SJ manifesta apoio a Yordy Marcelo após alegados insultos de árbitro

O Sindicato dos Jogadores manifestou hoje o seu apoio ao futebolista colombiano Yordy Marcelo, do Caldas Sport Clube, que alega ter sido insultado pelo árbitro João Pinho durante o embate contra o Atlético, na Liga 3.

Notícia

© Reuters

Lusa
20/01/2025 19:02 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

Liga 3

"Esta conduta, já reportada às autoridades competentes pelo jogador e respetivo clube, não pode ser tolerada, exigindo-se do árbitro visado, em primeiro lugar, um pedido de desculpas pela forma como se dirigiu ao jogador", lê-se no comunicado da entidade presidida por Joaquim Evangelista.

 

A denúncia partiu da direção do Caldas, a propósito do alegado "ato de racismo" do árbitro João Pinho, que terá chamado "animal" em tom pejorativo a Yordy Marcelo, durante o jogo de domingo contra o Atlético.

Questionado pela Lusa, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol não se pronunciou sobre o caso, e também não foi possível obter uma reação de Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

"O Sindicato dos Jogadores apela ao respeito recíproco e contenção que deve imperar entre jogadores e árbitros, enquanto protagonistas do nosso futebol, mantendo conversações com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e os seus homólogos da APAF - Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, para encontrar formas de sensibilizar os seus representados e prevenir que episódios desta natureza se propaguem", adiantou o sindicato.

O Caldas informou no domingo que o atleta Yordy Marcelo, de 30 anos, foi chamado de "animal, em tom pejorativo", pelo árbitro da partida, João Pinho, da Associação de Futebol de Aveiro, durante o encontro com o Atlético (1-1), tendo confrontado o juiz no final do jogo da Série B da Liga 3, pedindo explicações sobre o episódio, e tendo visto o cartão vermelho em consequência dessa atitude.

"Este momento foi testemunhado pela equipa técnica do Caldas SC e pelos restantes atletas da nossa equipa de seniores, que também presenciaram o momento da ofensa", vincou o Caldas.

O clube acrescentou: "Esta situação é grave o suficiente e não teríamos de lhe adicionar nem mais uma linha, todavia sentimos que importa referir que o Yordy é reconhecido pelo clube, mas fundamentalmente pela comunidade e pelos caldenses, como alguém sério, respeitador e humilde. É um elemento fundamental em cada ida às escolas, apoiou os treinos das equipas de formação e é um exemplo para os mais novos precisamente pela sua postura no desporto".

Leia Também: Sinner foi 'apanhado' a tremer no Open da Austrália e descartou doença

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Francisco J. Marques 'arrasa' FC Porto: "Nem no futebol amador..."

FC Porto

Francisco J. Marques 'arrasa' FC Porto: "Nem no futebol amador..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Vitória SC1826
7Casa Pia1724
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ferrari F355 de Schumacher 'perdeu' motor. Mistério continua por resolver

Ferrari

Ferrari F355 de Schumacher 'perdeu' motor. Mistério continua por resolver

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas