Árbitros da liga alemã vão explicar ao público decisões após idas ao VAR

O campeonato alemão de futebol vai iniciar no próximo fim de semana um projeto piloto em que os árbitros vão explicar ao público, através dos altifalantes dos estádios, as suas decisões resultantes das imagens do VAR.

Notícia

© Getty Images

Lusa
27/01/2025 20:13 ‧ 27/01/2025 por Lusa

Desporto

Bundesliga

"O nosso objetivo é reforçar a transparência das decisões com recurso ao VAR e garantir a sua melhor compreensão entre os adeptos", justificou Max Eberl, membro da comissão da federação alemã de futebol (DFB) que desenvolveu o projeto e diretor desportivo do Bayern Munique.

 

A iniciativa vai começar nos estádios do Bayer Leverkusen, Bayern Munique, Borussia Dortmund, Eintracht Frankfurt, Freiburg, St. Pauli e Leipzig, da primeira divisão, e do Fortuna Düsseldorf, do escalão secundário.

Os árbitros comunicarão com o público sempre que examinarem as imagens do VAR e sempre que tomar uma decisão como um fora de jogo, de acordo com as informações dos responsáveis pelos monitores, ou reverter uma medida tomada no decurso do lance em causa.

O facto da experiência contemplar os três primeiros do campeonato -- Bayern, Leverkusen e Frankfurt -- reforça o acolhimento da medida na liga germânica, que fará com que essa comunicação integre igualmente as transmissões televisivas.

Desde a sua introdução, o VAR tem sido objeto de "discussões controversas" e o teste desta medida constitui "o primeiro passo claro para mais esclarecimentos", considerou o diretor de arbitragem da DFB, Knut Kircher.

Na sua comunicação, o árbitro deve especificar qual a ação que foi revista, o resultado da revisão e a sua decisão final antes de retomar o jogo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto 'arrumou' com Sporting e Benfica... e Martín Anselmi já reagiu

Basquetebol

FC Porto 'arrumou' com Sporting e Benfica... e Martín Anselmi já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Três Carocha com zero km foram mantidos durante anos

Volkswagen

Três Carocha com zero km foram mantidos durante anos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas