As derrotas de Benfica e Sporting na penúltima jornada da Liga dos Campeões, diante de Barcelona (4-5) e Leipzig (2-1), entre esta terça-feira e quarta-feira, não permitiram carimbar (ainda) um lugar no playoff da prova milionária, porém, ambas as equipas entrarão para a derradeira ronda em zona de apuramento.
As águias deslocam-se até Itália na próxima semana, para defrontar a Juventus, enquanto os leões recebem os italianos do Bolonga, sendo que, para ambos os rivais de Lisboa, um empate deverá ser suficiente para disputar o playoff de acesso aos 'oitavos' da Champions.
Com a particularidade de ambos os conjuntos portugueses terem 10 pontos ao fim de sete jornadas, o Benfica encontra-se no 21.º posto e o Sporting no 23.º, com o Paris SG pelo meio. Em caso de empate frente às turmas italianas, os dois rivais da Segunda Circular chegariam aos 11 pontos, sendo que, para chegar a essa pontuação, só há duas equipas possíveis fora do top24: o Manchester City e o Dinamo Zagreb (ambas com oito pontos).
Atendendo à diferença de golos, seria necessário os ingleses golearem o Club Brugge e os croatas 'cilindrarem' o AC Milan, de Sérgio Conceição e Rafael Leão, para incomodarem a turma de Alvalade, em cenário de empate leonino e consequente igualdade pontual.
Os cenários de derrota de Benfica e Sporting também podem dar em apuramento, mas para isso será preciso Estugarda (24.º classificado), Manchester City (25.º), Dinamo Zagreb (26.º) e Shakhtar Donestk (27.º) não irem além de um empate, ou no máximo, apenas um deles vencer.
Uma coisa é certa: vencer dará, garantidamente, o apuramento para as águias e para os leões.
Leia Também: Benfica e Sporting deslizam, AC Milan 'embala' e Paris SG respira