Quatro dias após o apuramento para o playoff da Liga dos Campeões, o Benfica visita o reduto do Estrela da Amadora, este domingo, com a missão de regressar aos triunfos na I Liga na 'perseguição' ao líder e campeão Sporting.
As águias têm oscilado entre vitórias e derrotas ao longo das últimas semanas, num 'mar' de instabilidade em torno da liderança de Bruno Lage, pelo que se torna urgente voltar a conquistar três pontos, numa altura em que divide a vice-liderança com o FC Porto.
Já o clube da Reboleira, sem vitórias nos últimos quatro duelos, encontra-se na 16.ª posição, com 17 pontos, pelo que um eventual regresso aos triunfos poderá ser suficiente para a equipa de José Faria sair da zona de descida.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) este sábado, no Estádio José Gomes, com arbitragem de João Pinheiro, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
José Faria
Preparação para as águias: "Definimos um plano estratégico que consideramos ser o melhor para nós. Não perderemos a nossa identidade, queremos poder dominar e controlar o jogo. Não será fácil frente a uma equipa como o Benfica, mas vamos lutar pelos três pontos".
Luta pela manutenção: "Sabemos que em Portugal se vive em função do resultado, e quem não lida bem com a pressão não pode estar no futebol. Gosto disso, sinto-me vivo e com energia, e essa tem sido a minha vida, tudo conquistado a pulso. Sabemos que temos de sair rapidamente da zona onde estamos e confiamos no trabalho que estamos a fazer".
Reencontro com o Benfica: "O Benfica é um clube que me diz muito, passei lá 13 anos e me fez parte da pessoa que sou hoje. Quanto ao jogo, o Benfica tem movimentos muito padronizados, uma boa dinâmica e vamos tentar contrariá-los como um todo. Tenho a convicção de que o vamos fazer e espero que o José Gomes nos dê muita força".
Bruno Lage
Projeção do encontro na Reboleira: "Espero um jogo ao nosso melhor nível, foi a mensagem que passámos aos jogadores. Fizemos um jogo muito bom com a Juventus e queremos fazer um novo jogo de enorme qualidade perante um adversário difícil, que quer dar uma imagem diferente daquela que passou no jogo da Taça de Portugal. Estamos conscientes disso. Temos de esta determinados em fazer um grande jogo. O Estrela é uma equipa organizada, com jogadores de enorme qualidade. Temos de estar no nosso melhor para vencer o jogo".
Conversas no balneário e apelo aos adeptos: "Desde o primeiro dia que aqui estive que disse que este ano ia ser difícil e vai sê-lo até ao fim. O que vejo é quem tem havido um aproveitamento claro para atacar a equipa. Cabe-me a mim, enquanto treinador, ter a capacidade de blindar o balneário. Esta união que criámos entre jogadores e os adeptos foi muito importante. Eles foram decisivos e importantes no nosso primeiro jogo. Cabe-me a mim fazer o apelo aos adeptos para eles blindarem o nosso estádio. Esse é o sentimento que sinto. No jogo com a Juventus os adeptos apoiaram a equipa e fizemos um jogo fantástico".
Diferenças no treinador após a polémica?: "Vai ser o mesmo de sempre, muito consciente do que se está a passar. E a cada momento dar uma resposta para defender o grupo de trabalho".
Últimos resultados
Estrela da Amadora: E-D-D-E-V
Benfica: V-D-D-V-V
Últimos onzes
Estrela da Amadora: Marko Gudzulic, Tiago Gabriel, Issiar Dramé, Rúben Lima, Diogo Travassos, Paulo Moreira, Manuel Keliano, Nilton Varela, Caio Santana, Rodrigo Pinho e Alan Ruiz
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Alexander Bah, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, Ángel Di María, Orkun Kökçü, Andreas Schjelderup e Vangelis Pavlidis
Ausências
Estrela da Amadora: Tiago Ferreira (lesionado)
Benfica: Tiago Gouveia e Renato Sanches (lesionados)
Leia Também: O ataque à equipa e o apelo aos adeptos. Lage anteviu jogo com o Estrela