, o que podemos fazer perante o nosso adversário. Perceber muito bem o momento com bola e o que fazer quando temos a bola no meio-campo defensivo, perceber muito bem o que fazer no meio-campo ofensivo, como criar problemas a uma linha defensiva que joga normalmente subida. E outro ponto também muito determinante é o apoio que temos sentido em casa, o apoio dos nossos adeptos em jogos da Liga dos Campeões tem sido muito especial."
Potencial regresso de Di María: "Está sempre pronto. Ainda temos mais um dia para analisar. O mais importante é que treinou, esteve com os colegas, como tiveram oportunidade de ver, vamos falar para perceber o estado dele, agora, se há algo que eu sei é que ele está pronto. Vai estar tão pronto como esteve a jogar com o Atlético, com o Porto, na final com o Sporting... Ele gosta de jogar estes jogos, mas temos de perceber o melhor para a equipa e o melhor para o jogo. "
A possibilidade do apuramento direto: "O nosso objetivo é, primeiro olhar para o jogo e tentar vencer o jogo. O segundo é olhar para os pontos. Há um estudo que nos diz que eventualmente os 15 pontos pode dar o apuramento direto, ainda temos possibilidade de os fazer, mas o foco é o jogo de amanhã, jogarmos bem, criar as nossas oportunidades de golo, vencer o jogo, lutar por isso e depois veremos se conseguimos chegar a essa meta."
Hansi Flick
Favoritos a ganhar a Liga dos Campeões?: "O futuro dirá se ele [Bruno Lage] está certo ou não. Obviamente que é um dos nossos objetivos. É uma das competições mais difíceis de vencer, mas neste momento aponto mais para o Liverpool. Jogam muito bem e estão a fazer um grande trabalho. É um dos meus preferidos".
Elogios ao Benfica... e a Di María: "O Benfica é uma equipa que joga muito bem. O Di María é um dos meus jogadores preferidos. É um prazer vê-lo jogar. Para mim, continua a ser um jogador de topo, sempre no mais alto nível de ano para ano. É mesmo um prazer...".
Época para lá da Champions: "Vencer a Liga dos Campeões é uma das coisas mais difíceis do mundo. Estamos bem, mas há outras equipas também. Estamos vivos nas três competições e a verdade é que temos de melhorar no campeonato".
Últimos resultados
Benfica: VVEVD
Barcelona: EVVVV
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Orkun Kökçü, Florentino Luís, Kerem Aktürkoğlu, Leandro Barreiro, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis.
Barcelona: Iñaki Peña, Jules Koundé, Pau Cubarsí, Ronald Araújo, Álex Baldé, Pedri González, Marc Casadó, Lamine Yamal, Pablo Gavi, Raphinha, Robert Lewandowski.
Ausências
Benfica: Renato Sanches e Tiago Gouveia (lesionados).
Barcelona: Dani Olmo (lesionado).
Leia Também: Barcelona revela escolhas de Flick para a visita ao Benfica na Champions