Os 'encarnados', segundos classificados a três pontos dos 'leões', visitam o Casa Pia, sexto posicionado e em forma, enquanto os 'dragões', terceiros a quatro da líder, recebem o Santa Clara, quinto.
Depois do terceiro desaire seguido na Liga dos Campeões, desta vez em Leipzig (2-1), na estreia absoluta do técnico Rui Borges na prova, o Sporting regressa às contas do campeonato e tem tudo para continuar líder isolado da competição, embora o Nacional da Madeira chegue a Alvalade a passar a melhor fase da temporada.
Com Rui Silva a retornar à baliza (não atuou na 'Champions' por não estar inscrito) e alguns lesionados a regressarem, como é caso de Daniel Bragança, que jogou minutos na Alemanha, a preocupação da equipa 'leonina' centra-se sobretudo nas limitações físicas da sua grande 'estrela', o avançado Viktor Gyokeres.
Melhor marcador da I Liga, com 22 golos, e com 34 em todas as provas, o sueco começou as duas últimas partidas no banco de suplentes e, em ambas, foi apenas lançado na segunda parte, num claro sinal que não está em condições para poder atuar os 90 minutos.
Mesmo assim, marcou em Leipzig e já antes em Vila do Conde, no triunfo por 3-0 sobre o Rio Ave.
Por seu lado, o Nacional apanha o Sporting depois de duas vitórias seguidas, uma delas sobre o FC Porto (2-0), situação que deixou os madeirenses no 13.º posto do campeonato e numa situação bem mais tranquila na luta pela manutenção.
As duas equipas encontram-se pela terceira vez esta época (20:30), depois do 6-1 imposto pelo Sporting na Choupana, na primeira volta, e o 3-1 na Taça da Liga, em Alvalade.
Os 'leões' poderão entrar em campo já empatados à condição com o Benfica, já que a equipa de Bruno Lage joga antes (18:00) e vinda de uma noite de 'Champions' bem pesada, em que foi batida na Luz pelo FC Barcelona (5-4), numa partida em que praticamente a 20 minutos do fim vencia por 2-4.
Também os 'encarnados' estão passar uma fase problemática com a sua maior figura, o extremo argentino Di Maria, que falhou a última jornada frente ao Famalicão (4-0) e começou a partida com os catalães no banco, devido a problemas físicos.
O Casa Pia, que faz os jogos em casa em Rio Maior, promete ser um adversário complicado para o Benfica, já que somou quatro vitórias nos últimos cinco jogos para a I Liga e não perde na prova desde o inicio de dezembro do ano passado.
Na primeira volta, o Benfica bateu o rival lisboeta por 3-0.
Também às 18:00, mas no domingo, é a vez do FC Porto entrar em campo no primeiro jogo para a I Liga após o despedimento de Vitor Bruno, que não resistiu a três derrotas seguidas (duas para o campeonato e outra na Taça da Liga), com José Tavares a ter a tarefa de dirigir interinamente a equipa.
A tarefa não promete ser fácil, ainda mais se Sporting e Benfica vencerem os seus jogos no dia anterior, já que, frente ao Santa Clara, Nico e Samu, o melhor marcador da equipa com 13 golos, a serem baixas certas devido a castigo.
Enquanto não for encontrado o sucesso de Vitor Bruno, Tavares terá a obrigação de ir mantendo o FC Porto com esperanças reais de ainda chegar a o título e isso será já com o Santa Clara, quinto classificado, mas formação que tem perdido algum fulgor nas últimas rondas.
No primeiro duelo nos Açores, o FC Porto venceu por 2-0.
Nesta jornada, destaque ainda para o Sporting de Braga, quarto classificado, que recebe domingo o Boavista, a equipa 'lanterna-vermelha' da I Liga.
A ronda arranca sexta-feira com o Arouca-Moreirense e só termina segunda-feira com o AVS-Gil Vicente.