Martín Anselmi deixou impacto no México com revitalização do Cruz Azul

O treinador argentino Martín Anselmi, recém-chegado ao FC Porto, da I Liga portuguesa, deixou impacto no futebol mexicano com a revitalização competitiva do Cruz Azul, traça o técnico-adjunto do Tigres, Nuno Gomes.

Notícia

© FC Porto

Lusa
02/02/2025 10:38 ‧ há 2 horas por Lusa

Desporto

FC Porto

"Fez um excelente trabalho e o Cruz Azul esteve muito perto de atingir o título. Às vezes, não chega terminar os torneios 'Clausura' ou 'Apertura' em primeiro lugar, porque o que realmente conta é a liguilha, com jogos em casa e fora em que tudo pode acontecer. O campeonato é muito competitivo e as equipas são boas, mas eles estiveram sempre no topo", enquadrou à agência Lusa o adjunto português, adversário de Anselmi em 2024.

 

Apresentado na segunda-feira como sucessor de Vítor Bruno nos 'dragões', o argentino, de 39 anos, deixou para trás um trajeto de 13 meses à frente do Cruz Azul - quarto clube mais titulado no escalão principal mexicano, com nove conquistas, a última em 2020/21 -, que assentou numa estrutura tática de '3-4-3' e deu a volta a um "momento menos bom".

"Ele entrou com um projeto muito ambicioso, no qual a direção do Cruz Azul queria lutar por vitórias e títulos e proporcionou-lhe um bom orçamento para fazer contratações. Eles adquiriram mais de 10 futebolistas e gastaram acima dos 60 milhões de euros (ME) num ano. O Martín Anselmi conseguiu potenciar a equipa no sentido de ser de topo", lembrou.

Numa competição repartida a cada temporada entre dois torneios, cujos vencedores são definidos em play-offs, o Cruz Azul perdeu a final da 'Clausura' de 2023/24 face ao Club América (1-2 nas duas mãos), desfecho replicado nas 'meias' do 'Apertura' de 2024/25 (3-4) - de novo logrado pelas 'águilas' -, apesar do recorde de pontos (42 em 51 possíveis) e do primeiro lugar na fase regular, à frente do 'vice' Toluca, de Renato Paiva e Paulinho.

"A equipa era muito competitiva e tinha um ritmo de jogo bastante elevado. O que se nota na gestão e liderança do Anselmi é que é exigente e potencia todos os atletas, de forma que estejam involucrados no processo. As substituições resultavam sempre muito bem. A equipa mantinha-se com uma grande intensidade e era muito difícil de defrontá-la", disse.

Adjunto do sérvio Veljko Paunovic há dois anos e meio no México, onde trocou o Chivas pelo Tigres no verão passado, Nuno Gomes cruzou-se oficialmente com o Cruz Azul esta temporada em 10 de novembro (1-1), num encontro da 17.ª e última jornada do 'Apertura' em que o conjunto de Anselmi atuava em casa e empatou já em tempo de compensação.

"Viu-se uma equipa muito bem organizada, com uma defesa a três e um guarda-redes a participar muito nessa primeira fase, jogando quase como um quarto defesa na circulação de bola e estando sempre muito adiantado na construção. Depois, colocava muita gente entre linhas na frente e a reação à perda da bola era forte, intensa e agressiva. Eles não gostavam de deixar o oponente ter tempo para pensar logo na saída de bola", descreveu.

Cruz Azul e Tigres terminaram a fase regular do 'Apertura' no primeiro e terceiro lugares, respetivamente, reencontrando-se uma semana mais tarde com atletas menos utilizados num particular em Dallas (1-1), no estado norte-americano do Texas, antes dos play-offs.

"Usavam o homem livre para avançar no terreno e não faziam posse pela posse. Quando ganhavam vantagens [posicionais], atacavam o adversário. Foi uma das características que notámos no jogo do campeonato, tanto que baixámos um pouco o bloco e estivemos mais compactos para não haver esse espaço entre linhas e causarmos algum dano em transição. Sofremos o 1-1 de lançamento lateral no último lance", recordou Nuno Gomes.

O Tigres, vencedor de oito títulos mexicanos, viria a ceder frente ao Atlético San Luis nos quartos de final da 'Apertura', enquanto a derrota do Cruz Azul nas 'meias' perante o Club América, recordista de cetros (16), inviabilizou a inédita conquista de um campeonato na curta carreira de Anselmi, mediatizada pelos quatro troféus vencidos nos equatorianos do Independiente del Valle, incluindo a Taça e a Supertaça sul-americana, em 2022 e 2023.

"O nosso objetivo passava por expor os dois médios de construção, que até tinham muita bola, mas necessitavam de sair da zona central para poderem tocar nela. Na reação à perda, eles estavam muito desorganizados, o que gerava algumas transições", elucidou.

Persuadido pelo convite do FC Porto ao fim de um empate e uma derrota na atual edição do 'Clausura', Anselmi saiu de forma litigiosa e foi acusado de "desertor" pelo Cruz Azul, que alegava não ter havido acordo, versão desmentida pelo argentino e pelos 'dragões'.

"O que aconteceu não ficou totalmente esclarecido na comunicação social. O Cruz Azul vinha de resultados menos positivos, mas, entretanto, ganhou dois jogos difíceis e já se fala em esquecer, limpar o que aconteceu e olhar para o futuro, porque o treinador passa, o clube continua e há que andar para a frente. Retiraram alguma pressão sobre o Martín Anselmi, a direção e o diretor desportivo. Essas vitórias aliviaram um pouco os ares do Cruz Azul", finalizou Nuno Gomes.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Iker Casillas mantém relação com modelo de OnlyFans? Ela diz que 'sim'

Iker Casillas

Iker Casillas mantém relação com modelo de OnlyFans? Ela diz que 'sim'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1947
2Benfica1941
3FC Porto1941
4Sp. Braga1937
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave1923
11Moreirense1923
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela1917
17Farense1915
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

As melhores ultrapassagens da história da F1 são estas?

Fórmula 1

As melhores ultrapassagens da história da F1 são estas?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas