O Sporting tenta, na noite deste sábado fugir na liderança da I Liga, na receção ao Nacional da Madeira e que é válida para a 19.ª jornada da prova. Mas não se espera um jogo fácil para os vigentes campeões em título, sobretudo pelo que aconteceu a meio da semana.
Depois do terceiro desaire seguido na Liga dos Campeões, desta vez em Leipzig (2-1), na estreia absoluta do técnico Rui Borges na prova, o Sporting regressa às contas do campeonato, mas terá como adversário um clube a viver a melhor fase da época.
Os madeirenses vêm de duas vitórias seguidas, uma delas sobre o FC Porto (2-0), situação que deixou os alvinegros no 13.º posto do campeonato e numa situação mais tranquila na luta pela manutenção. Já os verde e brancos lutam contra as limitações físicas do plantel, nomeadamente do goleador Gyokeres.
Esta é a terceira vez que as duas equipas se encontram-se esta época, depois do 6-1 imposto pelo Sporting na Choupana, na primeira volta, e o 3-1 na Taça da Liga, em Alvalade. Qualquer que seja o resultado, os leões sairão vencedores no cômputo geral da época.
O duelo entre Sporting e Nacional, que decorrerá no Estádio de Alvalade, inicia-se às 20h30 deste sábado e contará com arbitragem de Iancu Vasilica.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges
Momento de forma do Nacional: "O Nacional é uma equipa que aprecio. Aprecio o treinador, acho que é um bom técnico e as equipas dele têm demonstrado isso, mas também pelo conjunto dos momentos de jogo. É talvez a equipa mais forte nas bolas paradas ofensivas na I Liga. É uma equipa bem trabalhada nas bolas paradas ofensivas, com jogadores agressivos nesse contexto. É uma equipa muito equilibrada em todos os momentos do jogo. Já o disse quando defrontei há umas jornadas. É uma equipa equilibrada e bem trabalhada. Trabalhar há mais tempo ajuda, ter jogadores da época transata ajuda a manter o equilíbrio da equipa. Numa fase inicial, entraram alguns jogadores e sentiram a adaptação, mas agora estão numa consistência muito boa, encontraram um caminho, e acho que é uma equipa que fará um campeonato bastante equilibrado e tranquilo."
Que problema tem Gyokeres? "Não vou estar a especificar porque não me compete a mim e nem era correto da minha parte. O que posso dizer é que tem um pequeno problema, que não é no joelho, como dizem, e que precisa de gestão. Para ser honesto, 95% dos jogadores, com o problema do Viktor estavam parados. A vontade dele de jogador é tanta... Entre todos tentamos o melhor para todos. É um jogador muito importante para a equipa, mas não o queremos perder para muito tempo. Entre o perdermos por muito tempo e geri-lo, preferimos geri-lo para algum tempo e não o perder por momento algum. Mais do que especificar, é dizer que precisa de ser gerido. Ele, por aquilo que é a sua parte atlética, consegue dar o seu contributo, não o colocando em causa da forma como estamos a fazer."
Onda de lesões deve-se apenas ao cansaço? "Está a correr tudo como deveria correr porque somos primeiros, estão a correr como queremos e desejamos. O objetivo é esse. Há coisas que não controlamos. É normal que haja recaídas, muitos jogos. É o que dá estarmos num grande clube e termos muitos jogos. Às vezes corremos riscos, é o que é. É escolher o melhor caminho. Se está certo ou não, no final veremos. É muito subjetivo, está a correr como queremos porque somos primeiros classificados. Independentemente de termos jogadores no departamento médico, interessa-nos o Sporting e os objetivos do clube. É para isso que lutamos, jogadores, treinadores e departamentos. Estamos cientes de qual é o caminho. Para nós está bem, a dificuldade é manter o primeiro lugar."
Tiago Margarido
Adversário: "O Sporting é uma equipa que tem um valor enorme, coletivo e individual, portanto, sabemos que, para conquistar pontos em Alvalade, vamos ter que apanhar um Sporting num dia mau. Mas temos muita ambição e ilusão de que o vamos conseguir fazer."
O que a equipa fazer: "Quanto tivermos bola, vamos tentar ser o Nacional que toda a gente conhece. Sem bola, presumo eu, pela qualidade do Sporting, seremos, em alguns momentos, empurrados para trás. Portanto, não considero isso uma estratégia defensiva, apenas uma estratégia inteligente para perceber os momentos do jogo e tirar partido deles."
Ataque ao mercado: "Estou satisfeito com aquilo que foram as incursões da SAD ao mercado. Penso que temos de retificar mais uma posição de forma a termos mais unidades de escolha. Mas ao nível da qualidade que conseguimos incrementar, estou satisfeito e ansioso por poder utilizar as contratações."
Últimos resultados
Sporting: E-V-E-V-D
Nacional: D-E-D-V-V
Últimos onzes
Sporting: Franco Israel, Iván Fresneda, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Geny Catamo, Francisco Trincão, Geovany Quenda, Conrad Harder.
Nacional: Lucas França, Garcia, Ulisses Wilson, Zé Vitor, José Gomes, Bruno Costa, Djibril Soumaré, Daniel Penha, Luís Esteves, Dudu, Isaac Tomich.
Ausências
Sporting: Eduardo Quaresma, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, St. Juste e Matheus Reis (lesionados).
Nacional: Miguel Baeza (lesão) e Djibril Soumaré (castigo).
Leia Também: Nacional com "muita ambição" para "conquistar pontos" em Alvalade